Instalar drivers no Linux


A principal dúvida dos iniciantes é quanto a necessidade de instalar drivers no Linux como se é obrigado no Windows.
Se é o seu caso confira essa matéria.

 Instalar drivers no Linux

Linux é um kernel, a parte do sistema operacional que se comunica com o hardware.

O Linux é open source, tem o seu código fonte aberto e qualquer um pode ler, alterar e distribuir esse software usando a licença "GNU General Public License".

Muitos entendidos de coisa nenhuma ( Youtubers ) pregam apenas que Linux é grátis, que você pode fazer o que quiser e por ai seguem vendendo o seu peixe e agradando o cliente gerando seus CPC, pageview para monetização.

Drivers

Os drivers são programas que fazem a ligação entre o sistema operacional e o hardware.

No kernel Linux temos milhares de drivers que por motivos legais (leis) são adicionados no kernel por serem de código aberto e ou free ( Free não é de grátis como as hienas dizem) são distribuídos usando a licença "GNU General Public License".
Os drivers de código fonte fechado como Nvidia, AMD e algumas placas de rede são de código fonte fechado.

A introdução desses drivers de código fechado no kernel ou as distribuições distribuírem suas .iso, os alterar é crime sujeito as leis de cada pais, resultando em processos, multas milionárias e cadeia.

Para vocês terem uma ideia confira o contrato que se assina ao aceitar instalar um driver da Nvidia e o contrato de licença do Linux.

Licenças

O Kernel do Linux é fornecido sob os termos da GNU General Public License versão 2 (GPL-2.0), conforme fornecido em LICENSES / preferido / GPL-2.0, com uma exceção explícita de syscall descrita em LICENSES / exceptions / Linux-syscall-note , conforme descrito no arquivo COPYING.

Este arquivo de documentação fornece uma descrição de como cada arquivo de origem deve ser anotado para tornar sua licença clara e inequívoca. Não substitui a licença do Kernel.

A licença descrita no arquivo COPYING se aplica à fonte do kernel como um todo, embora os arquivos de origem individuais possam ter uma licença diferente, necessária para ser compatível com a GPL-2.0.

Fonte

Confira abaixo a licença da Nvidia.



Licença para uso do cliente do software NVIDIA GeForce


AVISO IMPORTANTE – LEIA COM ATENÇÃO: Esta Licença de Uso do Cliente do Software NVIDIA GeForce ("LICENÇA") é o acordo que rege o uso do software GeForce da NVIDIA Corporation e suas subsidiárias ("NVIDIA") que podem ser baixados aqui, incluindo software de computador e materiais associados ("SOFTWARE"). Ao baixar, instalar, copiar ou usar o SOFTWARE, você concorda em estar vinculado aos termos desta LICENÇA. Se você não concorda com os termos desta LICENÇA, não faça o download do SOFTWARE.

CONSIDERANDOS

O uso dos produtos da NVIDIA requer três elementos: o SOFTWARE, o hardware em uma placa de controle de gráficos e um computador pessoal. O SOFTWARE é protegido pelas leis de copyright e tratados internacionais de copyright, bem como outras leis e tratados de propriedade intelectual. O SOFTWARE não é vendido, somente licenciado para uso, estritamente em acordo com esta LICENÇA. O hardware é protegido por várias patentes e é vendido, mas esta LICENÇA não cobre esta venda. Esta LICENÇA define somente os termos e condições de uso do SOFTWARE.

1. DEFINIÇÕES

1.1 Cliente. Cliente é a entidade ou indivíduo que faz o download do SOFTWARE.

2. CONCESSÃO DE LICENÇA

2.1 Direitos e Limitações da Concessão. A NVIDIA concede ao Cliente uma licença não exclusiva e intransferível para instalar e usar o SOFTWARE com produtos de hardware de marca NVIDIA GeForce ou Titan de propriedade do Cliente, sujeito ao seguinte:

2.1.1 Direitos. O Cliente pode instalar e usar várias cópias do SOFTWARE em um computador compartilhado ou simultaneamente em diferentes computadores e fazer várias cópias de backup do SOFTWARE, exclusivamente para uso do Cliente na Empresa do Cliente. "Empresa" significa o uso individual pelo Cliente ou qualquer entidade jurídica (como uma corporação ou universidade) e suas subsidiárias em mais de cinquenta por cento (50%).

2.1.2 Exceção do Linux/FreeBSD. Não obstante os termos anteriores da Seção 2.1.1, o SOFTWARE projetado exclusivamente para uso nos sistemas operacionais Linux ou FreeBSD, ou outros sistemas operacionais derivados do código-fonte desses sistemas operacionais, podem ser copiados e redistribuídos, desde que os arquivos binários não sejam modificados de forma alguma (exceto para descompactar arquivos compactados).

2.1.3 Limitações.

Sem Modificação ou Engenharia Reversa. O Cliente não pode modificar (exceto conforme previsto na Seção 2.1.2), fazer engenharia reversa, descompilar ou desmontar o SOFTWARE, nem tentar de qualquer outra forma obter o código-fonte.

Sem Separação de Componentes. O SOFTWARE é licenciado como um só produto. Seus componentes não podem ser separados para uso em mais de um computador, nem usados separadamente das outras partes.

Não Sublicenciar ou Distribuir. O Cliente não pode vender, alugar, sublicenciar, distribuir ou transferir o SOFTWARE; ou usar o SOFTWARE para apresentação ou transmissão pública; tampouco fornecer serviços comerciais de hospedagem com o SOFTWARE.

Sem Implantação em Datacenter. O SOFTWARE não está licenciado para a implantação em datacenter, exceto o processamento de blockchain em um datacenter, que é permitido.

3. ENCERRAMENTO

Esta LICENÇA será automaticamente encerrada se o Cliente não cumprir com qualquer um dos termos e condições aqui contidos. Nesse caso, o Cliente deve destruir todas as cópias do SOFTWARE e seus componentes.

Suspensão Defensiva. Se o Cliente iniciar ou participar de algum procedimento legal contra a NVIDIA, a NVIDIA pode, a seu exclusivo critério, suspender ou encerrar todas as concessões de licença e quaisquer outros direitos concedidos nesta LICENÇA durante a pendência de tais procedimentos legais.

4. PROPRIEDADE

Todos os títulos e direitos de propriedade intelectual no e para o SOFTWARE (incluindo, entre outros, todas as imagens, fotografias, animações, vídeo, áudio, música, texto e outras informações incorporadas ao SOFTWARE), os materiais de acompanhamento e quaisquer cópias do SOFTWARE, são propriedade da NVIDIA ou de seus fornecedores.

5. LEI APLICÁVEL E ARBITRAGEM VINCULATIVA

Lei Aplicável. Deve-se considerar que esta LICENÇA foi concebida sob as leis do estado de Delaware e deve ser interpretada de acordo com essas leis, sem a consideração ou aplicação de conflito das leis ou princípios. A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias está especificamente isenta.

Arbitragem. No caso de qualquer reclamação, disputa ou controvérsia com a NVIDIA relacionada a esta LICENÇA ou que possa surgir a partir dela ou pelo uso do SOFTWARE (coletivamente, "Disputas"), o Cliente concorda em contatar primeiramente a NVIDIA através dos Correios dos EUA, pelo endereço NVIDIA Corporation, ATTN: Legal, 2788 San Tomas Expressway, Santa Clara, Califórnia, 95051 para tentar resolver a disputa com a NVIDIA informalmente. No caso improvável de que a NVIDIA não consiga resolver a Disputa com o Cliente dentro de 60 dias após a reivindicação informal original do Cliente (ou mais cedo, se, na opinião da NVIDIA, não for provável que a disputa seja resolvida dentro de 60 dias), o Cliente e a NVIDIA concordam em resolver a Disputa (excluindo quaisquer reivindicações da NVIDIA por injuntivo ou outro alívio equitativo) mediante a arbitragem vinculativa perante um árbitro da Mediação Judicial e dos Serviços de Arbitragem ("JAMS") localizados no Condado de Santa Clara, Califórnia, de acordo com os Procedimentos de Arbitragem Acelerada Opcionais em vigor para os JAMS, exceto conforme previsto neste documento. A arbitragem será realizada no condado de Santa Clara, na Califórnia (ou no escritório JAMS mais próximo do condado de Santa Clara), a menos que o Cliente solicite uma audiência em pessoa na cidade natal do Cliente, ou que o Cliente e a NVIDIA concordem de outra forma. Nada nesta seção deve impedir qualquer uma das partes de solicitar injunção ou outro alívio equitativo dos tribunais, conforme necessário, para evitar a violação real ou ameaçada, a apropriação indevida ou a violação da segurança de dados, dos direitos de propriedade intelectual ou outros direitos de propriedade da referida parte. Se, por qualquer razão, este acordo de arbitragem não for aplicado a uma Disputa, e como resultado uma Disputa for processada no tribunal e não em arbitragem, a disputa deve ser entregue exclusivamente em tribunal estadual ou federal no condado de Santa Clara, Califórnia.

Ação de Classe e Renúncia de Julgamento. TODAS AS RECLAMAÇÕES DEVEM SER REALIZADAS NA CAPACIDADE INDIVIDUAL DAS PARTES, E NÃO COMO REPRESENTANTE OU MEMBRO DA CLASSE EM QUALQUER PROCESSO DE CLASSE OU REPRESENTANTE. ESTA RENÚNCIA APLICA-SE À ARBITRAGEM DE CLASSES, A MENOS QUE TAL ARBITRAGEM SEJA NECESSÁRIA PARA EFETUAR A EXECUÇÃO DA RENÚNCIA DE AÇÃO DE CLASSES OU CASO A ARBITRAGEM DE CLASSES SEJA EXPRESSAMENTE ACORDADA COM A NVIDIA. O CLIENTE CONCORDA QUE, AO CONCORDAR COM ESTA LICENÇA, O CLIENTE E A NVIDIA ESTÃO RENUNCIANDO AO DIREITO A UM PROCESSO POR JÚRI OU A PARTICIPAR DE UMA AÇÃO CONJUNTA.

Direito ao Cancelamento. O CLIENTE PODE CANCELAR SEU ACORDO COM A DISPOSIÇÃO SOBRE ARBITRAGEM E DA RENÚNCIA ACIMA MENCIONADA À AÇÃO DE CLASSE/JULGAMENTO POR JÚRI DESTA LICENÇA MEDIANTE NOTIFICAÇÃO PARA A NVIDIA POR ESCRITO DENTRO DE 30 DIAS APÓS INICIADO O USO DO SOFTWARE SOB ESTA LICENÇA. TAL NOTIFICAÇÃO ESCRITA DEVE SER ENVIADA PARA ATTN: LEGAL, 2788 SAN TOMAS EXPRESSWAY, SANTA CLARA, CALIFÓRNIA, 95051 E DEVE INCLUIR (1) NOME DO CLIENTE, (2) ENDEREÇO ​​DO CLIENTE, (3) A REFERÊNCIA AO SOFTWARE GEFORCE COMO O SOFTWARE AO QUAL O AVISO ESTÁ RELACIONADO E (4) UMA DECLARAÇÃO CLARA QUE INDICA QUE O CLIENTE NÃO DESEJA RESOLVER DISPUTAS POR ARBITRAGEM E DEMONSTRANDO O CUMPRIMENTO COM O LIMITE DE TEMPO DE 30 DIAS PARA CANCELAMENTO.

6. RENÚNCIA DE GARANTIAS E LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE

6.1 Sem Garantias. NA MÁXIMA EXTENSÃO PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL, O SOFTWARE É FORNECIDO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" E A NVIDIA E SEUS FORNECEDORES REJEITAM TODAS AS GARANTIAS DE QUALQUER TIPO OU NATUREZA, SEJAM EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU ESTATUTÁRIAS, RELACIONADAS OU DECORRENTES DO SOFTWARE, INCLUINDO, MAS NÃO LIMITADO A, GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO, APTIDÃO PARA UM PROPÓSITO PARTICULAR, TÍTULO E NÃO INFRAÇÃO. Sem limitar o acima disposto, o Cliente é o único responsável por determinar e verificar se o SOFTWARE que o Cliente obtiver e instalar é a versão apropriada para o modelo de placa de controle de gráficos, para o sistema operacional e para o hardware do Cliente.

6.2 Limitações de Responsabilidade. NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, SOB HIPÓTESE ALGUMA A NVIDIA OU SEUS FORNECEDORES SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, INCIDENTAIS, INDIRETOS OU CONSEQUENCIAIS, OU POR DANOS POR PERDA DE LUCROS EMPRESARIAIS, PERDA DE DADOS, INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS OU PERDA DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS RESULTANTES DO USO OU DA INCAPACIDADE DE USAR O SOFTWARE, MESMO QUE A NVIDIA TENHA SIDO AVISADA DA POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, A RESPONSABILIDADE CUMULATIVA TOTAL DA NVIDIA SOB OU DECORRENTE DESTA LICENÇA EXCEDERÁ O MONTANTE LÍQUIDO PAGO À NVIDIA PELO USO DO CLIENTE DO SOFTWARE PARTICULAR NO QUAL A RESPONSABILIDADE É BASEADA, OU US$ 10,00, SE A NVIDIA NÃO RECEBEU NENHUMA TAXA PELO USO DO SOFTWARE PELO CLIENTE.

7. ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA

O Cliente concorda e reconhece que o SOFTWARE pode atualizar, configurar, acessar e coletar informações sobre o sistema do Cliente para otimizar adequadamente esse sistema para uso com o SOFTWARE. Conforme o Cliente utiliza o SOFTWARE, o Cliente concorda com tudo mencionado anteriormente, e declara e garante que o Cliente tem o direito a conceder tal consentimento. Além disso, o Cliente concorda que é o único responsável por manter os pontos de restauração do sistema e os backups de dados adequados para o sistema do Cliente, e que a NVIDIA não será responsabilizada por danos ou perdas no sistema do cliente (incluindo perda de dados ou acesso) resultantes de ou relacionadas (a) a quaisquer alterações nas definições, configurações de aplicativos, variáveis de ambiente, registros, drivers, BIOS, ou outros atributos do sistema (ou qualquer parte dele) iniciadas por meio do SOFTWARE; ou (b) à instalação de qualquer SOFTWARE ou patches de software de terceiros por meio do serviço de atualização. O SOFTWARE pode conter links para sites e serviços. A NVIDIA incentiva o Cliente a revisar as declarações de privacidade sobre os sites e serviços que o Cliente escolhe acessar para que o Cliente possa entender como eles podem coletar, usar e compartilhar as informações pessoais do Cliente. A NVIDIA não é responsável pelas declarações de privacidade ou práticas dos sites e serviços controlados por outras empresas ou organizações.

Registro e Informações do Cliente. O Cliente declara e garante que a informação que o Cliente forneceu em conexão com o seu registro para o SOFTWARE é completa e precisa. Na medida em que o Cliente fornece seus dados pessoais à NVIDIA durante o registro ou outro momento, o Cliente também reconhece que tais informações serão coletadas, usadas e divulgadas pela NVIDIA de acordo com a política de privacidade da NVIDIA, disponível na URL http://www.nvidia.com.br/object/privacy_policy_br.html. Se o Cliente não desejar que o SOFTWARE forneça atualizações do sistema conforme descrito nesta Seção 7, desmarque "Verificar automaticamente atualizações" na guia "Preferências" do painel de controle de atualização da NVIDIA aplicável para o SOFTWARE.

8. DIVERSOS

Se qualquer disposição desta LICENÇA for incompatível ou não puder ser cumprida pela lei, tal disposição será interpretada como limitada na medida necessária para ser consistente e plenamente exigível nos termos da lei. Esta LICENÇA é o acordo final, completo e exclusivo entre as partes em relação ao assunto em questão, e substitui todos os entendimentos e acordos anteriores ou contemporâneos relacionados a esse assunto, seja oralmente ou por escrito. Esta LICENÇA só poderá ser modificada por escrito e com assinatura de um executivo autorizado da NVIDIA. O Cliente concorda que não enviará, transferirá ou exportará o SOFTWARE para qualquer país, nem usará o SOFTWARE de qualquer maneira proibida pelo Escritório de Indústria e Segurança dos Estados Unidos (United States Bureau of Industry) ou quaisquer leis, restrições ou regulamentos de exportação aplicáveis.
CONTRATO DE USO DO CLIENTE DO SOFTWARE NVIDIA GEFORCE

Este Contrato de Licença de Uso do Cliente do NVIDIA GEFORCE SOFTWARE ("CONTRATO") é o acordo que rege o uso do software de computador GeForce Experience, dos instaladores e drivers baixados relacionados a ele e de toda a documentação anexa (juntos, referidos como o "SOFTWARE") da NVIDIA Corporation e suas subsidiárias ("NVIDIA"). LEIA OS SEGUINTES TERMOS E CONDIÇÕES COM ATENÇÃO ANTES DE INSTALAR OU USAR O SOFTWARE. A NVIDIA concorda em fornecer a licença do SOFTWARE a você somente com a condição de que você aceite todos os termos contidos no CONTRATO. Ao fazer o download, instalar, copiar ou utilizar o SOFTWARE, você indica que compreende este CONTRATO e concorda com todos os termos aqui descritos. Se você não concordar com todos os termos desta CONTRATO, a NVIDIA não concorda em fornecer a licença do SOFTWARE a você, e você deve devolver ou destruir todas as cópias do SOFTWARE e não fazer download, instalar, copiar ou utilizar o SOFTWARE.

CONSIDERANDOS

O uso dos produtos da NVIDIA requer três elementos: o SOFTWARE, o hardware em uma placa de controle de gráficos e um computador pessoal (coletivamente, o hardware e o computador pessoal são definidos aqui como "SISTEMA DO CLIENTE"). O SOFTWARE é protegido pelas leis de copyright e tratados internacionais de copyright, bem como outras leis e tratados de propriedade intelectual. O SOFTWARE não é vendido, somente licenciado para uso, estritamente em acordo com este CONTRATO. O hardware é protegido por várias patentes e é vendido, mas este CONTRATO não abrange essa venda, uma vez que ele pode não necessariamente ter sido vendido como um pacote com o SOFTWARE. Este CONTRATO define somente os termos e condições da licença do SOFTWARE.

1. DEFINIÇÕES

1.1 Cliente. Cliente é a entidade ou indivíduo que faz o download e/ou instala o SOFTWARE.

2. CONCESSÃO DE LICENÇA

2.1 Direitos e Limitações da Concessão. O Cliente está em conformidade com os termos deste CONTRATO; a NVIDIA concede o direito não exclusivo e não transferível para que um único Cliente carregue, instale, execute e utilize o formato executável deste SOFTWARE da maneira e para os fins descritos nos materiais impressos associados, com a seguintes limitações:

2.1.1 Direitos. O Cliente poderá instalar e utilizar uma cópia do SOFTWARE no SISTEMA DO CLIENTE e, exceto no caso de cópia de backup do SOFTWARE, não poderá fazer cópias do SOFTWARE. Este SOFTWARE não poderá ser compartilhado ou utilizado simultaneamente em computadores diferentes.

2.1.2 Limitações. Exceto se expressamente especificado neste CONTRATO, o Cliente não poderá: a) copiar (exceto durante um carregamento ou uma instalação) ou modificar o SOFTWARE, incluindo, mas não limitado a, adicionar novos recursos ou fazer adaptações que alterem o funcionamento do SOFTWARE; (b) fazer engenharia reversa, descompilar, ou desmontar o SOFTWARE, ou tentar de alguma outra maneira obter o código-fonte, total ou parcialmente, ou permitir ou autorizar que um terceiro o faça, exceto se tais atividades forem expressamente permitidas pela lei, apesar desta proibição; (c) remover qualquer copyright ou outros avisos de direitos de propriedade do SOFTWARE; (d) transferir, sublicenciar, alugar, arrendar ou distribuir o SOFTWARE para outras pessoas; ou (e) disponibilizar a funcionalidade do SOFTWARE para vários usuários através de qualquer meio, incluindo, mas não limitado a, fazer o upload do SOFTWARE em uma rede ou serviço de compartilhamento de arquivos ou através de qualquer fornecedor de serviços de aplicativos de hospedagem, bureau de serviços, software como serviço (SaaS, software-as-a-service) ou qualquer outro tipo de serviço.

2.2 Informações Adicionais.

7-Zip. O SOFTWARE inclui o programa de software 7-Zip ("7-Zip"). O uso do código-fonte do 7-Zip está sujeito aos termos e condições disponíveis em www.7-zip.org.

3. CONSENTIMENTO PARA COLETA E USO DE INFORMAÇÕES

O Cliente reconhece que o SOFTWARE acessa e coleta informações pessoais não identificáveis e informações pessoais identificáveis sobre o Cliente e o SISTEMA DO CLIENTE, bem como configura o SISTEMA DO CLIENTE para (a) otimizar adequadamente o SISTEMA DO CLIENTE para uso com o SOFTWARE, (b) fornecer conteúdo através do SOFTWARE, (c) aprimorar os produtos e serviços NVIDIA e (d) fornecer comunicações de marketing. As informações coletadas pelo SOFTWARE incluem, mas não limitam-se aos seguintes itens do SISTEMA DO CLIENTE: (i) ID e configuração de hardware, (ii) configuração do driver e sistema operacional, (iii) jogos e aplicativos instalados, (iv) configurações, desempenho e uso de dados dos jogos e aplicativos, e (v) métricas de uso do SOFTWARE. Conforme o Cliente utiliza o SOFTWARE, o Cliente concorda em totalidade com o que foi mencionado anteriormente, e declara e garante que o Cliente tem o direito a conceder tal consentimento.

Além disso, o Cliente concorda que é o único responsável por manter as restaurações do sistema e os backups de dados adequados para o SISTEMA DO CLIENTE, e que a NVIDIA não será responsabilizada por danos ou perdas no SISTEMA DO CLIENTE (incluindo perda de dados ou acesso) resultantes de ou relacionadas (y) a quaisquer alterações nas definições, configurações de aplicativos, variáveis de ambiente, registros, drivers, BIOS, ou outros atributos do SISTEMA DO CLIENTE (ou qualquer parte do SISTEMA DO CLIENTE) iniciado por meio do SOFTWARE; ou (z) à instalação de qualquer SOFTWARE ou patches de software de terceiros iniciados por meio do SOFTWARE. O SOFTWARE pode conter links para sites e serviços. A NVIDIA incentiva o Cliente a rever as declarações de privacidade dos sites e serviços que o Cliente escolhe acessar para que o Cliente possa entender como eles podem coletar, usar e compartilhar as informações pessoais identificáveis do Cliente. A NVIDIA não é responsável pelas declarações de privacidade ou práticas dos sites e serviços controlados por outras empresas ou organizações.

Para obter mais informações sobre como a NVIDIA coleta, utiliza e divulga informações de usuários coletadas pelo SOFTWARE, consulte a Política de Privacidade da NVIDIA disponível na URL http://www.nvidia.com.br/object/privacy_policy_br.html.

4. VIGÊNCIA E RESCISÃO

4.1 Vigência. Cada licença aqui fornecida tem uma duração que inicia na data do download e termina ao final do uso do SISTEMA DO CLIENTE associado, sujeita à antecipação da rescisão, conforme descrito na seção abaixo. Este CONTRATO permanecerá em vigência até a expiração ou rescisão da última licença.

4.2 Rescisão. O Cliente poderá rescindir o CONTRATO a qualquer momento destruindo todas as cópias do SOFTWARE de posse e controle do Cliente. Este CONTRATO será automaticamente rescindido, com ou sem aviso da NVIDIA, se o Cliente não cumprir com algum dos termos e condições aqui descritos. Nesse caso, o Cliente deve, conforme opção da NVIDIA, destruir ou devolver todas as cópias do SOFTWARE e todos os seus componentes em posse ou controle do Cliente. Se o Cliente iniciar ou participar de algum procedimento legal contra a NVIDIA, a NVIDIA poderá, a seu exclusivo critério, suspender ou encerrar todas as concessões de licença e quaisquer outros direitos concedidos neste CONTRATO durante a pendência de tais procedimentos legais.

5. COPYRIGHT

5.1 Propriedades de Copyright. A cópia do SOFTWARE é licenciada, não vendida. O cliente é proprietário de todas as mídias nas quais o SOFTWARE está gravado, mas a NVIDIA e seus licenciadores ou fornecedores têm propriedade da cópia do SOFTWARE em si, incluindo todos os direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual no SOFTWARE (incluindo, mas não limitado a, todas as imagens, fotos, animações, vídeos, áudio, música, texto e outras informações incorporadas no SOFTWARE), os materiais impressos em anexo e quaisquer cópias do SOFTWARE. O SOFTWARE é protegido pelas leis de copyright e provisões de tratados internacionais. Portanto, o Cliente deve tratar o SOFTWARE como qualquer outro material com direitos autorais, exceto se autorizado de outra forma por este CONTRATO a fazer uma cópia do SOFTWARE somente para fins de backup ou arquivamento, contanto que o Cliente reproduza todos os avisos proprietários e de copyright que estão incluídos na cópia original. Os algoritmos, a estrutura, a organização e o código-fonte do SOFTWARE são segredos comerciais valiosos e informações confidenciais da NVIDIA. Exceto se expressamente definido aqui, este CONTRATO e a NVIDIA não concedem ao Cliente nenhum direito expresso ou implícito sobre as patentes, copyrights, marcas comerciais da NVIDIA ou outros direitos de propriedade intelectual no SOFTWARE, e todos os direitos, títulos e interesses no SOFTWARE e relativos a ele não expressamente concedidos são reservados pela NVIDIA ou seus licenciadores ou fornecedores.

5.2 Conteúdo Gravado. O SOFTWARE permite que os Clientes registrem atividades eletrônicas, incluindo, entre outros, gameplay ("Vídeos" DE CONTEÚDO) e upload ou transmissão dos Vídeos DE CONTEÚDO em serviços como Twitch.tv e YouTube. Os Clientes são os únicos responsáveis pelos Vídeos DE CONTEÚDO e assumem todos os riscos resultantes do uso de sites, serviços e redes de terceiros. O Cliente declara e garante que é o criador e proprietário dos VÍDEOS DE CONTEÚDO, ou tem os direitos e a autoridade necessários para postá-los ou publicá-los. Ao usar o SOFTWARE para fazer upload e publicar os Vídeos DE CONTEÚDO em sites, serviços ou redes de terceiros, o Cliente concorda em indenizar e isentar a NVIDIA e seus funcionários, diretores, colaboradores e agentes de quaisquer reivindicações, disputas, demandas, responsabilidades, danos, perdas, custos e despesas ("REIVINDICAÇÕES") decorrentes de ou que estejam relacionadas aos VÍDEOS DE CONTEÚDO do Cliente, incluindo, mas não limitado a REIVINDICAÇÕES de que os VÍDEOS DE CONTEÚDO do Cliente (a) infrinjam, violem ou se apropriem de qualquer direito de terceiros, incluindo direitos autorais, marcas registradas, patentes, segredos comerciais, direitos morais, direitos de privacidade ou de publicidade, ou qualquer outro direito proprietário ou de propriedade intelectual; ou (b) caluniem, difamem ou libelem qualquer outra pessoa.

6. LEI APLICÁVEL

Deve-se considerar que este CONTRATO foi concebido sob as leis do estado de Delaware e deve ser interpretada de acordo com essas leis, sem a consideração ou aplicação de conflito das leis ou princípios. A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias está especificamente isenta. O estado e/ou os tribunais federais sediados no condado de Santa Clara, na Califórnia, devem ter jurisdição exclusiva em relação a qualquer disputa ou reivindicações resultantes deste Contrato. O Cliente concorda em cumprir integralmente com todas as leis e regulamentações de exportação dos EUA para garantir que o SOFTWARE, todos os dados técnicos aqui descritos e qualquer produto direto não sejam exportados ou reexportados diretamente ou indiretamente de maneira a violar as regulamentações e leis de exportação aplicáveis ou utilizados para fins proibidos por elas.

7. RENÚNCIA DE GARANTIAS E LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE

7.1 Sem garantias. O SOFTWARE É FORNECIDO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" E NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL, A NVIDIA E SEUS FORNECEDORES SE ISENTAM DE TODA E QUALQUER GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, ENTRE OUTROS, AS GARANTIAS E CONDIÇÕES IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UM FIM ESPECÍFICO, E QUAISQUER GARANTIAS E CONDIÇÕES QUE SURJAM NO CURSO DA NEGOCIAÇÃO OU DO USO COMERCIAL. NENHUM CONSELHO OU INFORMAÇÃO, ORAL OU ESCRITO, OBTIDO DA NVIDIA OU DE QUALQUER OUTRO LUGAR, GERARÁ GARANTIAS OU CONDIÇÕES NÃO EXPRESSAMENTE DEFINIDAS NESTE CONTRATO.

7.2 Limitações de Responsabilidade. NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA A NVIDIA OU SEUS FORNECEDORES DEVEM SER RESPONSÁVEIS POR NENHUM DANO ESPECIAL, ACIDENTAL, INDIRETO OU CONSEQUENTE (INCLUINDO, ENTRE OUTROS, DANOS POR PERDA DE LUCRO COMERCIAL, INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS, PERDA DE INFORMAÇÕES DE NEGÓCIOS OU QUALQUER OUTRA PERDA PECUNIÁRIA) RESULTANTE DO USO OU DA INABILIDADE DE USAR O SOFTWARE, MESMO QUE A NVIDIA TENHA SIDO AVISADA DA POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. ALGUMAS JURISDIÇÕES PROÍBEM A EXCLUSÃO OU A LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR GARANTIAS SUBENTENDIDAS OU CONSEQUENTES OU DANOS ACIDENTAIS, PORTANTO, A LIMITAÇÃO ACIMA PODE NÃO SE APLICAR AO CLIENTE. TAMBÉM PODE HAVER OUTROS DIREITOS LEGAIS QUE VARIAM DE JURISDIÇÃO PARA JURISDIÇÃO. SEM PREJUÍZO DO QUE PRECEDE, A RESPONSABILIDADE AGREGADA DA NVIDIA RESULTANTE DE OU RELACIONADA A ESTE CONTRATO NÃO DEVE EXCEDER MIL DÓLARES AMERICANOS (US$ 1.000,00). AS LIMITAÇÕES PRECEDENTES PERDURARÃO E SERÃO APLICADAS CASO UMA SOLUÇÃO LIMITADA ESPECIFICADA NESTE CONTRATO NÃO CUMPRA COM SEU PROPÓSITO FUNDAMENTAL.

8. Usuários Finais do Governo dos EUA.

O SOFTWARE e a documentação associada são "itens comerciais", conforme a definição desse termo no FAR (Federal Acquisition Regulation, Regulamento de Aquisição Federal) 2.101, compostos, respectivamente, pelo "software de computador comercial" e pela "documentação do software de computador comercial", conforme o uso desses termos no FAR 12.212 e no DFARS (Defense Federal Acquisition Regulation, Regulamento de Aquisição Federal de Defesa) 227.7202. Se o SOFTWARE e a documentação estiverem sendo adquiridos pelo Governo dos EUA ou em nome do mesmo, conforme disposto no FAR 12.212 e no DFARS 227.7202-1 a 227.7202-4, conforme aplicável, os direitos do Governo dos EUA sobre o SOFTWARE e a documentação serão os especificados neste CONTRATO.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

O Cliente não poderá atribuir ou transferir este CONTRATO ou quaisquer direitos aqui concedidos, por força da lei, sem consentimento prévio por escrito da NVIDIA; qualquer tentativa por parte do Cliente de fazer isso sem consentimento prévio será anulada. Exceto conforme expressamente definido neste CONTRATO, o exercício de qualquer uma das soluções neste CONTRATO será realizada sem prejuízo das outras soluções neste CONTRATO. Se qualquer provisão deste CONTRATO não for consistente com a lei ou não puder ser totalmente aplicada pela lei, essa provisão será interpretada de acordo com a extensão máxima, e as outras provisões permanecerão em pleno vigor e efeito. Este CONTRATO é o contrato final, completo e exclusivo entre as partes, referente ao assunto aqui tratado, e substitui todas as propostas, entendimentos, comunicações e acordos, orais ou por escrito, anteriores ou atuais, relacionados a tal assunto, a não ser que o Cliente e a NVIDIA estabeleçam um contrato separado que regule o uso do SOFTWARE. A não execução de qualquer provisão deste CONTRATO, por qualquer uma das partes, não constituirá renúncia de aplicação futura desta ou de qualquer outra provisão. Este CONTRATO só poderá ser renunciado ou modificado por escrito e assinado por um executivo autorizado da NVIDIA.


Agora compare com a licença do Linux


GNU GENERAL PUBLIC LICENSE
Version 2, June 1991

Copyright (C) 1989, 1991 Free Software Foundation, Inc.,
51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301 USA
Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies
of this license document, but changing it is not allowed.

Preamble

The licenses for most software are designed to take away your
freedom to share and change it. By contrast, the GNU General Public
License is intended to guarantee your freedom to share and change free
software--to make sure the software is free for all its users. This
General Public License applies to most of the Free Software
Foundation's software and to any other program whose authors commit to
using it. (Some other Free Software Foundation software is covered by
the GNU Lesser General Public License instead.) You can apply it to
your programs, too.

When we speak of free software, we are referring to freedom, not
price. Our General Public Licenses are designed to make sure that you
have the freedom to distribute copies of free software (and charge for
this service if you wish), that you receive source code or can get it
if you want it, that you can change the software or use pieces of it
in new free programs; and that you know you can do these things.

To protect your rights, we need to make restrictions that forbid
anyone to deny you these rights or to ask you to surrender the rights.
These restrictions translate to certain responsibilities for you if you
distribute copies of the software, or if you modify it.

For example, if you distribute copies of such a program, whether
gratis or for a fee, you must give the recipients all the rights that
you have. You must make sure that they, too, receive or can get the
source code. And you must show them these terms so they know their
rights.

We protect your rights with two steps: (1) copyright the software, and
(2) offer you this license which gives you legal permission to copy,
distribute and/or modify the software.

Also, for each author's protection and ours, we want to make certain
that everyone understands that there is no warranty for this free
software. If the software is modified by someone else and passed on, we
want its recipients to know that what they have is not the original, so
that any problems introduced by others will not reflect on the original
authors' reputations.

Finally, any free program is threatened constantly by software
patents. We wish to avoid the danger that redistributors of a free
program will individually obtain patent licenses, in effect making the
program proprietary. To prevent this, we have made it clear that any
patent must be licensed for everyone's free use or not licensed at all.

The precise terms and conditions for copying, distribution and
modification follow.

GNU GENERAL PUBLIC LICENSE
TERMS AND CONDITIONS FOR COPYING, DISTRIBUTION AND MODIFICATION

0. This License applies to any program or other work which contains
a notice placed by the copyright holder saying it may be distributed
under the terms of this General Public License. The "Program", below,
refers to any such program or work, and a "work based on the Program"
means either the Program or any derivative work under copyright law:
that is to say, a work containing the Program or a portion of it,
either verbatim or with modifications and/or translated into another
language. (Hereinafter, translation is included without limitation in
the term "modification".) Each licensee is addressed as "you".

Activities other than copying, distribution and modification are not
covered by this License; they are outside its scope. The act of
running the Program is not restricted, and the output from the Program
is covered only if its contents constitute a work based on the
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Whether that is true depends on what the Program does.

1. You may copy and distribute verbatim copies of the Program's
source code as you receive it, in any medium, provided that you
conspicuously and appropriately publish on each copy an appropriate
copyright notice and disclaimer of warranty; keep intact all the
notices that refer to this License and to the absence of any warranty;
and give any other recipients of the Program a copy of this License
along with the Program.

You may charge a fee for the physical act of transferring a copy, and
you may at your option offer warranty protection in exchange for a fee.

2. You may modify your copy or copies of the Program or any portion
of it, thus forming a work based on the Program, and copy and
distribute such modifications or work under the terms of Section 1
above, provided that you also meet all of these conditions:

a) You must cause the modified files to carry prominent notices
stating that you changed the files and the date of any change.

b) You must cause any work that you distribute or publish, that in
whole or in part contains or is derived from the Program or any
part thereof, to be licensed as a whole at no charge to all third
parties under the terms of this License.

c) If the modified program normally reads commands interactively
when run, you must cause it, when started running for such
interactive use in the most ordinary way, to print or display an
announcement including an appropriate copyright notice and a
notice that there is no warranty (or else, saying that you provide
a warranty) and that users may redistribute the program under
these conditions, and telling the user how to view a copy of this
License. (Exception: if the Program itself is interactive but
does not normally print such an announcement, your work based on
the Program is not required to print an announcement.)

These requirements apply to the modified work as a whole. If
identifiable sections of that work are not derived from the Program,
and can be reasonably considered independent and separate works in
themselves, then this License, and its terms, do not apply to those
sections when you distribute them as separate works. But when you
distribute the same sections as part of a whole which is a work based
on the Program, the distribution of the whole must be on the terms of
this License, whose permissions for other licensees extend to the
entire whole, and thus to each and every part regardless of who wrote it.

Thus, it is not the intent of this section to claim rights or contest
your rights to work written entirely by you; rather, the intent is to
exercise the right to control the distribution of derivative or
collective works based on the Program.

In addition, mere aggregation of another work not based on the Program
with the Program (or with a work based on the Program) on a volume of
a storage or distribution medium does not bring the other work under
the scope of this License.

3. You may copy and distribute the Program (or a work based on it,
under Section 2) in object code or executable form under the terms of
Sections 1 and 2 above provided that you also do one of the following:

a) Accompany it with the complete corresponding machine-readable
source code, which must be distributed under the terms of Sections
1 and 2 above on a medium customarily used for software interchange; or,

b) Accompany it with a written offer, valid for at least three
years, to give any third party, for a charge no more than your
cost of physically performing source distribution, a complete
machine-readable copy of the corresponding source code, to be
distributed under the terms of Sections 1 and 2 above on a medium
customarily used for software interchange; or,

c) Accompany it with the information you received as to the offer
to distribute corresponding source code. (This alternative is
allowed only for noncommercial distribution and only if you
received the program in object code or executable form with such
an offer, in accord with Subsection b above.)

The source code for a work means the preferred form of the work for
making modifications to it. For an executable work, complete source
code means all the source code for all modules it contains, plus any
associated interface definition files, plus the scripts used to
control compilation and installation of the executable. However, as a
special exception, the source code distributed need not include
anything that is normally distributed (in either source or binary
form) with the major components (compiler, kernel, and so on) of the
operating system on which the executable runs, unless that component
itself accompanies the executable.

If distribution of executable or object code is made by offering
access to copy from a designated place, then offering equivalent
access to copy the source code from the same place counts as
distribution of the source code, even though third parties are not
compelled to copy the source along with the object code.

4. You may not copy, modify, sublicense, or distribute the Program
except as expressly provided under this License. Any attempt
otherwise to copy, modify, sublicense or distribute the Program is
void, and will automatically terminate your rights under this License.
However, parties who have received copies, or rights, from you under
this License will not have their licenses terminated so long as such
parties remain in full compliance.

5. You are not required to accept this License, since you have not
signed it. However, nothing else grants you permission to modify or
distribute the Program or its derivative works. These actions are
prohibited by law if you do not accept this License. Therefore, by
modifying or distributing the Program (or any work based on the
Program), you indicate your acceptance of this License to do so, and
all its terms and conditions for copying, distributing or modifying
the Program or works based on it.

6. Each time you redistribute the Program (or any work based on the
Program), the recipient automatically receives a license from the
original licensor to copy, distribute or modify the Program subject to
these terms and conditions. You may not impose any further
restrictions on the recipients' exercise of the rights granted herein.
You are not responsible for enforcing compliance by third parties to
this License.

7. If, as a consequence of a court judgment or allegation of patent
infringement or for any other reason (not limited to patent issues),
conditions are imposed on you (whether by court order, agreement or
otherwise) that contradict the conditions of this License, they do not
excuse you from the conditions of this License. If you cannot
distribute so as to satisfy simultaneously your obligations under this
License and any other pertinent obligations, then as a consequence you
may not distribute the Program at all. For example, if a patent
license would not permit royalty-free redistribution of the Program by
all those who receive copies directly or indirectly through you, then
the only way you could satisfy both it and this License would be to
refrain entirely from distribution of the Program.

If any portion of this section is held invalid or unenforceable under
any particular circumstance, the balance of the section is intended to
apply and the section as a whole is intended to apply in other
circumstances.

It is not the purpose of this section to induce you to infringe any
patents or other property right claims or to contest validity of any
such claims; this section has the sole purpose of protecting the
integrity of the free software distribution system, which is
implemented by public license practices. Many people have made
generous contributions to the wide range of software distributed
through that system in reliance on consistent application of that
system; it is up to the author/donor to decide if he or she is willing
to distribute software through any other system and a licensee cannot
impose that choice.

This section is intended to make thoroughly clear what is believed to
be a consequence of the rest of this License.

8. If the distribution and/or use of the Program is restricted in
certain countries either by patents or by copyrighted interfaces, the
original copyright holder who places the Program under this License
may add an explicit geographical distribution limitation excluding
those countries, so that distribution is permitted only in or among
countries not thus excluded. In such case, this License incorporates
the limitation as if written in the body of this License.

9. The Free Software Foundation may publish revised and/or new versions
of the General Public License from time to time. Such new versions will
be similar in spirit to the present version, but may differ in detail to
address new problems or concerns.

Each version is given a distinguishing version number. If the Program
specifies a version number of this License which applies to it and "any
later version", you have the option of following the terms and conditions
either of that version or of any later version published by the Free
Software Foundation. If the Program does not specify a version number of
this License, you may choose any version ever published by the Free Software
Foundation.

10. If you wish to incorporate parts of the Program into other free
programs whose distribution conditions are different, write to the author
to ask for permission. For software which is copyrighted by the Free
Software Foundation, write to the Free Software Foundation; we sometimes
make exceptions for this. Our decision will be guided by the two goals
of preserving the free status of all derivatives of our free software and
of promoting the sharing and reuse of software generally.

NO WARRANTY

11. BECAUSE THE PROGRAM IS LICENSED FREE OF CHARGE, THERE IS NO WARRANTY
FOR THE PROGRAM, TO THE EXTENT PERMITTED BY APPLICABLE LAW. EXCEPT WHEN
OTHERWISE STATED IN WRITING THE COPYRIGHT HOLDERS AND/OR OTHER PARTIES
PROVIDE THE PROGRAM "AS IS" WITHOUT WARRANTY OF ANY KIND, EITHER EXPRESSED
OR IMPLIED, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE IMPLIED WARRANTIES OF
MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. THE ENTIRE RISK AS
TO THE QUALITY AND PERFORMANCE OF THE PROGRAM IS WITH YOU. SHOULD THE
PROGRAM PROVE DEFECTIVE, YOU ASSUME THE COST OF ALL NECESSARY SERVICING,
REPAIR OR CORRECTION.

12. IN NO EVENT UNLESS REQUIRED BY APPLICABLE LAW OR AGREED TO IN WRITING
WILL ANY COPYRIGHT HOLDER, OR ANY OTHER PARTY WHO MAY MODIFY AND/OR
REDISTRIBUTE THE PROGRAM AS PERMITTED ABOVE, BE LIABLE TO YOU FOR DAMAGES,
INCLUDING ANY GENERAL, SPECIAL, INCIDENTAL OR CONSEQUENTIAL DAMAGES ARISING
OUT OF THE USE OR INABILITY TO USE THE PROGRAM (INCLUDING BUT NOT LIMITED
TO LOSS OF DATA OR DATA BEING RENDERED INACCURATE OR LOSSES SUSTAINED BY
YOU OR THIRD PARTIES OR A FAILURE OF THE PROGRAM TO OPERATE WITH ANY OTHER
PROGRAMS), EVEN IF SUCH HOLDER OR OTHER PARTY HAS BEEN ADVISED OF THE
POSSIBILITY OF SUCH DAMAGES.

END OF TERMS AND CONDITIONS

How to Apply These Terms to Your New Programs

If you develop a new program, and you want it to be of the greatest
possible use to the public, the best way to achieve this is to make it
free software which everyone can redistribute and change under these terms.

To do so, attach the following notices to the program. It is safest
to attach them to the start of each source file to most effectively
convey the exclusion of warranty; and each file should have at least
the "copyright" line and a pointer to where the full notice is found.


Copyright (C)

This program is free software; you can redistribute it and/or modify
it under the terms of the GNU General Public License as published by
the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or
(at your option) any later version.

This program is distributed in the hope that it will be useful,
but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
GNU General Public License for more details.

You should have received a copy of the GNU General Public License along
with this program; if not, write to the Free Software Foundation, Inc.,
51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301 USA.

Also add information on how to contact you by electronic and paper mail.

If the program is interactive, make it output a short notice like this
when it starts in an interactive mode:

Gnomovision version 69, Copyright (C) year name of author
Gnomovision comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY; for details type `show w'.
This is free software, and you are welcome to redistribute it
under certain conditions; type `show c' for details.

The hypothetical commands `show w' and `show c' should show the appropriate
parts of the General Public License. Of course, the commands you use may
be called something other than `show w' and `show c'; they could even be
mouse-clicks or menu items--whatever suits your program.

You should also get your employer (if you work as a programmer) or your
school, if any, to sign a "copyright disclaimer" for the program, if
necessary. Here is a sample; alter the names:

Yoyodyne, Inc., hereby disclaims all copyright interest in the program
`Gnomovision' (which makes passes at compilers) written by James Hacker.

, 1 April 1989
Ty Coon, President of Vice

This General Public License does not permit incorporating your program into
proprietary programs. If your program is a subroutine library, you may
consider it more useful to permit linking proprietary applications with the
library. If this is what you want to do, use the GNU Lesser General
Public License instead of this License.


Eu preciso instalar drivers no Linux ?

Essa é uma pergunta comum entre os iniciantes, reflete o transtorno que o usuário Windows passa a cada formatação.

Mas no Linux é muito diferente a questão dos drivers, o kernel vem com milhares de drivers incorporados.

Veja nesse exemplo temos 106 diretórios de drivers, esses tem outros diretórios com os drivers que somam 4409 arquivos.

Isso levando em conta só os drivers que vem no kernel.



Os drivers que são adicionados a distribuição por seus desenvolvedores e instalados pelo usuário são instalados em outro local.

Note que aqui se trata de um Debian free sem adição do non-free.


Mas se formos ver a quantidade de drivers que a Canonical adiciona em seu sistema Ubuntu para conseguir atender ao maior numero de computadores, a lista de drivers cresce bastante.



Mas e ai Lobo, precisa ou não instalar driver no Linux ?

A resposta é simples, só em 4 situações você precisa de drivers do fabricante do hardware.
  • Para placa de vídeo Nvidia, para melhorar o desempenho.
  • Para placa wifi, nos casos da sua não ser reconhecida.
  • Algum outro hardware muito especifico.
  • Impressoras e escaners
No mais se você instalou o sistema e tudo está funcionando, desconcidere a instalação de drivers como você faz no Windows, também não se preocupe com atualização de drivers, a sua distribuição se preocupa por você e ira disponibilizar em atualizações do sistema para a sua comodidade, relaxa mano :)

No caso ter algum problema com algum hardware especifico que não está funcionando, entre no nosso grupo no Facebook, la temos condições de ajudar melhor a resolver problemas especificos.

Nesse blog tem muitas matérias relacionadas a drivers, pode te ajudar.


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Comentários

  1. Já precisei instalar driver WIFI Broadcom num laptop Dell.
    Exceto por isso nunca precisei em maquinas 100% Intel.
    Clodoaldo

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olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

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