Kali Linux não usará o Root como usuário padrão

Os desenvolvedores do Kali Linux acabam de noticiar a novidade, Kali não ira mais ter o user padrão como Root.








Kali Linux


Como todos sabem o usuário padrão do Kali é o Root, isso não era um problema no tempo em que só usuários iniciantes não usavam o sistema.

Mas mesmo os desenvolvedores nunca terem encorajado o Kali como um sistema comum de desktop, temos outros vários geradores de opinião que por ganancia dos page view e clicks, criam matérias e vídeos incentivando o novato a usar o sistema sem o mínimo de conhecimento, para piorar um sistema executado na rede sem proteção alguma por estar usando o usuário Root.



A história do usuário Root padrão






"
No começo, havia o BackTrack. Em sua forma original, o BackTrack (v1-4) era uma distribuição ao vivo do Slackware destinada a ser executada a partir de um CD-ROM. Sim, nós voltamos atrás (2006!).

Nesse modelo, não havia um mecanismo de atualização real, apenas um monte de ferramentas de teste que vivem no diretório / pentest /, que você pode usar como parte das avaliações. Era o começo, então as coisas não eram muito sofisticadas, éramos apenas todas as coisas felizes que funcionavam. Muitas dessas ferramentas naquela época exigiam acesso root para serem executadas ou executadas melhor quando executadas como root. Com esse sistema operacional que seria executado a partir de um CD, nunca seria atualizado e tinha muitas ferramentas que precisavam de acesso root para ser executado, era uma decisão simples ter um modelo de segurança "tudo como raiz". Fazia total sentido para a época.

Com o passar do tempo, no entanto, houve várias mudanças. Todos nós que estávamos na época lembrávamos as coisas de maneira um pouco diferente, mas nos cursos gerais vimos pessoas instalando o BackTrack no bare metal, então sentimos que deveria haver um mecanismo de atualização. Especialmente depois de andar pela Defcon e perceber quantas pessoas estavam usando uma versão do BackTrack vulnerável a uma certa exploração que saiu algumas semanas antes. Isso nos levou a basear o BackTrack 5 no Ubuntu, em vez do Slackware live (fevereiro de 2011). Então, com o passar do tempo, estávamos tão ocupados lutando com o Ubuntu que sentimos que precisávamos mudar para outra coisa.

Isso nos levou a Kali, e sendo um derivado oficial do Debian."



O que muda ?



Basicamente a alteração ira trazer mais segurança aos usuários Kali, essa é a melhor e necessária mudança.

A senha do sistema em live sera:

User = kali

Senha = kali

O login root / toor deixa de existir.

Durante a instalação do sistema o usuário tera que criar uma conta de usuário como em todas as distribuições.


Mais detalhes aqui.

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais