Gentoo termina 2023 se tornando binário


 A Distro Gentoo se rende ao empacotamento binário.

Gentoo termina 2023 se tornando binário

 

Gentoo Linux é uma metadistribuição baseada no sistema gerenciador de pacotes portage. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pinguim Gentoo. Wikipédia


 

O gerenciador de pacotes Portage, já há anos também tem suporte para pacotes binários, e que instalações de pacotes baseados em código-fonte e binários podem ser livremente misturadas no Gentoo. Mas no finalzinho de 2023 seus desenvolvedores anunciam a adoção dos binários de forma mais forte.

O anúncio foi feito em 29 de Dezembro de 2023.

"Para acelerar o trabalho com hardware e para maior comodidade, agora também oferecemos pacotes binários para download e instalação direta! Para a maioria das arquiteturas, isso é limitado ao sistema central e às atualizações semanais - no entanto, não é o caso para AMD64 e Arm64. Lá temos impressionantes mais de 20 GBytes de pacotes em nossos espelhos, do LibreOffice ao KDE Plasma e do Gnome ao Docker. Gentoo estável, atualizado diariamente. Aproveitar! E continue lendo para mais detalhes!"


O gráfico abaixo mostra os trabalhos do empacotamento binário no Gentoo em suas arquiteturas.

 

A utilização é bem simples, exemplo para a instalação do editor de texto Nano.

su

emerge -avg app-editors/nano

Para a atualização do sisstema.

emerge -avuDUg @world

A adoção de pacotes binários ira ajudar em muito a instalação do sistema operacional, na matéria abaixo a instalação de todo o sistema levou mais de 48 horas em um dual core que tem baixo poder para compilação de 100% dos pacotes.

Instalação do Gentoo Linux

Nessa matéria iremos instalar a base do Gentoo e o Kernel Linux em dualboot com a sua distribuição Linux.

 

 

 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais