Pós instalação do Ubuntu 23.04


O Ubuntu é a única distribuição Linux em que um pós instalação é necessário para conseguir maior liberdade e desempenho.

Pós instalação do Ubuntu 23.04

A Canonical vem adotando a postura de forçar que os usuários do Ubuntu utilizem o seu empacotamento Snap que se utiliza do empacotamento Debian .deb.

O padrão independente do programa que deseja instalar, sempre será em Snap. 

A proposta dos empacotamentos universais ( Appimage, Flatpak e Snap ) é bacana, mas tornar a sua utilização forçada não considero nada bacana.  

Pontos positivos dos Snap

  • Podem ser instalados em qualquer distribuição Linux

Pontos negativos

  • São extremamente grandes comparados aos demais empacotamentos principalmente os .deb.
  • Utilizam uma partição loop que obrigatória mente é montada no boot do sistema, isso pode tornar o boot uma experiência demorada e desagradável.
  • Falta de transparência quanto a licença e seus mantenedores.
  • No Ubuntu é imposto

Para não utilizar o empacotamento Snap você precisa remover o seu suporte e a central de programas Ubuntu que na realidade é a Snap Store renomeada.

Note o consumo de memória Ram antes da remoção.


Abra o seu terminal e execute para remover o suporte Snap.
sudo apt remove --purge snapd unattended-upgrades packagekit* ; sudo apt autoremove
3 programas foram removidos.
  • Central de programas que não verdade é a Snap Store e o sistema de verificação de atualização.
  • Firefox

Outro programa que consome recursos e gera bastante descontentamento é o Apport Bug com suas mensagens insistentes e que parecem nunca serem resolvidas.

Remova com o comando.

 sudo apt remove --purge apport* ; sudo apt autoremove

Reinicie o computador.

O consumo de memória Ram diminuiu 250 MB em ocioso.

Central de programas

Caso considere necessário ter uma central de programas instale a do Gnome.

Instale a central de programas Gnome Software.

sudo apt install --no-install-recommends gnome-software
Gnome Software sem a ditadura da Canonical.


Navegador Firefox

Não reinstale o Firefox pela central de programas, a Canonical utiliza um .deb bomba que instala novamente o Snap e instala o Firefox desse empacotamento.

Instale o da Mozilla.

Entre no diretório de trabalho.

cd /opt
De o comando abaixo para fazer o download da ultima versão do Firefox, escolha a sua plataforma e linguagem.

Para Português

sudo wget -O firefox.tar.bz2 "https://download.mozilla.org/?product=firefox-latest&os=linux64&lang=pt-BR"
Ou

Para Inglês

sudo wget -O firefox.tar.bz2 "https://download.mozilla.org/?product=firefox-latest&os=linux64&lang=en-US"
Descompacte o arquivo do download.
sudo tar -jxvf /opt/firefox.tar.bz2
Vamos criar o atalho no menu, de o comando abaixo no terminal.
sudo nano /usr/share/applications/Firefox.desktop
Copie as linhas abaixo em vermelho no arquivo aberto,salve e feche.

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Firefox
Comment=Browse the World Wide Web
GenericName=Web Browser
X-GNOME-FullName=Firefox Web Browser
Exec=/opt/firefox/firefox %u
Terminal=false
X-MultipleArgs=false
Type=Application
Icon=/opt/firefox/browser/chrome/icons/default/default48.png
Categories=Network;WebBrowser;
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;application/xml;application/vnd.mozilla.xul+xml;application/rss+xml;application/rdf+xml;image/gif;image/jpeg;image/png;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;
StartupWMClass=Firefox
StartupNotify=true



Deve ficar como na imagem.


Salve teclando ctrl +x tecle s e tecle Enter para fechar.

Para finalizar vamos tornar o seu usuário dono do diretório do Firefox, com isso o Firefox ira atualizar automaticamente quando a Mozilla liberar atualizações.
sudo chown -R $USER:$USER /opt/firefox

Firefox instalado, atualizado e livre de Snap.

 



Comentários

  1. Obrigado pelas orientações.

    ResponderExcluir
  2. Vou ser repetitivo (de novo) mas ótima matéria novamente pra variar, aprendi mais uma coisa que não sabia, achava que os avisos de erro (Apport Bug) eram nativos do Kernel ou da distro base (Debian), não sabia que era um "recurso" do Ubuntu, estou tendo aborrecimentos com esses avisos com certa frequência, eu uso no meu XFCE o plugin "docklike" (que conheci aqui no Linux dicas e suporte), e estou recebendo de vez em quando avisos de erro no painel do XFCE, mas apesar dos avisos tudo funciona normalmente.

    Obs.: Uso Xubuntu 22.04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara essa é a maior picaretagem da Canonical, todos os programas tem bugs, usar um programa pra reportar bugs que não são eles que corrigem e sim a comunidade Debian é chover no molhado. Essa porcaria só presta pra consumir recursos, perturbar o user para reportar bugs que os mantenedores dos programas já conhecem e acabam resolvendo independente dessa porcaria kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. A titulo de curiosidade, nesse instante o Debian Stable tem 560 bugs criticos que em nada comprometem o sistema, e podem ou não serem corrigidos, independente de um APP arvore de natal espalhafatoso como esse apport ;)

      Excluir
    3. Pois é, essas mensagens só servem pra aborrecer o usuário, estou decidido a trocar o Xubuntu 22.04 pelo Debian Testing (XFCE), estou naquela fase de estudos sobre as diferenças de um para o outro e o que precisarei me adaptar (programas disponíveis nos repositórios etc....), o Xubuntu tem me servido bem, eu gosto de como tudo no mundo Linux é muitas vezes pensado para Ubuntu por ser uma das distribuições com mais usuários, como é muito fácil achar documentação e tutoriais pela internet, mas a Canonical e suas manias (Snap e propagandas do Ubunto Pro no terminal por exemplo) as vezes é um pé no s*co.

      O meu objetivo é me manter dentro da base Debian, gosto de trabalhar com o APT e .deb, praticamente tudo que empresas/desenvolvedores lançam para Linux são nativamente empacotados nesse formato, gosto de receber novidades e recursos novos mais ou menos como rolling release, então acho que o Debian Testing vai se encaixar dentro disso.



      Excluir
    4. Antes de cogitar usar Debian aceite que "As coisas são como são, aceite e ponto final". As diferenças, nenhuma a não ser o instalador de drivers Nvidia do Ubuntu que finge instalar drivers de tudo, é só nvidia.
      Programas disponíveis nos repositórios, Ubuntu tem muito pouco seu atualmente, tirando as aberrações Snap os +- 55000 programas do repositório são do Debian e uns 2000 que Ubuntu renomeia e altera numeração de versão para satisfazer as suas gambiarras, pode ter ai uns 1000 a mais por usar a base Debian instável/experimental e alguns programas desses repositórios são tão ruins que nunca chegam ao testing,mas Ubuntu cata tudo.
      O ponto critico, lembre que vc usa um sistema operacional sem anti vírus monitorando, sua única segurança é a senha de Root, ao digitar ela para um .deb vc vendeu sua alma para o desconhecido que o fez a margem das grandes comunidades, não importa que o código é aberto, .deb que não está no repositório Debian está a margem e absolutamente ninguém ira verificar a integridade dele, os do repositório são verificados por humanos e robôs do QA (Debian Quality Assurance ), colocar um programa no Debian é super fácil, mas passar pelo QA
      não é brincadeira, Deepin está já tem 4 anos enroscado. Se quer usar Debian esqueça tudo, 100% do que aprendeu com Ubuntu user não se deve usar no Debian e em nenhuma outra distribuição. Recomendo essa leitura para clarear a sua mente sobre o mundo Debian. https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2019/08/nao-quebre-o-debian-stable.html

      Excluir
    5. Sim, eu tenho consciência dos riscos de instalar aplicativos de fora do repositório, eu priorizo os aplicativos do repositório, quando não está no repositório a minha primeira opção é sandbox (Appimage e Flatpak), os aplicativos que uso que estão fora dessas condições são aplicativos de desenvolvedores confiáveis, o Chrome do google, Code da Microsoft, Wine (pra ter uma versão mais atualizada em relação a versão datada do repositório), o plugin do XFCE "docklike" que não está no repositório e eu tive que compilar.

      Acho que usando o Debian Testing que costuma ter aplicativos atualizados frequentemente a necessidade de instalar por fora do repositório seria ainda menor, acho que dos aplicativos que uso o único que não teria nos repositórios do Debian Testing seria o VirtualBox, mas isso não é um problema, não me importo se precisar usar o Boxes ou Virt-manager/Qemu.

      Excluir
    6. Virtualbox e outros programas tem no unstable, busque no blo sobre debian híbrido.

      Excluir
  3. Ubuntu-MATE e Xubuntu 23.04 estão funcinando sem problemas e sem precisar remover nada... Clodoaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais