domingo, 13 de março de 2016

Gnome-Software, a nova central de programas, para Debian testing

O gnome software (Programas) é a central de programas do Gnome, foi adotada pelo Ubuntu e agora também pelo Debian testing e futuramente para a versão Stable do Debian.








O aplicativo Programas permite que você encontre e instale novos aplicativos e extensões do sistema, além de remover aplicativos já instalados.
Programas do GNOME mostra aplicativos populares em destaque com descrições úteis e múltiplas capturas de tela do aplicativo. Aplicativos podem ser encontradas tanto navegando a lista de categorias quanto pesquisando. Ele também permite que você atualize seu sistema.

Para instalar de o comando abaixo no terminal.


su

apt install gnome-software

Tela inicial.




Programas instalados com opção de remover o que desejar.



Atualizações para o sistema.


Repositórios



Categoria



Descrição do programa que deseja instalar e a opção de instalação.




Alguns programas contam com uma descrição mais detalhada, com o tempo isso deva ser na grande maioria.



Pesquisa







8 comentários:

  1. Dúvida: essa central de programas no Debian pesquisa por qualquer tipo de programa/pacote ou só os mais populares, com interface gráfica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os programas com essa característica só busca o que está pre definido, o que é relevante ao usuário final, o resto que é destinado ao intermediário avançado, use o apt-get.

      Excluir
  2. Muito bom, vai auxiliar bastante os usurários.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, vai melhorar muito pro usuário inicial

    ResponderExcluir
  4. Ficarei no aguardo para o Stable pois de momento uso o Synaptic. Muito interessante esta materia. Já era hora.

    ResponderExcluir
  5. Vai ajudar muito quem esteja buscando sair das distribuições mais voltadas para o usuário final. É uma pena não esta nos repositórios do Debian 8.

    ResponderExcluir
  6. Não acho mito bom. Tem pacote que é programa simples que o usuário conhece, mas não aparece na central, como o radiotray por exemplo. Deveria ser igual na central de programas do ubuntu, que o usuário podia colocar pra ver outros pacotes como bibliotecas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, mas isso torna o programa pesado e foi por esse motivo que a Canonical descontinuou a central deles e aderiu a da Gnome.
      Mesmo porque, o Gnome-software é destinado ao iniciante e bibliotecas é preocupação do user avançado, nesse caso o apt search resolve o problema.

      Excluir