Enviar atalho para o Desktop no Gnome 40 e posteriores

O Nautilus tinha o recurso de enviar atalho de pastas e arquivos para o desktop, mas foi removido nas versões atuais, confira como ter de volta.

Enviar atalho para o Desktop no Gnome 40 e posteriores


 No Nautilus 40 e posteriores você até tem a opção de habilitar "Criar atalho".

 

Mas o atalho criado é no próprio diretório e não no Desktop.

O objetivo aqui é uma opção que envie os atalhos para o Desktop como no vídeo.


Aplicando

Para ter o recurso execute no terminal.

nano '~/.local/share/nautilus/scripts/Criar atalho no desktop'

Cole as linhas abaixo no nano.

#!/bin/bash
ln -sr ./"$@"  "$HOME/Área de Trabalho"
notify-send "Criado atalho de "$@" na Área de trabalho"

Ficando como na imagem.

Salve teclando Ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar.

Torne o arquivo executável.

 chmod +x '~/.local/share/nautilus/scripts/Criar atalho no desktop'

Agora basta das click direito em uma pasta ou arquivo > Scripts > Criar atalho no desktop.


Comentários

  1. Minha maior dificuldade para adotar o Gnome como meu DE de produção, é conseguir criar atalhos para meus documentos que uso com maior frequência, por ex. planilha de orçamento pessoal, documentos criados no LibreOffice Writer, playlists de minhas músicas favoritas.

    No meu ponto de vista, é óbvio que todo usuário precisa ter acesso rápido (via atalhos) aos documentos que usa com muita frequência.

    Cansei de pesquisar no Google e YouTube, onde todo mundo ensina a criar atalhos para os aplicativos. No MATE, fork do Gnome antigo, isso é moleza: sua barra principal aceita links para qualquer documento ou aplicativo.
    Se for pra depender do Plank, Cairo ou mesmo Latte no Gnome 44.3, que estou experimentando via openSUSE Tumbleweed, vou optar por DE's mais leves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais