Snaps por padrão no Ubuntu
A Canonical mesmo diante dos problemas do seu empacotamento Snap e da superioridade dos similares Flatpak e appimage, ela insiste em forçar os seus usuários a o usarem.
Não satisfeita com a loja de aplicativos que prioriza os pacotes Snap, agora empurra o navegador de internet por Snap.
Já tem vários meses e a Canonical passou a impor o uso de pacotes Snap removendo a loja do Gnome e instalando por padrão a sua loja que só exibe programas empacotados em Snap, a Snap Store.
Não satisfeita com a loja de Snaps ela força o uso do navegador de internet Firefox empacotado por Snap.
Qual o problema de se usar só pacotes snap ?
Por mais que a Canonical tente empurrar esse empacotamento como uma solução ao empacotamento tradicional, a realidade mostra que Snap sempre foi e provavelmente será a ultima opção de empacotamento a se usar em um sistema operacional Linux.
Motivos:
- Sistema de licenças totalmente obscuro, com agravante de de vários de seus empacotadores fecharem código de pacotes abertos para ocultar suas alterações, isso é de se dar medo. Sem falar da falta de liberdade com a quantidade absurda de programas proprietários.
- Todo pacote Snap instalado é criado uma partição loop que além de ocupar espaço absurdo no disco rígido elas são montadas no boot do sistema, isso vem causando problemas de travamentos e lentidões monstruosos durante o boot do sistema.
Um detalhe que convenientemente é ocultado no Gnome Disk, só se descobre as partições loop por linha de comando.
Solução
A primeira providencia é remover por completo o Snapd, se quer pacotes similares e com mais segurança, que ocupem menos espaço em disco e não tornem o boot da sua maquina uma penitência use o empacotamento Flatpak.
Remove o Snapd e consequentemente tudo instalado por Snap.
sudo apt remove --purge snapd
Você já nota que as partições loop sumiram após o próximo boot e com isso o seu boot e sistema funcionam bem melhor.
Agora basta você instalar o Gnome Software e o Firefox do repositório tradicional onde você tem a garantia de segurança dada pelo QA Debian e Ubuntu e sem os graves problemas dos Snap.
sudo apt install gnome-software firefox firefox-locale-pt
Ai estão.
Mas não se iluda, a Canonical é malandra e colocou o gnome-software-plugin-snap e snapd como dependências do Gnome-software, resolva essa sacanagem removendo novamente o snapd.
sudo apt remove --purge snapd
Caso queira ter uma experiência pura do Gnome instale o Gnome Tweaks.
sudo apt install gnome-tweaks
Vá ao menu abra o APP "Extensões" e desabilite as 3 da Canonical.
Conheça um pouco mais a nova versão do Ubuntu em desenvolvimento.
Ubuntu Linux 22.04 LTS Jammy Jellyfish entra em desenvolvimento
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!