Lançado RenderDoc 1.17 para Linux

RenderDoc é um depurador gráfico com suporte a Vulkan, D3D11, OpenGL & OpenGL ES ou D3D12 no Windows 7-10, Linux, Android, confira os detalhes da nova versão.

 

 

 

RenderDoc



RenderDoc é um depurador de quadros de código aberto que pode ser usado para analisar quadros únicos gerados por outros programas de software, como jogos. RenderDoc pode fornecer uma análise aprofundada de quadros únicos de qualquer aplicativo que use Vulkan, D3D11, OpenGL & OpenGL ES ou D3D12. Wikipedia



RenderDoc 1.17


RenderDoc 1.17 foi lançado em 26 de Novembro de 20021.


"Esta é a última versão do RenderDoc do ano e se concentra principalmente em algumas melhorias de qualidade de vida e suporte expandido à extensão Vulkan."


Essa versão conta com mais recursos e melhorias.


  • UI: o visualizador do contador de desempenho agora exibe apenas eventos visíveis quando sincronizado com o navegador de eventos, respeitando o filtro atual.
  • IU: Shaders de visualização personalizados agora podem acessar o intervalo mínimo / máximo selecionado.
  • IU: adiciona funcionalidade para redefinir um sombreador editado para o original. Além disso, é mais fácil alternar explicitamente entre a versão editada e a original ativada sem remover as alterações de código.
  • All: lida com o caso de formato não DXGI legado B8G8R8A8_UNORM ao carregar arquivos DDS.
  • OpenGL: permite a leitura de array 2D e texturas 3D para conteúdos iniciais de texturas de quadros anteriores.
  • OpenGL: Adiciona suporte para texturas compactadas 3D ASTC.
  • Vulkan: adiciona uma opção para exportar o estado e dependências do pipeline vulkan atual para um banco de dados fossilizado. Provavelmente, isso é útil principalmente para desenvolvedores de driver que extraem um pipeline, mas também pode ser útil para minimizar e compartilhar casos de reprodução.
  • Vulkan: Remove a extensão VK_KHR_win32_keyed_mutex com outras extensões de memória externa na reprodução, pois não é necessária e pode melhorar a portabilidade de captura.
  • Vulkan: suporta parâmetros bool em printf de depuração de shader.
  • Vulkan: On oculus permite carregar as camadas de validação agrupadas no sistema operacional.
  • Vulkan: Não lista a depuração de origem como disponível, a menos que as informações de depuração da origem estejam presentes.
  • Vulkan: adiciona suporte para uma série de novas extensões:
VK_KHR_dynamic_rendering
VK_KHR_format_feature_flags2
VK_KHR_maintenance4
VK_KHR_present_id
VK_KHR_present_wait
VK_KHR_shader_integer_dot_product
VK_KHR_shader_subgroup_uniform_control_flow
VK_EXT_color_write_enable
VK_EXT_extended_dynamic_state2
VK_EXT_fragment_density_map2
VK_EXT_global_priority_query
VK_EXT_load_store_op_none
VK_EXT_rgba10x6_formats
VK_EXT_shader_atomic_float2
VK_EXT_vertex_input_dynamic_state
VK_EXT_ycbcr_2plane_444_formats


Os bugs corrigidos podem ser conferidos no quadro abaixo.


UI: Fix texture viewer scrollbars not properly updating when zoom level changes. UI: Fix potentially misleading root signature index listed in D3D12 pipeline state view. UI: Fix internal formatting tags being exported or put on the clipboard from the event browser. UI: Fix pipeline state viewer HTML export crashes. UI: Internal/hidden properties in resource inspector creation calls are no longer displayed. UI: Fix mesh picking for unusual or reverse-depth perspective projection. UI: Prevent shader messages from previously opened captures showing up in later unrelated captures. Linux: Fix a potential crash/hang when invoking shader editing tools. Vulkan: Fix assignment of 64-bit array/matrix input values to locations. Vulkan: Use shader stage to disambiguate entry points with the same entry point name in a SPIR-V module. Vulkan: Fix texel read/write to respect format conversion when debugging shaders Vulkan: Improve event browser summary of vkCreateRenderPass2. Vulkan: Fix a crash writing to an offset within inline UBOs. Vulkan: Fix a crash when using SUBSAMPLED images with the fragment density map extension. Vulkan: Fix behaviour around skipping invalid padding descriptors when using overflowing descriptor update behaviour. Vulkan & GL: single basic element buffers without a surrounding struct are handled correctly. In particular this is relevant for matrices that may require per-row/column padding. Vulkan: Fix heavy memory use when specialisation constant IDs are very high. Vulkan: Fix a potential crash patching SPIR-V modules with multiple pixel shader entry points. Vulkan: Fix invalid SPIR-V being generated for vertex shaders that use subgroup operations. GL: Add workaround to qualcomm driver bug reading cubemap faces as corrupt data. GL: Fix a crash when fetching counter values over multidraw GL draws. GL: Try to fetch necessary data for capture when multiple threads are emitting GL commands. Note that generally this is not supported or recommended. GL: Fix texture type recorded for texture views of glCreate'd textures that are never bound directly. GL: Correctly serialise query-to-buffer copies that happen via glGet functions. GL: Add missing alias handling of EXT_map_buffer_range functions. D3D11: Remove some resource MISC flags from shared resources that cause problems on replay. D3D11: Snapshot contents of shared resources that are imported mid-frame. D3D11: Fix pipeline state statistics counters. D3D12: Fix a crash when ExecuteIndirect is called on a compute only command buffer. D3D12: Fix quad overdraw not working when a drawcall's vertex shader outputs don't write to position as the first element. D3D12: Fix a case where DXIL fails to patch correctly. D3D12: Fix a bug where placed resources with freed heaps would cause crashes. D3D12: Fix a crash fetching timestamps for events on copy queues.


Fonte




Instalação


Você pode esperar que a versão 1.17 chegue aos repositórios da sua distribuição, ou pode fazer o download no link abaixo, descompactar e usar sem precisar instalar nada no seu sistema.


Download RenderDoc 1.17




Após descompactar entre no diretório "renderdoc_1.17/bin" e execute o arquivo qrenderdoc.





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