DAW de código aberto Ardour 8.2 é lançada


O Ardour é um gravador multicanal (HDR) e estação de trabalho de áudio digital (DAW). Ele pode ser usado para controlar, gravar, editar e executar configurações complexas de áudio. A versão 8.2 chega com novidades e correções.

 DAW de código aberto Ardour 8.2 é lançada

 O anúncio foi feito em 13 de Dezembro de2023.

"O Ardour 8.2 já está disponível para Linux, Windows e macOS, incluindo a versão mais recente do macOS, Sonoma. Nada incrivelmente dramático para esta versão, mas completa nosso suporte para todos os dispositivos Novation LaunchPad atuais (bem como a nova superfície SSL UF8) e inclui a coleção usual de correções de bugs, pequenos novos recursos e melhorias de qualidade de vida."


Novas características

  • Tupling de notas: inspirado em um recurso do novo Ableton Live 12 - ao editar MIDI, selecione uma ou mais notas e pressione "s" para dividir cada nota em duas partes de tamanhos iguais. Pressione “s” novamente para dividir em 3, depois 4, 5 e assim por diante. Inverta o processo com shift-S. Use "j" para unir novamente as notas adjacentes selecionadas. Como você pode ver neste vídeo esta pode ser uma técnica muito poderosa para trabalhar com ritmos complexos.
  • Opção sem estroboscópio: uma nova preferência do usuário que pode desabilitar todos os elementos "piscando" e "piscando" da GUI do Ardour, destinada a usuários com sensibilidade a este tipo de entrada visual. Se ativado, os relógios não funcionam, nenhum botão pisca e os medidores não se movem.
  • Suporte para Solid State Logic UF8 (um dispositivo USB MIDI / Mackie Control Protocol)
  • Imagem da superfície de controle do Solid State Logic UF8.
  • Suporte para dispositivos Novation LaunchPad X e LaunchPad Mini. Isso completa o suporte do Ardour para toda a gama de dispositivos Novation LaunchPad mk3.

Melhorias e correções de bugs

  • Altere a taxa de amostragem padrão para 48kHz.
  • Acompanhe a visibilidade das GUIs para plug-ins LV2 usando a extensão externalUI.
  • Ao importar mapas de tempo de arquivos MIDI padrão, insira o mapa de tempo na posição correta (nem sempre em zero).
  • Ao editar notas MIDI, mostre a duração da nota com o cursor detalhado.
  • Adicione o botão Mute à visualização do gravador.
  • Permitir a limpeza das informações de verificação do plugin LV2.
  • Sempre permita a reprodução mesmo que ainda não haja início/fim de sessão definido.
  • Melhore o desenho de linha reta para velocidade das notas.
  • Lide com situações em que o valor do usuário para XDG_CONFIG_HOME não é um caminho absoluto.
  • Otimize as operações do mapa de andamento para casos triviais (e extremamente comuns) de 1 andamento e 1 metro.

Mais bugs corrigidos


Evite travamento em AudioPlaylist::write() devido à conversão no domínio de tempo com perdas. Melhore a eficiência e a ordem da exibição da lista de marcadores. Adicione uma solução alternativa para threading do Yabridge. Certifique-se de que MidiStreamView chame um manipulador de cores para cada região. Ignore "parar no final" ao exportar. Corrija problemas com mestres de transporte entre sessões e alterações de back-end. Corrigido buffer overflow na análise espectral de faixa de potência (#9560). Limpe os nomes das faixas MIDI, remova caracteres não imprimíveis (#9553). Corrigida falha ao compilar com libxml2 versão 2.12. Diálogo de importação: limpe as informações MIDI. Corrigida falha ao clicar na caixa de limite da região para iniciar o arraste. Corrigida falha ao congelar uma trilha com > 1 região (#9539). Correções para os plugins de arpejador introduzidos na versão 8.0 por Albert Gräf. Corrigimos dois problemas ao carregar mapas de andamento de sessões anteriores à versão 7.0. Corrija fontes ausentes após limpeza/rec (#9536). As notas inseridas por meio de entrada em etapas usam tempo musical (não de áudio). Temporal: corrige erro no cálculo de timecnt_t::end() para condições específicas. Retenha as camadas de regiões ao duplicar regiões. Reduza o tamanho padrão dos lollis e aumente-os com o fator de escala da IU. Corrija vários erros sutis causados ​​pela aritmética final inclusiva (ou seja, 1-5 inclui o 5) versus final exclusivo (ou seja, 1-5 termina com 5 e não o inclui). Evite entradas duplicadas na lista de sessões recentes. Corrija o monitoramento de entrada MIDI sem conexões. Ioplug: implementa redefinição para valores padrão. Auditioner: corrija notas presas ao ouvir arquivos diferentes. Não defina automaticamente o `tamanho da fonte` no macOS. Descarregue os módulos VST3 ao fechar a sessão. Marque corretamente o texto na lista de regiões. Forneça preferência para velocidade de rolagem-ajuste-nota. Corrija a computação da "batida posterior mais próxima".

Instalação

O Ardour 8.2 pode demorar um pouco para chegar aos repositórios da sua distro, mas você pode instalar e aguardar a atualização.

Para Arch Linux e Manjaro
sudo pacman -S ardour
Para Debian e Ubuntu
sudo apt install ardour
Para Fedora
sudo dnf install ardour
Para openSUSE
sudo zypper install ardour

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais