Menu

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mensagem /dev/sda1 clean, ***/*** files, ***/*** blocks, no boot

Muitos usuários tem se perguntado se a tal mensagem " /dev/sda1 clean, ***/*** files, ***/*** blocks" no boot do seu sistema GNU/Linux é um problema, veja nessa matéria do que se trata essa mensagem.






A mensagem não é um problema, mas a busca por problemas.







systemd-fsck.service e systemd-fsck-root.service


systemd-fsck.service e systemd-fsck-root.service são os serviços responsáveis pelas verificações do sistema de arquivos. Eles são instanciados para cada dispositivo configurado para verificação do sistema de arquivos. systemd-fsck-root.service é responsável por verificações do sistema de arquivos na raiz, mas somente se o sistema de arquivos raiz não foi verificado no initramfs. systemd-fsck.service, é usado para todos os outros sistemas de arquivos e para o sistema de arquivos raiz no initramfs.
Esses serviços são iniciados no boot se passno em /etc/fstab para o sistema de arquivos estiver configurado para um valor maior que zero. A verificação do sistema de arquivos para a raiz é realizada antes dos outros sistemas de arquivos. Outros sistemas de arquivos podem ser verificados em paralelo, exceto quando eles estão no mesmo disco. 


systemd-fsck não conhece nenhum detalhe sobre sistemas de arquivos específicos e simplesmente executa verificadores de sistema de arquivos específicos para cada tipo de sistema de arquivos (/sbin/fsck.*). Este ajudante decidirá se o sistema de arquivos deve realmente ser verificado com base no tempo desde a última verificação, número de montagens, desmontar impuro, etc.
Se uma verificação do sistema de arquivos falhar para um serviço sem falha, o modo de emergência é ativado, isolando para emergency.target.


Conclusão


A mensagem é para o seu bem, mesmo tendo a opção de a desativar, você não deve fazer sob pena de não ser alertado de problemas com seu disco e vir a perder dados importantes de forma definitiva.

Recentemente essa mensagem me retornou erro e o sistema iniciou em modo de emergência, ao ler o syslog tive mais informações sobre o erro, infelizmente o disco estava repleto de bad blocks, imediatamente fiz backup do disco, graças a esse serviço do systemd consegui salvar meus dados, o disco parou definitivamente dias depois.

Essa é uma das ultimas fotos do falecido kkkkk Note que mesmo o systemd tendo me alertado de problemas graves, o Gnome disk diz que o disco está OK, mesmo tendo 208 setores defeituosos.







Portanto de agora em diante agradeça cada vez que essa mensagem aparecer em sua tela e desaparecer, é sinal que seu disco está OK.

Mas como vc é livre para alterar o código e bla bla bla, fica a dica de como desativar, apenas a titulo de aprendizado.

No /etc/default/grub na linha 


GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" 

vc altera para 

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="fsck.mode=skip quiet splash" 

salve o arquivo alterado e atualiza o grub 

sudo update-grub

Mas agora se seu disco começar a dar sinais de problemas graves, você não sera avisado e vai se arrepender amargamente de ter desativado o systemd-fsc.


Fonte


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!
















13 comentários:

  1. Lobo, quantos SO você tem no seu HD..e quando aparece essa mensagem, significa tb que tem que trocar o HD??? o que é melhor ter HD ou ssd???..estou nessa duvida ainda nas pesquisas que fiz uns dizem que ssd dura 10 anos outros só 3..acho que tenho que trocar o meu HD ele tem 8 anos de uso e estou nessa indecisão qual o melhor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano vc leu a matéria ? kkkkkk não precisa trocar o HD . Quanto a quantos sistema eu tenho no HD, tenho só o Debian instalado, em maquina virtual (virtualbox) tenho Debian todas as interfaces, Fedora, openSUSE, Ubuntu, Arch

      Excluir
  2. Muito boa a matéria Lobo. Parabéns!
    Quando comecei a usar Linux pensava que essa mensagem estava me alertando sobre algum tipo de problema no meu disco rígido, mas depois pesquisando na internet descobri que na verdade essa mensagem era referente a uma verificação de busca de possíveis setores defeituosos (BAD BLOCKS) no meu disco rígido. Sua postagem irá ajudar muitas pessoas que têm dúvidas sobre o significado dessa mensagem que aparece na inicialização das distribuições Linux.
    Um abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho realizado no blog.
    Valeu parceiro... Excelente explicação!!!
    Até a próxima, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  3. Amigão, instalei o Linux Lubuntu e quando dei o reboot, apareceu essa msg mas fica bastante tempo e não sai. Pode ser algum erro ou devo esperar até ele sair por si só?

    ResponderExcluir
  4. Já tentei fsck /dev/sda1,e muitas outros comandos do fsck,tentando corrigi os bloks é não resolveu .

    ResponderExcluir
  5. Alguém tem algum comando que possa corrigi esse erro,anos atrás tinha achado um muito bom que resolveu meu problema,mais agora não achei mais,alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  6. Mano o único comando que resolve problema físico em diasco é meter a mão no bolso e comprar outro.

    ResponderExcluir
  7. Kkkkk Não é bem assim não pow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Já ví que o escorpião de bolso anda nervoso, isso vai te ajudar. https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2018/03/forcar-verificacao-de-disco-na.html

      Excluir
  8. Vou tentar aqui até resolver aqui,quando resolver aqui passo o comando aí para vocês,mais valeu

    ResponderExcluir