Menu

domingo, 29 de outubro de 2017

Instalar arquivos compactados tar... no seu Debian, Ubuntu e derivados

A galera vive perguntando como se instala esses arquivos compactados tar.gz, tar.bz, tar......
Se esse é o seu caso leia essa matéria.






Observações


Em primeiro lugar, evite ao máximo instalar pacotes de fora do seu repositório, lembre que usamos um sistema operacional sem antivírus monitorando.

O fato de você estar aqui lendo essa matéria já demonstra que seu conhecimento em GNU/Linux é de iniciante, isso agrava ainda mais as coisas, sistema sem AV e o seu conhecimento não permite ler o código e identificar coisas maliciosas em um pacote, para agravar mais ainda as coisas você não leu nem as instruções de instalação do desenvolvedor do pacote, nada bom isso, eu diria preocupante.

Te resta então confiar na fonte do pacote e seguir por sua total conta e risco e sorte é claro.

Mas se você tivesse lido o guia foca iniciante boa parte das suas dúvidas e problemas estariam resolvidos :)


Pacotes compactados


Os pacotes que você for baixar nesse formato, podem ser em varias extensões, não tem um padrão nisso, pode ser .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .zip, .rar, resumindo, todos são apenas uma pasta compactada contendo arquivos.

Esses arquivos podem exigir uma compilação ou não para serem usados, sempre o seu desenvolvedor adiciona na pagina de download o modo de usar.


Exemplos

tarball


Um clássico, o Firefox que você faz o download da mozilla.

Esse pacote não é para ser instalado, você apenas faz o download, descompacta e usa, veja na imagem abaixo o arquivo descompactado.

Nesse caso não se instala nada, você apenas descompacta e para usar o programa o executa e pronto, no caso é só executar o arquivo "firefox" dessa pasta.




Para compilar

Note nesse exemplo o SimpleScreenRecorder o arquivo descompactado.

Note que ele tem um arquivo de nome readme  ou melhor read me que traduzido é Leia-me.




 Você só precisa abrir esse arquivo com seu editor de texto e ler.




Olha que legal, tem até uma receita de bolo para se instalar as dependências que o programa exige, todos os pacotes para compilação tem a lista de dependências, uma você ira conseguir resolver facilmente, outras não e talvez você tenha até que compilar as dependências.




Você segue lendo o manual de instalação que o desenvolvedor fez para você LER.




Nesse exemplo note que o dev te deu duas alternativas e uma delas pode resolver problema comuns, que já foram relatados a ele.

Compiling and installing
------------------------



If you have installed SimpleScreenRecorder as a package from a repository, you should uninstall that version first to avoid conflicts. If you don't do this, the two versions may overwrite each other or use the wrong version of the GLInject library.

The simplest way to compile and install everything is to run:


Comando que você deve executar em um terminal. Mas para executar o comando, você deve entrar na pasta do programa que deseja compilar, isso pelo terminal com o comamndo cd /endereço/da/pasta/do/programa.

    ./simple-build-and-install

This will compile the 64-bit main program and library, and then the 32-bit library. If the 32-bit build fails because libraries are missing, but 64-bit works fine, read the instructions above again :).

If you want to compile step-by-step, you can use the following steps:


Comandos que você deve executar um a um em um terminal.

    mkdir build-release
    cd build-release
    cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX="/usr" -DCMAKE_BUILD_TYPE=Release ..
    make
    sudo make install




É isso ai, não existe receita de bolo para esses pacotes compactados, o que existe é um modo de instalação fornecido pelo desenvolvedor o que você é obrigado a ler para saber especificamente o que deve fazer nesse pacote em particular.

Outro detalhe, para se compilar um pacote você precisa ter o conhecimento básico do básico, portanto leia o Guia Foca, estude, aprenda o básico.


Guia Foca iniciante 


Guia Foca intermediário


Guia Foca avançado


Não quer ler o guia foca, legal, compre um livro sobre Linux e leia, de qualquier foram, estude :)


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!












3 comentários:

  1. Muito bom esse site, vou aproveitar e ler esses PDFs sobre o Linux ainda tenho muito a aprender.

    ResponderExcluir
  2. é nessas horas que o Windows ganha de lavada do Linux na instalação de programas.... Se para instalar qualquer programa no Windows fosse assim, ele não teria alcançado a popularidade que tem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo isso é uma opção para usuários de conhecimento intermediário a avançado. No GNU/Linux temos varias outras formas de se instalar programas, tipo:

      Com um click

      Com dois clicks como no windows, mas a galera acha dificil e opta por instalar com um click apanas :)

      Como a matéria trata de um tema avançado e acredito que não seja o seu caso, no Windows também compilamos programas, usamos o CMD.

      Excluir