Ubuntu Linux “Impish Indri” 21.10
Impish Indri
O indri (Indri indri) é o maior lémur que se pode encontrar hoje em dia em Madagáscar, a ilha de onde são endêmicos estes primatas. O nome Indri procede do malgaxe e significa na realidade "Olhe!", expressão que o guia nativo disse a Pierre Sonnerat, o explorador francês que o acompanhava quando se descobriu esta espécie. Tomando erradamente a expressão como sendo o nome do animal, hoje em dia continua-se a denominar assim esta espécie em todo o mundo salvo em Madagascar, onde a população o chama de Babakoto. Os habitantes locais creem que este primata de pernas compridas, de voz característica e cauda curta deu origem aos primeiros humanos, em tempos remotos. Fonte
Ubuntu 21.10
O desenvolvimento se inicia hoje 29 de Abril de 2021.
A Canonical ainda não revelou muito de seus planos para essa versão, o que se tem até o momento é a inclusão das seguintes versões de programas.
binutils 2.37
GCC 11 as default
glibc 2.34
LLVM 13 as default
Com lançamento marcado para 14 de Outubro de 2021.
Vem com Gnome 40 ?
Acredito que não ira dar tempo de o Gnome 40 completo entrar no Debian até o dia 19 de Agosto de 2021 quando o Ubuntu para de importar os pacotes Debian para os seus repositórios.
Estamos em um ano de lançamento do Debian, com previsão de lançamento do Debian 11 para Julho próximo todos os esforços estão concentrados na correção de bugs, além de o repositório testing que é o usado pelo Ubuntu estar bloqueado até o lançamento do Debian 11.
Atualmente só o repositório experimental é permitido alterações, nele temos alguns pacotes do Gnome 40, mas conhecendo o ritimo de empacotamento no Debian em ano de lançamento, o Gnome 40 completo só para finalzinho de 2021 inicio de 2022.
O mais provável levando em conta não se ter a tempo o Gnome 40 completo no Debian, o deskmod da Canonical que precisa ser todo refeito para mudar a barra de favoritos para a esquerda, adaptação dos temas e o GTK4, Ubuntu 21.10 deva ser lançado um híbrido de Gnome 3.38 com alguns APP do Gnome 40.
Gnome 40 só no próximo lançamento, o 22.04 LTS.
Partindo do princípio que os devs da Canonical são conservadores, posso estar errado, mas GNOME 40 no Ubuntu só no segundo semestre de 2022. Dirão que não deu tempo de adaptar o Yaru e blá-blá-blá; Que eu esteja errado. Se de todo vier, prevejo uma LTS fazendo papel de intermediária com GNOME bem tosco. Vide Ubuntu 18.04. Que a história não se repita.
ResponderExcluirJá tem a Dash to panel, estão segurando ela no git. Mas as chances de a Canonical fazer um monstrinho de Gnome 3.38/40 são grandes, nunca ví uma empresa que curte tanto lambanças.
Excluir