A camada de compatibilidade Wine para Windows começa a receber suporte para o servidor gráfico Wayland.
Wine começa receber os primeiros bits do driver Wayland
Wine é uma camada de compatibilidade para sistemas operativos UNIX que tem como objetivo a implementação da API da Microsoft Windows, sendo liderada por Alexandre Julliard. Desta forma, em teoria, o Wine permite a execução de aplicações desenvolvidas para ambientes Windows nativamente em outros sistemas operacionais. Wikipédia
Wayland é um protocolo de computador que especifica a comunicação entre o servidor gráfico e os seus clientes. Ele foi inicialmente projetado por Kristian Høgsberg, líder do projeto AIGLX, como um substituto ao X Window System. Wikipédia
Fazem duas semanas que os desenvolvedores do Wine anunciaram o "winewayland.drv: parte 1: Apresentar o driver Wayland".
"Esta é a primeira de (muitas) partes no upstreaming do driver Wayland para Wine. Como a quantidade de código e confirmações é grande, minha abordagem é upstream do driver em várias partes de maneira serial, com cada parte sendo um conjunto coeso (na medida do possível) de não muitas confirmações..."
Em 16 de Março começam a aparecer os primeiros trabalhos da implementação dos drivers do servidor gráfico Wayland.
As implementações se iniciam no Wine 8.4 em desenvolvimento.
Instalação
Essa versão pode ainda não estar nos repositórios da maioria das distribuições, mas em breve estará, para ter o Wine execute o comando referente a sua distribuição de pacotes.
Para Arch Linux e derivados
sudo pacman -S wine winetricks
Para Debian e derivados
sudo apt install wine32:i386 winetricks
Para Fedora e derivados
sudo dnf install wine winetricks
Para openSUSE
sudo zypper install wine winetricks
Wine é muito bom, consegui rodar várias aplicações nativas do Windows no Ubuntu, a única coisa que não consegui fazer rodar foi o emulador Sega Model 2, já li que algumas pessoas conseguiram fazer rodar mas no meu caso não deu certo.
ResponderExcluir