Conheça um pouco dos Ambientes gráficos (sabores) do Linux Mint.
Ambientes gráficos do Linux Mint
O Linux Mint é a única remasterização Ubuntu e Debian que contribui com a comunidade, Cinnamon e Mate são mantidos por eles para todas as distribuições, além de dezenas de programas, um exemplo que essas porcarias da distrowatch deviam seguir.
Nessa matéria irei apresentar os sabores do Linux Mint e os testar em maquina virtual para que você tenha uma visão melhor da aparência e consumo de hardware.
O Linux Mint distribui o seu sistema nos ambientes gráficos.
Cinnamon
Indicado para computadores com mais recursos de hardware, precisa de no mínimo 4 GB de memória Ram e placa de vídeo Intel, AMD ou Nvidia.
"A versão mais popular do Linux Mint é a edição Cinnamon. O Cinnamon é desenvolvido principalmente para e pelo Linux Mint. É liso, bonito e cheio de novos recursos. O Linux Mint 21 é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2027. Ele vem com software atualizado e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar sua experiência de desktop mais confortável."
Leve mas por ser um fork do Gnome Shell não flui bem, mesmo assim é infinitamente melhor que o Shell 3 principalmente no consumo reduzido de memória Ram.
Mate
Para computadores medianos, rodando perfeitamente com 4 GB de memória Ram, e placa de vídeo Intel, AMD ou Nvidia, coma as VIA e SYS pode apresentar problemas mas roda.
"O Linux Mint também está envolvido no desenvolvimento do MATE, um ambiente de desktop clássico que é a continuação do GNOME 2, desktop padrão do Linux Mint entre 2006 e 2011. Embora falte alguns recursos e seu desenvolvimento seja mais lento que o do Cinnamon, o MATE roda mais rápido, usa menos recursos e é mais estável que o Cinnamon. O Linux Mint 21 é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2027. Ele vem com software atualizado e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar sua experiência de desktop mais confortável."
Leve mas o Mate por ser um fork do Gnome 2.X tem um forte ar de passado, mesmo assim é a melhor sistema com Mate que já testei.
XFCE4
Para computadores modestos, rodando perfeitamente com 2 GB de memória Ram, e placa de vídeo Intel, AMD ou Nvidia, coma as VIA e SYS pode apresentar problemas mas roda.
Sistema leve e fluido, gostei mais que do Xubuntu.
Os 3 sabores são pensados para facilitar a migração dos usuários Windows para o Linux, os menus do sistema seguem o mesmo padrão.
Na minha opinião Mint atualmente é melhor opção para o iniciante.
Xfce é o melhor sabor, tanto que o adotei mesmo num Ci5 + 8 RAM + 240 SSD.
ResponderExcluir