Montar partição sem que ela apareça montada no desktop.

Aparentemente uma dica boba,mas para mim esse por menor me deixava insatisfeito,kkkkk
Uso nesse pc (de trabalho) uma partição NTFS compartilhada com uma instalação do Windows e nessa partição tenho todos os meus dados pessoais e de trabalho,isso agiliza o trabalho quando estou em um ou em outro OS,todas as pastas estão linkadas na home e pasta de user dos dois sistemas.
O que me incomodava era o fato de no desk do Debian essa partição ficava ali no Desk (frescura eu sei) e não poderia desativar a exibição dos dispositivos removíveis,monto pendrive de cliente o dia todo e isso me da mais produtividade,chega de lorota,vamos ao que importa.




Para Debian,Ubuntu e derivados.

Vamos verificar as partições existentes,de o comando abaixo e tecle enter.

OBS: sda3  mostrada aqui é exemplo,você vai descobrir os seus e alterar nos comandos.

Abra o terminal e de o comando abaixo para descobrir a sua partição.

sudo fdisk -l


Eu vou montar a partição sda3,os exemplos a seguir são baseados no exemplo sda3,altere para a sua realidade.

Vamos criar a pasta onde a partição será montada e, /mnt (montando ai ela não aparece no desk)

De o comando abaixo no terminal para a criação da pasta.

sudo mkdir /mnt/dados
De o comando abaixo para instalar o ntfs-3g.

sudo apt-get install ntfs-3g

De o comando abaixo para montar a partição NTFS,lembre de alterar o sda3 pela sua partição.
sudo mount -t ntfs-3g /dev/sda3 /mnt/dados
Agora vamos alterar o fstab para que a partição seja montada no boot do sistema.

de o comando abaixo no terminal.

sudo gedit /etc/fstab
Cole a linha abaixo para partição NTFS,substituindo sda3 pela sua partição,salve,feche o arquivo e reinicie o pc.

/dev/sda3    /mnt/dados    ntfs-3g defaults 0 0

Cole a linha abaixo para partição ext4,substituindo sda3 pela sua partição,salve,feche o arquivo e reinicie o pc.

/dev/sda3    /mnt/dados ext4 auto,user,rw 0 1


Partição montada e não está no desktop,pendrive montado e aparecendo no desk,pastas linkadas na home.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais