domingo, 4 de agosto de 2013

Nautilus actions (Menu de contexto)

O nautilus actions é um programa destinado a criação de menus de contexto para o nautilus,menu de contexto é aquele que aparece quando você da click direito.Com ele você pode adicionar atalhos muito úteis ao alcance de um click direito em um arquivo para edita-lo com algum programa pré definido ou abrir diretórios com privilégios especiais,a utilização vai depender das suas necessidade e criatividade.



Irei mostrar algumas facilidades que adicionei ao meu menu de contexto com este aplicativo.

O print abaixo mostra o click no desktop ou dentro de alguma pasta e conta com as linhas adicionadas pelo nautilus actions.



Neste outro é quando o click é em um arquivo de imagem.


Este é quando o click é em um diretório


.

Vou deixar um exemplo de utilizar o programa.

Vou usar o imageshack-uploader,com um simples click direito você faz o uploader de uma imagem.

Para Debian e Ubuntu

Abra o terminal e de o comando

sudo apt-get install nautilus-actions

Agora abra o nautilus actions,para criar uma ação,click em Arquivo /Nova ação.
De um nome para ação "Enviar para o imageshack" defina o comportamento do click,como é um arquivo a ser aberto com um programa e não queremos que ele apareça quando clicarmos em um diretório,vamos só marcar a opção "Display item in selection context menu" e indicarmos o caminho da imagem do ícone.


Agora vamos para a guia "Command",aqui em "path" coloque o comando que abre o aplicativo imageshack-uploader, em "Parameters" %f (clicando em "Legend" será exibida uma lista com vários parâmetros e uma breve explicação)o restante não altere.


 Agora vamos especificar o tipo de arquivo que está ação vai aparecer quando você clicar,na guia "Mimetypes" em "Filtros de tipo mime" de duplo click na linha abaixo e adicione image/* , marque "Deve corresponder com"
Está pronto,vá em Arquivo /  Salvar.



2 comentários: