Menu

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Opção "Minimal Install" no Ubuntu 18.04

Existem boatos de que o Ubuntu 18.04 ira ter uma opção a mais no "instalador", o intuito é de uma "instalação" minima do sistema.









Instalação do Ubuntu mini


O Ubuntu não é instalado no seu HD, o Ubiquity simplesmente copia o conteúdo da imagem "/casper/filesystem.squashfs" contida na imagem .iso para o seu disco rígido.

O que o recurso ira fazer é a desinstalação de uma lista de programas apos a copia desse backup contido na imagem .squashfs.

Portanto não é a instalação como da .iso minimal, onde de fato você faz uma instalação a partir de repositórios online, onde de fato você consegue uma instalação minima do sistema e ótimos resultados de desempenho, pois você controla o que ira instalar do ambiente gráfico, ganhando com isso menos consumo de hardware e ganhando desempenho.

No caso do recurso no "instalador" do Ubuntu 18.04, ele não ira resultar em um sistema mais rapido, ele apenas ira resultar em um sistema com menos programas instalados, cerca de 80 pacotes removidos da instalação padrão.

Pelos boatos o recurso sera colocado na tela abaixo. ( OBS: Fiz o bownload da .iso bionic-desktop-amd64.iso 2018-02-14 07:55 1.4G ). Até o momento nada do recurso.






Vantagem


Com isso a unica coisa que você vai ganhar é espaço em disco, o que pode ajudar no caso de uso de SSD com pouca capacidade de armazenamento, no mais nada ira mudar.



Opinião


Para mim o recurso não deveria se restringir a uma unica caixinha de seleção, mas sim a uma lista de programas e recursos que o próprio usuário poderia fazer as suas escolhas.

Algo com descrição e subcategorias dos pacotes onde se poderia moldar o sistema para um uso especifico e ou hardware.

Mais informações aqui.





Aproveitando a matéria, nada de novo no visual do Ubuntu 18.04 até o momento.

Instalação com a .iso mencionada acima.




Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também