Mesa 18.1.0 com mais de noventa correções e novidades

Confira nessa matéria essa super atualização que o Mesa em desenvolvimento recebeu.










Mesa



Mesa, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan e de outras especificações. Suas partes mais importantes perceptíveis ao usuário são os dois drivers gráficos principalmente desenvolvidos e financiados pela Intel e pela AMD, que estão usando essas implementações. O Nouveau, um projeto de tamanho menor com o objetivo de criar um driver gráfico para placas de vídeo GeForce, em contraste, é principalmente um esforço comunitário. O Mesa implementa uma API padronizada independente de fabricante, independente de linguagem de programação e multiplataforma (principalmente em distribuições BSD e distribuições Linux), fazendo a interface com diversos drivers de hardware gráfico específicos de cada fabricante.

Além de aplicativos 3D, como jogos, servidores gráficos modernos (Glamor, do X.org ou Weston, do Wayland) usam o OpenGL/EGL; portanto, todo o sistema gráfico tipicamente é executado usando o Mesa. Drivers de gráficos proprietários (e.g. Nvidia GeForce driver e AMD Catalyst para Radeon) substitui todo o Mesa, fornecendo sua própria implementação de uma API de gráficos, em vez de fornecer um driver que se comunica com o Mesa. Enquanto a Nvidia hoje promove seu driver proprietário para jogos, A AMD promove seus drivers do Mesa (radeon e radeonSI) em substituição ao depreciado AMD Catalyst (anteriormente chamado fglrx).

O Mesa é hospedado pelo freedesktop.org e foi iniciado em agosto de 1993 por Brian Paul, que ainda está ativo no projeto. O Mesa foi posteriormente amplamente adotado, e agora contém inúmeras contribuições de vários indivíduos e corporações em todo o mundo, incluindo os fabricantes de hardware gráfico do Khronos Group que administra a especificação OpenGL. Para o Linux, o desenvolvimento também foi parcialmente conduzido por financiamento coletivo.
Fonte


Mesa 18.1.0



Notas de versão do Mesa 18.1.0 / 18 de maio de 2018

O Mesa 18.1.0 é uma nova versão de desenvolvimento. As pessoas que estão preocupadas com a estabilidade e confiabilidade devem manter uma versão anterior ou esperar pelo Mesa 18.1.1.

O Mesa 18.1.0 implementa a API do OpenGL 4.5, mas a versão relatada por glGetString (GL_VERSION) ou glGetIntegerv (GL_MAJOR_VERSION) / glGetIntegerv (GL_MINOR_VERSION) depende do driver específico que está sendo usado. Alguns drivers não suportam todos os recursos necessários no OpenGL 4.5. O OpenGL 4.5 só está disponível se solicitado na criação do contexto. Os contextos de compatibilidade podem reportar uma versão inferior, dependendo de cada driver.


Novas características


Nota: alguns dos novos recursos estão disponíveis apenas com determinados drivers.


  • OpenGL 3.1 com ARB_compatibility no nv50, nvc0, r600, radeonsi, softpipe, llvmpipe, svga.
  • GL_ARB_bindless_texture em nvc0 / maxwell +.
  • GL_ARB_transform_feedback_overflow_query no nvc0.
  • GL_EXT_semaphore on radeonsi.
  • GL_EXT_semaphore_fd em radeonsi.
  • GL_EXT_shader_framebuffer_fetch em i965 na área de trabalho GL (GLES já era suportado).
  • GL_EXT_shader_framebuffer_fetch_non_coherent em i965.
  • GL_KHR_blend_equation_advanced em radeonsi.
  • Suporte ao cache de sombreador de disco para o i965 ativado por padrão.

Correções de bugs



Bug 90311 - Falha ao criar libglx com clang no estágio de vinculação
Bug 91808 - trine1 misrender r600g
Bug 95009 - [SNB] amd_shader_trinary_minmax.execution.built-in-functions.gs-mid3-ivec2-ivec2-ivec2 intermitente
Bug 95012 - testes [SNB] glsl-1_50.execution.built-in-functions.gs-op intermitentes
Bug 98281 - 'mensagem em ctx-> Debug.LogMessages [] parece vazar.
Bug 99549 - pp: Falha ao traduzir um shader
Bug 100259 - [EGL] [GBM] referência indefinida para `gbm_bo_create_with_modifiers '
Bug 101408 - [Gen8 +] Xonotic falha ao renderizar uma das armas
Bug 101442 - Shaders Piglit @ ssa @ fs-if-def-else-break falha com sb mas passa com R600_DEBUG = nosb
Bug 102342 - mesa-17.1.7 / src / gálio / auxiliar / pipebuffer / pb_cache.c: 169]: (estilo) Condição suspeita
Bug 102542 - mesa-17.2.0 / src / gálio / state_trackers / nine / nine_ff.c: 1938: má atribuição?
Bug 102905 - [R600] A compactação incorreta de TGSI para VLIW causa artefatos no Gallium Nine com o mapeamento de impacto Crysis2
Bug 103006 - [CTS OpenGL] [HSW] KHR-GL45.vertex_attrib_binding.basic-inputL-case1
Bug 103142 - R600g + sb: otimizador aparentemente preso em um loop infinito
Bug 103626 -
Bug 103746 - [BDW BSW SKL KBL] regressões dEQP-GLES31.functional.copy_image
Bug 104302 - Wolfenstein 2 (2017) sob artefatos gráficos de vinho na RADV
Bug 104335 - [OpenGL CTS] [SKL, KBL] Ocasionalmente, o KHR-GL45.vertex_attrib_64bit.limits_test falha
Bug 104625 - ponto e vírgula após se
Bug 104636 - [BSW / HD400] Ruínas Aztec GL versão GPU trava
Bug 104642 - Android: desreferenciamento do ponteiro NULL com i965 mesa-dev, parece relacionado ao build_id_length
Bug 104654 - r600 / sb: Bloqueio GPU de Isolamento Alienígena
Bug 104668 - dEQP-GLES31.functional.shaders.linkage.uniform.block.differing_precision regression
Bug 104717 - Rocket League: renderização de grama quebrado com nir
Bug 104732 - [radv] Conjuntos de descritores de ligação perturbam outras ligações de pipeline
Bug 104741 - Corrupção gráfica para aplicativos Android Telegram e KineMaster
Bug 104762 - Vários segfaults / problemas em qt / plasma
Bug 104777 - Anexar vários objetos shader para o mesmo palco a um programa GLSL dispara um erro de linker
Bug 104794 - piglit.spec.arb_internalformat_query2.samples e num_sample_counts verifica o pname
Bug 104803 - SIGSEGV em state_tracker / st_glsl_to_tgsi_temprename.cpp
Bug 104863 - 186 afirmações em piglit
Bug 104884 - vazamento de memória com intel i965 mesa ao executar o contêiner do Android no Ubuntu
Bug 104905 - SpvOpFOrdEqual não retorna resultados corretos para NaNs
Bug 104908 - Dica de Compressão de Textura não convertida em enum16
Bug 104915 - Consulta indexada de SHADING_LANGUAGE_VERSION não suportada
Bug 104923 - anv: corrupção de renderização Dota2
Bug 104989 - [r600] [dividido] aplicações OpenGL não podem processar nada
Bug 105013 - [regressão] GLX + VA-API + reprodução de vídeo clutter-gst está corrompida com o Mesa 17,3 (mas está bem com 17,2)
Bug 105026 - glxgears afirma com pp_jimenezmlaa = 1
Bug 105029 - simdlib_512_avx512.inl: 371: 57: erro: não foi possível converter '_mm512_mask_blend_epi32 ((__mmask16) (ImmT), a, b)' de '__m512i' {aka '__vector (8) long long int'} para 'SIMDImpl :: SIMD512Impl :: Float '
Bug 105052 -
Bug 105065 - Programas Qt ocasionalmente não conseguem renderizar com o novo Mesa (glGetProgramBinary)
Bug 105067 -
Bug 105088 - brw_nir_uniforms.cpp: 256: 10: erro: a expressão não constante não pode ser reduzida
Bug 105098 - congelamento de GPU [RADV] com o simples aplicativo Vulkan
Bug 105103 - O mestre de Wayland faz com que o Mesa não consiga compilar
Bug 105120 - meson construir quebrado
Bug 105161 - KHR_blend_equation_advanced não funciona em GLSL 1.10-1.40 shaders
Bug 105183 - Asserção estranha no vinculador NIR
Bug 105211 - falha de compilação após zwp_dmabuf commit se os protocolos wayland não estiverem instalados
Bug 105224 - Webgl Pointclouds cintila
Bug 105229 - [KBL SKL BDW HSW] [Regressão] Falhas KHR-GLES31.core.shader_image_load_store.advanced-sso-simples
Bug 105238 - ast.h: 648: 16: erro: o membro da união 'i' tem um construtor não trivial
Bug 105255 - Esperando por cercas sem waitAll não está implementado
Bug 105262 - [R600] [BISECTED] fontes ttf são invisíveis em muitos programas
Bug 105271 - O shader WebGL2 trava i965_dri.so 17.3.3
Bug 105274 -
Bug 105290 -
Bug 105292 - vkGetQueryPoolResults retorna status de consulta incorreto para buffers de consulta grandes (divididos)
Bug 105317 - A GPU Vega 56 estava travada enquanto tentava passar no teste #GraphicsFuzz shader15
Bug 105320 - O acesso ao buffer texel de armazenamento produz resultados errados (RX Vega)
Bug 105374 - texture3d, uma demonstração de SaschaWillems, declaração falha
Bug 105436 - Piscando texturas em UT2004 [bissexto]
Bug 105440 - GEN7: problema de renderização no citra
Bug 105442 - Pendure ao executar nove ff shader de iluminação com radeonsi
Bug 105444 - Ativar cache do shader de disco GL quando o feedback de transformação está ativado
Bug 105464 -
Bug 105471 - [g33] [dividido] falhas do dEQP-GLES2.functional.shaders
Bug 105497 - shader-db falha no sistema de 72 núcleos após a alteração do conjunto de bits ast_type_qualifier
Bug 105529 - u_debug_stack.c: 268: erro: #pragma Diagnóstico do GCC não permitido dentro de funções
Bug 105567 - meson / ninja: 1. symlinks incorretos mesa / vdpau em DESTDIR e 2. Ddri-drivers-path Substitui Dvdpau-libs-path DESTDIR
Bug 105621 - Falha de compilação no GNOME Contínuo
Bug 105634 - Falha no teste de compilação do Android ao criar o arquivo brw_oa_metrics.c
Bug 105670 -
Bug 105704 -
Bug 105717 - [dividido] Os testes de compilação do Mesa falham: BIGENDIAN_CPU ou LITTLEENDIAN_CPU devem ser definidos
Bug 105737 - st_tests_common.cpp: 140: 42: erro: nenhuma função correspondente para chamar a 'tgsi_get_opcode_info'
Bug 105738 - commit f7ffa504a065dc2631fd38cc5fe885b277f4e7e7 causa artefatos em radv
Bug 105740 - glsl_types.cpp (524): erro: uma variável estática local dinamicamente inicializada não é permitida dentro de uma expressão de instrução
Bug 105775 - SI atinge o tamanho máximo de IB em dwords e não consegue enviar
Bug 105807 - [Regressão, bifurcada]: Renderização 3D não está funcionando corretamente em Warhammer 40k: Dawn of War II
Bug 105817 - scons build quebrado por glSpecializeShaderARB
Bug 105820 - [m32] regressões piglit recolocando programa sem shaders
Bug 105942 - Artefatos Gráficos após atualização para a mesa 18.0.0-2
Bug 105952 - radv faz com que a GPU fique paralisada no SI
Bug 105960 - [dividido] meson build test falha com: referência indefinida para `etna_pm_create_query '
Bug 105994 - vazamento de estado de superfície ao criar e destruir vistas de imagens com profundidade e estêncil aspectMask
Bug 106074 - radv: si_scissor_from_viewport retorna um resultado incorreto ao usar o deslocamento da janela de visualização de meio pixel
Bug 106126 - eglMakeCurrent nem sempre garante que dri_drawable-> update_drawable_info foi chamado para um novo EGLSurface se outro tiver sido criado e destruído primeiro
Bug 106131 - meson / ninja build faltando arquivo gtest.h
Bug 106133 - faça check "OSError: [Errno 24] Há muitos arquivos abertos"
Bug 106147 - SIGBUS em write_reloc () quando a demonstração "texture3d" Vulkan de Sacha Willems começa
Bug 106174 - vulkan dota2 quebrado (segfaulting), encontrado bug commit
Bug 106180 - [dividida] tela preta de teste de fumaça radv vulkan (Adicionar suporte para DRI3 v1.2)
Bug 106243 - [kbl] GPU HANG: 9: 0: 0x85dffffb, em Canela
Bug 106450 -
Bug 106462 - regressão piglit.spec.arb_vertex_array_bgra.get




Fonte




Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais