A Distribuição Linux openSUSE Tumbleweed está aderindo ao systemd-boot


Nova integração systemd-boot no openSUSE para substituir o gerenciador de boot Grub.

A Distribuição Linux openSUSE Tumbleweed está aderindo ao systemd-boot


Systemd-boot é um gerenciador de inicialização (bootloader) desenvolvido pela equipe do systemd para sistemas Linux. Ele foi projetado para ser uma alternativa leve e eficiente aos bootloaders tradicionais, como o GRUB.
O systemd-boot é conhecido por sua simplicidade e facilidade de configuração. Ele é particularmente popular em sistemas que utilizam o systemd como init system, como muitas distribuições Linux modernas. O systemd-boot geralmente é utilizado em sistemas UEFI, sendo capaz de carregar o kernel do Linux e inicializar o sistema operacional.

Principais características do systemd-boot:

  • Simplicidade: A configuração do systemd-boot é feita principalmente através de um arquivo de configuração simples, o loader.conf, localizado na partição de inicialização.
  • Integração com o systemd: Como parte do ecossistema systemd, o systemd-boot é integrado de forma estreita com outras ferramentas e serviços fornecidos pelo systemd.
  • Eficiência: O systemd-boot é projetado para ser rápido e eficiente, com um tempo de inicialização mínimo e um código enxuto.
  • Suporte ao UEFI: Ele é compatível com a especificação UEFI, permitindo que seja utilizado em sistemas modernos.
  • Capacidade de carregar kernels e initramfs: Além de carregar o kernel do Linux, o systemd-boot pode carregar também um initramfs, se necessário para o sistema.
  • Personalização: Embora seja simples, o systemd-boot oferece opções para personalização avançada, permitindo que os usuários configurem diversas opções de inicialização, como parâmetros do kernel, opções de boot e assim por diante.


O anúncio foi feito em 04 de Março de 2024.

"Uma mudança do tradicional carregador de inicialização do GRUB é o melhor desempenho e a segurança da inicialização do sistema.
Uma apresentação totalmente sistêmica de Ludwig Nussel lança alguma luz sobre as motivações, desafios e direção futura da integração de inicialização do sistema no openSUSE.
A principal motivação por trás da adoção do systemd-boot está em sua simplicidade e eficiência, especialmente ao lidar com criptografia de disco completo. Carregadeiras de inicialização tradicionais como o GRUB exigem a incorporação de código de descriptografia e funções de derivação de chaves que podem complicar o código do carregador de inicialização e o processo de inicialização; isso pode retardar o sistema na inicialização. Com o systemd-boot, essas responsabilidades são delegadas ao Kernel do Linux e ao espaço do usuário, o que ajuda a agilizar o processo de inicialização.
"


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais