quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Erro ao instalar o ttf-mscorefonts-installer no Ubuntu

Muitos usuários estão reportando erro de atualização do pacote ttf-mscorefonts-installer, se você está com esse problema leia essa matéria, irei mostrar duas formas de resolver o problema.










Vou mostrar duas formas de resolver esse problema.

Opção 1



Na janela abaixo não adianta clicar em "Executar esta ação agora", o erro está na geração dos links para o download dos .exe que são convertidos posteriormente para ttf, mas como o download não ocorre o dpkg não finaliza a instalação e retorna erro, ficando nesse eterno loop.


Para resolver esse problema, o ideal seria os desenvolvedores Ubuntu do pacote ttf-mscorefonts-installer assumirem o erro, mas está dificil e o bug permanece.
Alguns usuarios estão apelando para a instalação do pacote via repositório Debian, mas isso é um remendo porco, errado e nada elegante.

Como o erro é somente ao gerar os links para o download dos pacotes, alterando o arquivo padrão do pacote para links atualizados, como você pode ver abaixo o arquivo original do .deb Ubuntu.

Para resolver isso vamos alterar esses links.
Quando a mensagem do erro for exibida, não click em nada e deixe a janela aberta.


Abra o terminal e de o comando abaixo ( copie e cole no terminal para evitar erros).

sudo sed -i 's,http://downloads.sourceforge.net/corefonts/,https://ufpr.dl.sourceforge.net/project/corefonts/the%20fonts/final/,g' /usr/share/package-data-downloads/ttf-mscorefonts-installer

Feito isso, click na janela do erro em "Executar esta ação agora" digite sua senha de root e aguarde a janela do segundo terminal fechar, ai é só fechar a janela do erro e tudo resolvido.
Note as fontes sendo instaladas no segundo terminal.



Fontes instaladas com sucesso.


 Explicando o comando de alteração dos links.

em vermelho está o endereço errado e em azul o endereço correto, o comando apenas faz a substituição.

sudo sed -i 's,http://downloads.sourceforge.net/corefonts/,https://ufpr.dl.sourceforge.net/project/corefonts/the%20fonts/final/,g' /usr/share/package-data-downloads/ttf-mscorefonts-installer

Assim você continua com seu sistema integro e sem pacotes alienígenas ( Debian ) em seu sistema, notem bem, esse é só um dos exemplos que a Canonical não pega apenas os pacotes do Debian, ela os pega e altera para a realidade do Ubuntu, esse erro deixou isso bem claro.

Opção 2


Você pode simplesmente remover o pacote ttf-mscorefonts-installer, na minha opinião devido as demais fonts disponíveis no Ubuntu esse pacote é totalmente desnecessário para a grande maioria dos usuários.
Para remover de o comando abaixo no terminal.

sudo apt remove --purge ttf-mscorefonts-installer ; sudo apt autoremove




Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!








4 comentários: