Manter o Arch Linux atualizado

Manter o Arch Linux atualizado é muito importante, mas para que você não tenha problemas é importante saber de alguns detalhes.




Arch Linux



Arch Linux, ou Arch, é uma distribuição Linux para computadores com arquitetura x86-64. Desenvolvido inicialmente pelo canadense Judd Vinet, esse sistema operacional se apresenta de maneira diferente de outros, como Windows e MacOS. Wikipédia



Atualizar o Arch Linux


Manter um sistema operacional atualizado é a parte mais importante, as atualizações corrigem bugs e o mais importante corrigem falhas de segurança.

A segurança no Linux não tem nada com o papinho furado de que Linux não pega vírus, ela tem dois pontos.

 

  • Senha de Root
  • Atualizações de segurança


A banalização do uso da senha de Root para pacotes de fora do seu repositório main, a tal liberdade de fazer besteira instalando de tudo, o maldito espírito baixaki.

Vamos ver o que a documentação Arch tem a falar do queridinho AUR as PPA do mundo Arch.


"Tenha cuidado com pacotes não oficiais


Seja cauteloso ao usar pacotes do AUR ou um repositório não oficial de usuários. A maioria é fornecida pelos usuários e, portanto, pode não ter os mesmos padrões que aqueles nos repositórios oficiais. Evite auxiliares do AUR que automatizam a instalação de pacotes do AUR. Sempre verifique PKGBUILDs por sanidade e sinais de erro ou código malicioso antes de compilar a/ou instalar o pacote.

Para simplificar a manutenção, limite a quantidade de pacotes não oficiais usados. Faça verificações periódicas de quais estão em uso e remova (ou substitua por suas contrapartes oficiais) quaisquer outros."


Um outro ponto importante que sempre gosto de mencionar é o uso de software proprietário.

Tem uns imbecis que costumam enaltecer a própria ignorância pregando que o uso de software livre é coisa de xiitas, dinossauros e tudo mais que as vozes falam nas suas cabeças.

Tem uns que assinam atestado de ignorância em GNU/Linux com a frase feita.


"O software é aberto a mente não"


É lamentável mas real, infelizmente.


No Linux ou GNU/Linux chame como quiser que da tudo na mesma, a sua segurança e liberdade no Linux está ligada ao não uso de software proprietário.

 

"Escolha drivers código aberto

Sempre tente usar drivers de código aberto antes de recorrer a drivers proprietários. Na maioria das vezes, drivers de código aberto são mais estáveis e confiáveis do que drivers proprietários. Bugs de drivers de código aberto são corrigidos com mais facilidade e rapidez. Apesar de drivers proprietários poderem oferecer mais recursos e capacidades, isso pode vir com o custo da perda de estabilidade. Para evitar esse dilema, tente escolher componentes de hardware conhecidos para ter um suporte maduro a driver de código aberto com todos os recursos. Informações sobre hardware com drivers Linux de código aberto estão disponíveis em linux-drivers.org[link inativo 2019-10-12]"


Ninguém te obriga a só usar só software livre, apenas te aconselhamos a o fazer e mostramos que no software proprietário você não tem liberdade alguma, mas se quer usar software obscuro use, o problema é só seu.


Antes de atualizar o seu sistema verifique se o mesmo não tem problemas que você possa não estar vendo, para isso execute o comando abaixo no terminal.


systemctl --failed


 

No caso de serem listados erros você deve corrigir antes de atualizar, mas se você não utiliza pacotes de fora do repositório oficial, nunca ira ter problemas.

Geralmente os problemas são causados por programas, firmware e kernels do AUR, reverta para versões do repositório oficial que o problema deve ser sanado.

Com o sistema sem erros faça uma atualização completa do sistema, muito cuidado com atualizações parciais.


sudo pacman -Syu


Confirme.



Aguarde ...




Ao final é sempre bom reiniciar o sistema para que todas as alterações sejam aplicadas.


Sistema atualizado e tudo OK.



Fonte



Comentários

  1. É verdade que em algumas atualizações no Arch exigem modificações manuais em arquivos do sistema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira deslavada, isso se tem só se usar AUR, leia na matéria sobre o que são esses pacotes.

      Excluir
  2. Quando será q chega o Gnome 40 oficialmente no Arch? Atualizando todo dia aqui na esperança rsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais