Distro Debian Rolling Release


Debian mesmo em rolling release tem como diferencial diante das demais Distros o seu QA ( Debian Quality Assurance ), isso garante um alto nível de estabilidade dos programas mesmo em um cenário de desenvolvimento continuo.

Distro Debian Rolling Release

Uma distribuição "rolling release" (lançamento contínuo, em tradução livre) é um tipo de sistema operacional no qual as atualizações são fornecidas de forma contínua e incremental, em vez de serem agrupadas em grandes lançamentos pontuais, como é o caso das distribuições de lançamento fixo.

Neste modelo, o software é constantemente atualizado à medida que novas versões são lançadas pelos desenvolvedores. Isso significa que os usuários têm acesso imediato às últimas versões dos programas e do sistema operacional, sem a necessidade de esperar por uma nova versão principal para atualizar.

Uma das vantagens das distribuições rolling release é que os usuários geralmente têm acesso rápido a novos recursos, correções de bugs e atualizações de segurança assim que elas são disponibilizadas pelos desenvolvedores. No entanto, também pode haver desafios, como a possibilidade de surgirem problemas de compatibilidade ou estabilidade devido às atualizações frequentes. Exemplos de distribuições rolling release incluem Arch Linux, Gentoo e openSUSE Tumbleweed.

E onde Debian se encaixa em uma Distro Rolling Release ?

Na própria definição da versão.

"O Debian SID não é propriamente uma versão lançada, mas sim uma versão em constante desenvolvimento da distribuição Debian contendo os últimos pacotes que foram inseridos no Debian."

Diferente das demais versões Debian,o SID obtém atualizações de segurança exclusivamente através dos desenvolvedores dos pacotes.

Vamos supor que é encontrada uma falha de segurança no Gnome-shell, a correção é feita pelos desenvolvedores do Gnome, assim ocorre com os demais +- 55.000 pacotes disponíveis no SID, as atualizações são por conta de seus desenvolvedores e não pelos mantenedores Debian.

As atualizações são continuas e você não precisa se preocupar com:

  • Lançamento de um novo Debian Stable.
  • Versões mais atuais dos programas, seu sistema recebe as ultimas versões liberadas pelos desenvolvedores dos programas.
  • Reinstalar o sistema de tempos em tempos, isso deixa de existir, você instala hoje e utiliza um sistema operacional sempre atualizado por tempo indeterminado.

Alguns exemplos de versões de programas atualmente no SID.

  • Kernel Linux > 6.6
  • Firefox > 122
  • Gnome > 44.8
  • Gcc > 13.2
  • LibreOffice > 24.2

Basta verificar as atualizações periodicamente.

O SID é a única versão Debian que tem disponível: 

VirtualBox


Obtendo o Debian SID

Essa é uma versão sem instalador, a maneira mais fácil de obter o SID é instalando o Debian Testing e posteriormente a instalação alterando a sources.list.

Recomendo a versão live pela facilidade da instalação do sistema operacional.

Faça o download do Debian Testing Live aqui.

Feito o download basta gravar a .iso em um pendrive e realizar o boot com ela em seu computador.

O instalador é o Calamares, intuitivo e de fácil de utilização.

Feita a instalação do Debian testing, reinicie o computador.

Abra a sources.list comandando no terminal.

sudo nano /etc/apt/sources.list

Apague todas as linhas.

Adicione a linha abaixo na sources.list.

deb http://deb.debian.org/debian/ sid main contrib non-free non-free-firmware
deb-src http://deb.debian.org/debian/ sid main contrib non-free non-free-firmware
Ficando como na imagem.

Salve teclando CTRL + x tecle s e tecle Enter para fechar o nano.

Atualize a lista de pacotes.

sudo apt update

Atualize o sistema.

sudo apt full-upgrade

Ao final da atualização reinicie o sistema e já ira estar usando o Debian SID uma versão em constante desenvolvimento, um rolling release.


Comentários

  1. Tudo bom? Fiquei em dúvida se uso esta com apenas SID, ou aquela outra dica sua usando híbrido testing+unstable+experimental... qual a mais tranquila para usuário com pouca experiência? (usei várias distros, mas não rolling)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais