Ubuntu Cinnamon Remix se torna sabor oficial do Ubuntu


Após 4 anos de persistência o  Ubuntu Cinnamon Remix foi aceito como sabor oficial do Ubuntu.

Ubuntu Cinnamon Remix se torna sabor oficial do Ubuntu


Cinnamon é uma interface de usuário derivada do GNOME desenvolvida pelo Linux Mint. Como o fator distintivo do Linux Mint, o Cinnamon recebeu uma cobertura favorável da imprensa, em particular por sua facilidade de uso e curva de aprendizagem suave. Wikipédia

 

O anúncio foi feito em 28 de Março de 2023 pelo engenheiro de software da Canonical Lukasz Zemczak.

"Oi Josué!
Tenho o prazer de informar que, de acordo com os votos da Comissão Técnica (e confirmado na reunião TB de hoje), o Ubuntu Cinnamon se tornou um Sabor oficial do Ubuntu!
Bem-vindo à família!

Atenciosamente Lukasz Zemczak
"
 

Muitos iniciantes em Linux tem uma visão completamente errada desse mundo, acreditam que o mundo Linux se resume em ser tudo grátis, milhares de Distros ( remasterizações de fundo de quintal) e por ai vai.
 
Mas as coisas são bem diferentes, as distribuições são governadas por comunidades grandes e serias e ou por empresas que visam lucros e por tanto não podem se perder no sonho adolescente da liberdade do grátis.

O mantenedor do Ubuntu Cinnamon resumiu como é a realidade para quem encara o mundo Linux com profissionalismo.



"Quatro anos da minha vida para isso. Eu não poderia estar mais feliz.

O Ubuntu Cinnamon começou como uma pequena ideia na minha cabeça, em 2019. Eu tinha onze anos. Não achei que seria fácil, mas também não achei que seria tão desafiador quanto foi. Muitos obstáculos foram superados, mas com essa experiência eu falei no FOSDEM 2022, fui aceito em uma das melhores escolas de Ciência da Computação dos Estados Unidos (taxa de aceitação de ~ 15%) e ganhei status de sabor.

Desafiando tantas probabilidades, desafiando os odiadores. Eu não fiz isso - nós fizemos. Não fui só eu que fiz isso acontecer. Este é um esforço da comunidade.

Não importa quem você é, sua origem, família, religião ou idade; você pode fazer qualquer coisa. Obrigado a todos."


O resultado do empenho é praticamente um Cinnamon vanilla com polimentos nos temas.

Desktop

Menu de aplicativos

Gerenciador de arquivos Nemo

Configurações do sistema

Aplicativos Snap seguindo as regras da Canonical

Central de programas Snap Store

Browser Firefox por Snap


Para quem busca uma experiência melhorada do ambiente gráfico Gnome, o Cinnamon é a melhor pedida.

Experimente o Ubuntu Cinnamon.

Download Ubuntu Cinnamon


Comentários

  1. Infelizmente a ISO do 23.04 Beta é gigante igual a do Ubuntu Gnome... Acho que continuarei com Ubuntu Mate que ainda cabe num pendrive de 4 GB... Felizmente o Debian Live também ainda tem menos de 4 GB

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais