Eliminar o Ubuntu software do Ubuntu 20.04

O Ubuntu 20.04 LTS chega com uma novidade que está causando dúvidas e problemas entre os usuários, a sua nova central de programas, se é o seu caso confira essa matéria.







Central de programas



O Ubuntu inicialmente tinha a sua central de programas, acredito que até a versão 12.04, não estou bem certo sobre a versão que ela foi adotada.





Após passou a utilizar a central de programas do Gnome a Gnome Software que tem menos problemas que a antiga.






Nesse seu ultimo lançamento o 20.04 LTS a Canonical resolveu usar por padrão um mix de Snap Store e Gnome Software.




A primeira vista ela é super parecida ao Gnome software, mas os programas disponíveis para instalação são na grande maioria do empacotamento Snap da Canonical.

Veja o exemplo Firefox, mesmo tendo ele instalado a versão dos repositórios oficiais, a versão encontrada na pesquisa é a em Snap.





Pacote distribuído na snapcraft.io e não dos repositórios oficiais.






Um detalhe interessante, não tem um padrão para a instalação do Ubuntu software ou Snap store, uma verdadeira bagunça.

Para né Canonical, isso em uma LTS é foda.


Nova instalação e a roleta escolheu o Ubuntu Software, note na pesquisa por um APP básico o Firefox.





Mas o que temos é uma imposição absurda pelo uso de pacotes Snap.





O Firefox que vem instalado por padrão do repositório tradicional nem nos instalados é mostrado, mesmo ele estando instalado.




Ao menos o apt ainda não destruíram e ele ainda mostra a realidade.






 Opinião pessoal



Não tenho nada com os planos comerciais da Canonical, se entendem que forçar a barra para o uso quase que exclusivo dos pacotes empacotados no seu produto Snap, é problema deles.

Ao meu ver é um erro que inevitavelmente irão acabar voltando a velha e boa Gnome Software.

Pacotes Snap são legais, não danificam o sistema operacional, tem um ótimo nível de estabilidade e tudo mais.

Mas eles tem uma característica que para o meu uso de um sistema operacional é horrível, a necessidade de montar uma partição virtual no boot do sistema para cada pacote snap instalado.

Outro ponto negativo é o grande espaço que um programa snap ocupa em disco, se levarmos em conta que muitos usuários estão usando SSD de baixa capacidade de armazenamento, em poucas semanas podem ficar sem espaço em disco.

Mas como já disse, é problema da Canonical e suas escolhas (desastrosas).


Alternativa



A alternativa é a mais obvia possível, seria instale a Gnome Software, para isso de o comando abaixo no terminal.

sudo apt install gnome-software


Aparentemente seria uma alternativa, mas devido as alterações feitas pela Canonical até mesmo o gnome-software acaba ficando limitado e capado quanto a busca e disponibilização de programas do repositório convencional.


Vamos lá, remova o snap-store.

sudo snap remove snap-store



Remova por completo o ubuntu-software.


sudo apt-get remove --purge ubuntu-software* gnome-software*


Remova os resíduos ( OBS: Usei o apt-get antes porque um engraçadinho acha que o apt não deve mais usar o coringa *, esses dev se superam kkkk ).

sudo apt autoremove


Instala o Gnome Software

sudo apt install gnome-software gnome-software-plugin-flatpak gnome-software-plugin-snap

Adicione o repositório flathub.


flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Pronto desfeita a bagunça e agora vocẽ tem uma central de programas decente e sem te empurrar goela a baixo um empacotamento da casa.



Finalmente agora temos os pacotes do repositório convencional listados.





A boa central de programas do Gnome sem gambiarras.




Comentários

  1. Excelente Post. Eu estava bem chateado com a confusão dos snaps. Muito grato!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! A Canonical realmente está forçando a barra, eu também não achei legal essa atitude; deveriam fazer o óbvio, ou seja, deixar o usuário escolher, ainda bem que dá para corrigir isso. Os novos formatos de empacotamento (flatpaks e snaps) têm suas vantagens e desvantagens. Eu particularmente só vou usar snaps ou flatpaks quando for necessário, normalmente prefiro instalar os programas .DEB ou usar AppImage. Aceita um cafezinho aí, mano? Obrigado pela excelente matéria, Ricardo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canonical tem um tesão fora do normal em reinventar a roda, renomear aplicativos, lamentável

      Excluir
  3. Estava usando o linuxmint e os pacotes flatpaks coiam meu hd, porem os pacotes snaps parecem ocupar menos. Mas prefiro os pacotes DEB e se necessario usar outro tipo de pacote prefiro appimage que flatpak ou snap. Mas é uma bela dica! Valeu

    ResponderExcluir
  4. tenho é inveja do tio mark, esse tem dinheiro pra gastar a toa desenvolvendo esses snaps, até eu que sou burro sei que seria muito melhor pra todos se a canonical ajudasse no gnome software, mas da mesma forma como fizeram ao deixar o desktop gnome, agora estão empurrando esses pacotes, tenho a impressão que a canonical esta se esforçando pra falir, ou sei lá, será que eles não conseguem ver isso ?

    ResponderExcluir
  5. Boa matéria, eu uso SSD de 120GB e mudei do Windows recentemente, eu instalei um monte de programas para saber como funciona, experimentar, ainda não estou por dentro desses pacotes e tudo mais, mas suas instruções foram claras ao mostrar que os snaps consomem bastante memória do armazenamento interno hehe, e obrigado pela solução.

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS. QUE POSTAGEM, EU BEM IRADO NA VIDA ENCONTRO ISSO, O AGRAVANTE É QUE NO MEU NEM ABRIA SEMPRE BUGAVA NA MAIORIA DAS VEZES.

    NOTA 10.

    ResponderExcluir
  7. Cara. Sem palavras. Chato demais essa loja do Ubuntu. Eu não gosto de Snap, curto bem mais flatpak mas os dois é melhor que um só. Mas ter de manter duas lojas no sistema é ridículo. Seu passo à passo é muito fera. Aqui ficou uma lindeza. Muito obrigado pelo seu post. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!antes de mais nada muito obrigado pela dica ajudou muito, sou recente no linux e tive um pequeno problema que nao conseguia resolver pois o meu programa ubuntu softwarer parou de funcionar e nao tinha mais a opcao de escolha de softwarer apenas aparecia a escolha do editor, tentei varias alternativas na internet mais o que me ajudou foi sua orientacao, valew mesmo.

    ps:uma duvida qual seria uma outra alternativa para essa situacao caso vc queira manter o programa original, desde ja valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar o synaptic em conjunto com o ubuntu-software

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais