Impressoras e Scanners Epson no Debian 11 Bullseye GNU Linux

Impressoras e Scanner Epson no Debian se tornou um pouco complicado com a remoção do LSB dos repositórios, mas temos outras opções livres para instalar a sua Epson, confira.

 

 

 

 Impressoras e Scanners Epson no Debian 11 Bullseye

 

No Debian temos dois problemas com a Epson, o primeiro é que a impressora é reconhecida mas para uso com drivers genéricos. 



O segundo problema é relacionado ao driver proprietário da Epson, eles tem dependência com o LSB que teve quase todos os seus pacotes removidos do Debian.

 

 


Para contornar esses problemas podemos usar drivers free para as impressoras Epson.


A coleção de drivers free proposta nessa matéria inclui drivers para varias marcas e modelos de impressoras e é claro para as Epson também, confira os detalhes de cada pacote.



driver-escpr


ESC/P-R é uma linguagem comum para impressoras Epson selecionadas que suporta todo tipo de mídia, tamanho de papel e modos de impressão associados disponíveis nestas impressoras. Ela é projetada especialmente para dispositivos eletrônicos e equipamentos embarcados. ESC/P-R permite que todos os tipos de dispositivos se conectem e comuniquem com impressoras Epson inkjet, expandindo possibilidades para o uso com equipamento médico, equipamento de medição, quadros-brancos eletrônicos e no uso doméstico com eletrônicos e máquinas de jogos.


Este pacote contém o driver de filtro CUPS e os PPDs compactados para impressoras suportadas.


openprinting-ppds 


Este pacote inclui uma coleção de arquivos PostScript Printer Description livres para impressoras PostScript (e clones) de diversos fabricantes, como distribuído pela OpenPrinting.

Se você tem impressoras não-PostScript, o foomatic-db-compressed-ppds (ou foomatic-db e foomatic-db-engine), hplip e os pacotes printer-driver-* são os que você precisa, este pacote não será de muita ajuda para você.

Alguns fabricantes distribuem arquivos PPD para suas impressoras em licenças não-livres; estes arquivos não estão incluídos neste pacote, mas podem estar disponíveis no site do fabricante, incluídos em um CD ou outra mídia junto com a impressora, ou podem ser baixados a partir do site web OpenPrinting (até mesmo automaticamente se a ferramenta de configuração da impressora suportar).


printer-driver-gutenprint


Este pacote inclui um driver CUPS baseado no Gutenprint.

Os drivers CUPS contém todos os arquivos necessários para suportar impressão com qualidade de foto em qualquer impressora suportada pelo Gutenprint. Você pode encontrar mais sobre o "Common UNIX Printing System" ("CUPS" -- Sistema Comum de Impressão UNIX), um sistema de impressão baseado em IPP para UNIX/Linux, em:

http://www.cups.org


Gutenprint é o facilitador de impressão para o GIMP, além de uma suite de drivers que podem ser usados com sistemas de impressão UNIX comuns usando GhostScript ou CUPS. Estes drivers fornecem qualidade de impressão para UNIX/Linux em pé de igualdade, em muitos casos, com drivers proprietários fornecidos por vendedores, e pode ser usado para a maioria das tarefas de impressão mais exigentes. Gutenprint era conhecido como Gimp-Print.



Instalação dos drivers


Para instalar basta dar o comando abaixo no seu terminal.


sudo apt install cups system-config-printer printer-driver-escpr openprinting-ppds printer-driver-gutenprint


Confira na gif abaixo a quantidade de impressoras que o seu sistema ira ter driver free compatíveis a ela.








Instalação da Impressora

 

Para instalar a sua impressora conecte ela a uma porta USB e ligue a impressora, siga os passos.

Abra o "Configurações de impressora".


Click em "Adicionar".



 

 Selecione a sua impressora e click em "Avançar".




Selecione Epson na lista e click em "Avançar".

 

 


 

Selecione o modelo da sua impressora, no caso de não ter o modelo especifico use um anterior, não use o posterior. Click em "Avançar".




Click em "Aplicar".

 


 

 

Impressora instalada.

 


 

Instalação Scanner

 

Para o Scanner iremos usar o Sane.


A digitalização de um documento de um scanner autônomo ou de um dispositivo multifuncional envolve o uso de SANE (Scanner Access Now Easy). O Projeto fornece uma coleção de back-ends de scanner que podem se comunicar com o scanner para controlá-lo. Os backends não fornecidos pelo SANE podem ser facilmente acomodados na estrutura de varredura do SANE, independentemente de o software ser gratuito (HP) ou não-livre. Os scanners que o SANE suporta diretamente estão listados aqui.

 

Para scannear documentos recomendo o skanlite.


Skanlite é um aplicativo de scanner pequeno e simples que permite a digitalização fácil de imagens com um scanner conectado. Por meio do back-end do KSane, ele pode acessar uma ampla variedade de modelos de scanner diferentes.



Instale com o comando.

 

sudo apt install skanlite sane-utils


Adicione seu usuário aos grupos:

sudo adduser $USER scanner


sudo adduser $USER lpadmin


sudo adduser $USER saned

Reinicie o computador.


sudo reboot


Prontinho scanner funcionando.




Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais