quinta-feira, 2 de abril de 2015

Repositório Ubuntu

O repositório é um conjunto de servidores na Internet que contem os programas que integram o seu sistema operacional, e é justamente ele a sua distribuição linux.






Os componentes dos repositórios são:


Main - Programas suportados oficialmente.

Universe - Programas mantidos pela comunidade, mas não são oficiais dos desenvolvedores do Ubuntu.

Restricted - Programas que não são de código completamente abertos.

Multiverse - Programas de código fechado.

Proposed - Atualizações de pré-lançamento.

Backports - Programas super atualizados, mas na grande maioria são instáveis.

Por padrão o Ubuntu não vem todos os repositórios habilitados, eu particularmente só não habilito o Proposed, para não ter pacotes ainda instáveis a disposição.
Para configurar o seu repositório, abra as "Configurações do sistema > Programas e atualizações"


Notem nessa imagem a baixo, eu não uso PPA e recomendo também que não usem em maquinas de produção, pacotes de PPA costumam ser instáveis e não são muito confiáveis quanto ao suporte, que pode ser encerrado a qualquer momento sem aviso e você acaba ficando com um programa instalado e vulnerável a falhas de segurança no caso de uma PPA abandonada, e tem muitas nessas condições, sempre de preferencia ao repositório oficial e no máximo os do universe mantidos pela comunidade.



As atualizações sempre deixe habilitadas as de Segurança e as recomendadas, as demais podem conter pacotes instáveis ainda.


O Ubuntu vem com o Universe desabilitado por padrão e isso limita a quantidade de programas disponíveis em 10153, como pode ser visto no rodapé da janela abaixo.


Talvez com o Universe desabilitado você acabe caindo nas garras das PPA, mas calma ai, vamos habilitar ele e dar um saltinho para 45553 programas disponíveis no seu repositório, como você pode ver no rodapé da imagem a baixo.


Aqui já da para entenderem o porque eu sou totalmente contra Remasterizações (Mint, Elementary, e os cambal) não contribuem com nada para a Distribuição que elas sugam e para piorar roubam o titulo de DISTRIBUIÇÃO LINUX (Aquele que distribui pacotes linux) sem se quer se darem ao trabalho de fazerem como o Ubuntu faz com o Debian, pega seus pacotes, compila e reempacota para hospedar em servidores próprios se sobrecarregar os repositórios Debian, não o chupa cabra (Remasterização) suga até cançar e na maior cara larga, ainda cria um site com um botãozinho magico para doações ao grande esforço deles, opz, da distribuição sugada, mas isso abafa,kkkkk.
A vai LOBO, você mantém o Remaster ... sim mantenho,mas para uso pessoal com o intuito de você ter um backup do seu sistema operacional e não para uso de estelionato e fragmentação do linux.

Você deve estar se perguntando, "Pra que usar essa velharia do Synaptic ?" , a resposta é, a central de programas não te mostra todos os pacotes disponíveis, por isso eu uso e recomendo o uso do Synaptic.

Pra encerrar, usem sempre o repositório fornecido pela equipe do Ubuntu, eles são infinitamente melhores e mais confiáveis que qualquer PPA.
Mas se mesmo assim resolveu usar PPA e se meteu em apuros, vou deixar dois links que podem te ajudar a resolver o problema e conhecer um ṕoco mais de universo das PPA, e nunca use Remasterizações, mesmo que o senhor Stallman, por motivos desconhecidos, endeuse algumas Remasterizações e espinafre a Distribuição sugada por elas.

Erro W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/... 404 Not Found


Remover ppa,revertendo o estrago





9 comentários:

  1. Excelente dica! Só uma dúvida: o Mate caracteriza-se como uma redistribuição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mate ambiente gráfico, ou o Ubuntu Mate ?
      O Ambiente gráfico Mate, é um fork do gnome 2.x, hoje ele está em um nível de estabilidade fantástico, tanto que é meu ambiente gráfico de produção padrão no Debian.
      O Ubuntu Mate é uma remasterização do Ubuntu, mesmo eles se dizendo 'baseados' no Ubuntu, eu só considero uma distro baseada em outra se ela faz como o Ubuntu faz com o Debian.

      Excluir
  2. Compactuo com a ideologia do Lobo nesse assunto.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas se eu necessito por exemplo, do "prezi player" que não tem no repositório do Ubuntu 12.04 LTS, o que eu faço, fico sem? Que alternativa você me dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por PPA ou Compila ou não use ou use algo de fora do seu repositório por total conta e risco seu, lembre não usamos antivírus monitorando e usar um pacote de longe dos olhos da sua comunidade, é assumir os riscos.

      Excluir