Melhor ambiente gráfico Linux para 2024


Descubra qual o melhor ambiente gráfico Linux, o mais top e que com certeza absoluta ira te conquistar em 2024.

Melhor ambiente gráfico Linux para 2024

Antes de falar de ambiente gráfico irei explicar uns pontos que geram confusão entre os iniciantes e os menos empenhados em estudar.

Distribuição de pacotes

Uma distribuição deve deve fazer basicamente o que o termo diz.
  • Empacotar uma média de 50000 pacotes.
  • Distribuir em seus repositórios.
  • Dar suporte, corrigir bugs e falhas desses pacotes.
  • Criar e manter atualizada uma documentação de todos os pacotes.

Todas as distribuições GNU/Linux em modo texto consomem os mesmos recursos do hardware, algo em torno dos 30 MB de memória Ram.
O consumo nos ambientes gráficos também são praticamente iguais, independente da distribuição elas com o mesmo ambiente gráfico irão consumir praticamente os mesmos recursos de hardware.
É simples isso, todas as distribuições entregam o ambiente gráfico vanilla sem alteração alguma, só Ubuntu que insiste em fazer umas presepadas no ambiente gráfico, o Mint por sua vez se mostra bem mais profissional que o Ubuntu pois mantém seu próprio ambiente gráfico o Cinnamon.
Atualmente temos umas 10 distribuições de pacotes, abaixo temos as principais.

  • Arch Linux

  • Debian

  • Fedora

  • Gentoo

  • openSUSE

  • Slackware

  • Linux Mint

  • Ubuntu

Independente da distribuição que você optar por usar, o desempenho e consumo de recursos não irão mudar muito.

Distro

Distro é uma forma sacana usada para se referirem a REMASTERIZAÇÕES ou deskmod ( Refisefuqui ).
Devido ao fato de as tais distros serem ótimas para monetização gerando pageview e milhares de clicks, os "Geradores de conteúdo do Linux®" investem boa parte do seu tempo em fazer matérias e incentivar o "teste, teste, teste, teste distros", viraram uma maquininha de fazer dólares :), passar conhecimento é o de menos para eles, o que eles veem no iniciante são os dólares, o iniciante só tem que testar, testar, testar e gerar dólares.



Ambiente gráfico 

Em informática, interface gráfica do utilizador ou usuário é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais por meio de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. Wikipédia 

O primeiro ambiente gráfico como os que conhecemos com janelas não foi o Windows ( janelas) mas o 8010 Star, foi desenvolvido pela Xerox e lançado em 1981.
Sabendo disso pare de ser babaca e vomitar nos fóruns que tal ambiente gráfico se parece com Windows , isso só demonstra a sua ignorância sobre o mundo da informática e sua veneração pelo Windows.









Agora que já sabe o que é uma distribuição de pacotes o que ira fazer a diferença é a escolha do ambiente gráfico que ela distribui, é ele o responsável pela maior parte do consumo em seu computador.
Costumo separar os ambientes gráficos em duas categorias para maquinas antigas e para maquinas novas.

Maquinas antigas

Para computadores antigos com um processador single core e de 1 a 2 GB de memória ram.
OBS: Computadores com placas de vídeo SIS e VIA não devem mais ser usados com Linux.

LXDELXDE é um ambiente de desktop open source para Unix e outras plataformas POSIX, como Linux e BSD. LXDE foi desenvolvido para funcionar bem em computadores lentos e de baixa performance e para sistemas simplificados como netbooks e outros computadores pequenos.Wikipédia

LXQT - LXQt é um conjunto de pacotes de software em desenvolvimento, com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho completo. Ele foi formado a partir da fusão dos projetos LXDE e Razor-qt. Wikipédia

Mate Desktop - MATE é um ambiente de desktop derivado do GNOME. Foi criado devido a mudança "agressiva" de visual do seu sucessor, GNOME 3, que não agradou à todos. Wikipédia

XFCE4 - XFCE é um ambiente de trabalho gráfico livre, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux. O Xfce pretende ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização. Wikipédia

Maquinas novas

Para computadores mais novos com um processador dual core e de 4 a 8 GB de memória ram.

KDE Plasma - KDE Plasma 5 é a quinta e atual geração do ambiente de trabalho criado pelo KDE principalmente para sistemas Linux. O KDE Plasma 5 é o sucessor do KDE Plasma 4 e foi inicialmente lançado em 15 de julho de 2014. Wikipédia

Cinnamon - Cinnamon é uma interface de usuário derivada do GNOME desenvolvida pelo Linux Mint. Como o fator distintivo do Linux Mint, o Cinnamon recebeu uma cobertura favorável da imprensa, em particular por sua facilidade de uso e curva de aprendizagem suave. Wikipédia

Gnome - GNOME é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização. Wikipédia

  

Mas qual o melhor ?

Não existe um padrão  "O melhor", o maximo que posso dizer é baseado na minha experiência ajudando nos fóruns sobre Linux a quase 20 anos.

Sem levar em conta a maquina temos dois ambientes gráficos que são na minha opinião os melhores, Gnome e KDE Plasma, ambos evoluiram ouvindo seus usuários e nos dias de hoje eles atendem ao que os usuários vindos do Windows buscam.
  • Beleza

  • Praticidade

Gnome

Moderno e fora de padrões

 

KDE Plasma

Conservador 

  • Configurações do sistema

Gnome

Apresenta as configurações basicas.

 


KDE Plasma

Apresenta uma gama enorme de configurações, um ambiente gráfico que você pode tranquilamente viver sem terminal.


  • Instalação de programas

Ambos os ambientes tem central de programas, essas com suporte aos +- 55000 programas oficiais das Distribuições e suporte a outros milhares de programas empacotados e distribuidos em Flatpak e Snap. 


Gnome


 KDE Plasma


  • Estabilidade
  • Baixo consumo de hardware
Tivemos grandes diferenças entre esses ambientes, no tempo do Gnome 2.x ele consumia menos recursos de hardware e era mais estável que o KDE, mas o KDE após a versão 5 passou a consumir menos do hardware e apresentar maior estabilidade que o Gnome 3.x.
Atualmente o Gnome 4x e o KDE Plasma 5.x tem praticamente a mesma estabilidade e baixo consumo de hardware.

Gnome


KDE Plasma



Opinião pessoal


É justamente isso que você deve buscar, a sua opinião pessoal. Experimente todos os ambientes gráficos até encontrar o que mais atende:
  • Ao seu computador se ele tem recursos para uma experiência satisfatória do ambiente gráfico.
  • Seu conhecimento sobre Linux, se for iniciante Gnome e KDE são os mais indicados.
  • Conforto e satisfação na utilização para os seus fins desejados.
Você pode usar para esses testes o Debian em live cd, faça o download da .iso do ambiente grave em um pendrive e se divirta.
 

No meu caso é peculiar, nunca gostei do Gnome e odiei o KDE por anos, utilizei por quase duas décadas o XFCE.
Mas tem uns 5 anos que o KDE Plasma me conquistou por eu ser conservador e curtir um ambiente gráfico mais tradicional.
Mesmo eu tendo um pouco de conhecimento sobre Linux muitas vezes não estou a fim de usar o terminal e quando a preguiça bate as ferramentas do KDE me atendem perfeitamente.


Comentários

  1. Eu uso Cinnamon no LinuxMint e MATE no Ubuntu/Fedora. Não me adaptei ao Gnome e nunca gostei do KDE Plasma. Mas isso é muito individual mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cinnamon me agrada também. Queria algo diferente do MATE e não tão "simples" quanto o XFCE (que ainda é um dos meus gerenciadores de janelas preferidos)

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais