A Distro Debian recebe suporte a arquitetura RISC-V


Debian a Distro universal recebe ampliação ao universo dos hardware, agora com suporte a arquitetura RISC-V.

 A Distro Debian recebe suporte a arquitetura RISC-V

Debian é considerado um sistema operacional universal por dar suporte a varias arquiteturas de processadores e não porque um bando de parasitas o usam para enganar novatos com remasterizações de fundo de quintal.

 


Arquiteturas oficiais

amd64 PC de 64 bits (amd64) 

Lançado oficialmente pela primeira vez para o Debian 4.0. Porte para os processadores x86 de 64 bits. O objetivo é oferecer suporte para programas do espaço de usuário em 32 bits e 64 bits nesta arquitetura. Este porte dá suporte para os processadores de 64 bits Opteron, Athlon e Sempron da AMD e processadores da Intel com suporte a Intel 64, incluindo o Pentium D e várias séries Xeon e Core.

arm64 ARM de 64 bits (AArch64) 

 A versão 8 da arquitetura ARM inclui o AArch64, um novo sistema com conjunto de instruções em 64 bits. Desde o Debian 8.0, o porte arm64 foi incluso no sistema a fim de oferecer suporte às novas instruções contidas em processadores como o Applied Micro X-Gene, AMD Seattle e Cavium ThunderX.

armel EABI ARM 

O mais antigo dos portes ARM do Debian atualmente oferece suporte a CPUs ARM little-endian compatíveis com o conjunto de instruções v5te.

armhf Hard Float ABI ARM 

Muitas placas e dispositivos ARM de 32 bits modernos são fornecidos com uma unidade de ponto flutuante (FPU), mas o porte armel do debian não tira muita vantagem dele. O porte armhf foi iniciado para melhorar essa situação e também ter vantagem em outros recursos das CPUs ARM mais recentes. O porte armhf do Debian requer pelo menos uma CPU AMRv7 com suporte às unidades de ponto flutuante Thumb-2 e VFPv3-D16.

i386 PC de 32 bits (i386) 

A primeira arquitetura, e não estritamente um porte. O Linux foi originalmente desenvolvido para processadores Intel 386, por isso o nome abreviado. O Debian oferece suporte a todos os processadores IA-32, fabricados pela Intel (incluindo toda a série Pentium e as máquinas Core Duo recentes em modo 32-bit), AMD (K6 e todas as séries Athlon e séries Athlon64 em modo 32-bit), Cyrix e outros fabricantes.

mipsel MIPS (modo little-endian) 

 Lançado oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. O Debian está sendo portado para a arquitetura MIPS que é usada em máquinas SGI (debian-mips — big-endian) e Digital DECstations (debian-mipsel — little-endian).

mips64el MIPS (modo little-endian de 64 bits) 

Este porte é little-endian, utiliza a ABI N64, o MIPS64r1 ISA e hardware de ponto flutuante. Parte do lançamento oficial desde o Debian 9.

ppc64el POWER7+, POWER8 

Lançado oficialmente com o Debian 8.0. Porte little-endian de ppc64 que utiliza a nova Open Power ELFv2 ABI.

s390x System z 

Lançado oficialmente com o Debian 7.0. Um espaço de usuário de 64 bits para mainframes IBM System z.

Fonte


Em 23 de Julho de 2023 o desenvolvedor Debian Aurelien Jarno fez o anúncio sobre o RISC-V se tornar uma arquitetura oficial Debian.

"Caros,

Alguns de vocês têm seguido no IRC, alguns de vocês notaram o E-mails ACEITOS de dak na lista de discussão, alguns de vocês podem ter percebeu o recente fechamento do bug #1033658. Para todos os outros, eu sou feliz em compartilhar a boa notícia:

"riscv64 agora é uma arquitetura Debian oficial"

Se você não acredita, basta dar uma olhada aqui. Porém antes de você correr para atualizar seu arquivo sources.list, quero avisá-lo que o arquivo está atualmente quase vazio, e que apenas o sid e suítes experimentais estão disponíveis. O procedimento é reinicializar o port dentro do arquivo oficial, o que significa que não importaremos o arquivo completo arquivo debian-ports."

RISC-V é um conjunto de instruções baseado em princípios RISC. RISC-V é livre para ser usado para qualquer finalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa projetar e vender chips e software RISC-V sem precisar pagar royalties. Wikipédia

   


Agora o proximo passo dos  mantenedores do RISC-V é construir um conjunto mínimo de aproximadamente 90 pacotes fonte e provavelmente estará pronto para o Debian 13 Trixie com previsão de lançamento em meados de 2025.

 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais