Identifique o driver em uso por sua placa de vídeo

Que tal identificar o driver que a sua placa de vídeo está usando, e se o ambiente gráfico está usando ou não o driver  da sua placa e alguns problemas.









Identificar o driver em uso



A identificação do driver de vídeo pode ser apenas uma curiosidade, mas pode ser a chave para identificar problemas.

Um problema bem comum é de de consumo absurdo de processador pelo ambiente gráfico, veja na imagem abaixo.



Esse problema se deve ao fato de o ambiente gráfico, no caso o Cinnamon ( Gnome ) não reconhecer a placa de vídeo como compatível a ele, nesse caso o ambiente força a renderização por software e com isso sobrecarrega o processador.

Nesse caso o driver usado passa a ser o llvmpipe.




Se esse for um problema que te afeta, tente a instalação do driver proprietário para a sua VGA, no caso de placas híbridas instale o proprietário para a Intel.

Outro problema que tenho visto é o de super aquecimento no Ubuntu que coloca em uso a segunda GPU nvidia ou AMD para o ambiente gráfico ao se instalar a firmware proprietária.
Considero isso um risco totalmente desnecessário em notbooks, vai aquecer de forma absurda a maquina forçando o cooler a trabalhar mais e fazer muito ruido, além do desgaste da placa pelo aquecimento.
Para placas hibridas o aconselhável é usar bumblebee para controlar o uso da vga secundaria, deixe a Intel para o ambiente gráfico, seu hardware e boldo agradecem.
Veja na saída do inxi de um membro da comunidade que relatou muito barulho do cooler, note que a placa usada pelo ambiente gráfico é a segunda a Nvidia, isso não é nada bom, a solução foi remover a firmware proprietária para a Intel passar a ser usada e o problema foi resolvido.






Para a identificação use o inxi, caso não o tenha instalado instale pela sua central de aplicativos.




Feita a instalação execute o comando abaixo em seu terminal.

inxi -G


Note na imagem que no meu caso o driver usado é o mesa,

OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Sandybridge Mobile v: 3.3 Mesa 18.1.0

Nesse caso a renderização é feita por hardware e sem devorar o meu processador.


Processador livre para ser usado pelo que deve ser e não somente pelo ambiente gráfico.


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