Conflito entre Mypaint e Gimp no Debian Buster

No Debian Buster não se pode instalar Mypaint e Gimp dos repositórios por problemas de dependências, confira nessa matéria como contornar esse problema.








Mypaint e Gimp



No Debian Buster ou vc usa Gimp  ou o Mypain, os dois instalados via apt é impossível.

Nesse exemplo tenho o Gimp instalado, mas ao tentar instalar o Mypaint o mesmo requer a dependência mypaint-data.




A dependência mypaint-data para ser instalada remove o Gimp.





No print acima se vê o porque do problema, conflito com os pacotes libmypaint-1.3-0, libmypaint-common.


Bug reportado aqui e não resolvido.

Solução



A solução mais pratica e menos agressiva ao seu sistema é utilizar o Mypaind do empacotamento flatpak, ou remover o Gimp.


Para instalar o Mypaint por flatpak de oo comandos abaixo.


Caso ainda não tenha habilitado o Flatpak, instale.

sudo apt install flatpak

Adicione o repositório flathub para flatpak.

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Instale o Mypaint.

flatpak install flathub org.mypaint.MyPaint

Ai estão os dois APP instalados.



Fim dos dissabores entre os APP :)


Comentários

  1. Oi, comigo não deu certo. Aparece no terminal, no fim do processo, a mensagem seguinte:

    erro: Falha ao instalar org.mypaint.MyPaint: Enquanto executava pull de app/org.mypaint.MyPaint/i386/stable a partir do remoto flathub: Server returned status 503: Service Unavailable

    ResponderExcluir
  2. Queria saber como resolver o problema do mypaint ficar fechando sozinho,depois de uns 2 minutos desenhando ou as vezes até depois de apenas poucos segundos ele fecha sozinho do nada, tanto na versão mais recente como na 1.2.0 isso acontece, só que a mais recente ela tem problemas maiores, se clicar nas ferramentas em cima ele fecha,como se clicar na moldura ou no icone de mover a camada. Eu tive que instalar o debian jessie em outro hd pra poder usar o programa e continuar desenhando,só que o mypaint do jessie é ultrapassado demais e não é tão bom como os recentes, tem como resolver esse problema dele fechar sozinho? E isso acontece no windows também, exatamente o mesmo problema, emprestei o pc do meu pai pra tentar desenhar la e o mypaint fecha la depois de pouco tempo também, e pra piorar ainda não salva o progresso mesmo depois de eu ter apertado ctrl+s o tempo todo. Por enquanto eu to tendo que usar o debian jessie pra desenhar, parece que a cada versão nova do mypaint ele ta vindo com cada vez mais problemas, aqui se tornou impossível usar os mypaint mais recentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o APP pelo terminal e vai ter a resposta do problema.

      Excluir
    2. Eu não faço ideia de como resolver isso, não tenho como colar aqui a saída do terminal porque ultrapassa o limite de caracteres da caixa de comentários, queria que você visse, eu não entendo de programação

      Excluir
    3. Eu fiz esse post la no viva o linux essa madrugada mas duvido que alguém me ajude, ja passou um dia inteiro e meu post foi totalmente ignorado kkk
      Se puder dar uma olhada pra ver se tem alguma ideia de como resolver eu agradeceria muito.

      https://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Mypaint-fechando-sozinho-no-debian-buster

      Excluir
    4. Kaira se quer nossa ajuda deve usar nossos canais. https://www.facebook.com/groups/linux.dicas.e.suporte

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais