Confira essa matéria e entenda o que define o OpenGL usado em seu sistema operacional GNU/Linux.
O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência.
Continue lendo para entender melhor.
O Mesa Drive atual da suporte até OpenGL 4.5, mas isso não quer dizer que você ira usar essa versão do OpenGL.
Quem vai definir isso é o seu chip gráfico e mais nada.
Irei usar o meu notebook como exemplo por ele ter duas placas de vídeo, uma Intel e outra Nvidia.
Processador - i5-2450M com Gráficos do processador HD Intel® 3000.
Como podem ver na tabela abaixo o meu gráfico Intel usa no máximo OpenGL 3.1
No meu sistema está usando o OpenGL 3.0 na media do chip gráfico.
A Nvidia já tem um suporte melhor e vai até o OpenGL 4.6 nvidia.
Atualmente o OpenGL tem as versões:
Mesa3d OpenGL 4.5
Como demonstrei acima, o meu chip gráfico Intel tem suporte até OpenGL 3.1, mesmo o sistema tendo o OpenGL 4.5 instalado roda seguindo as especificações com OpenGL 3.0.
Com a Nvidia temos uma melhora significativa e ela roda com a Ultima versão do OpenGL Nvidia 4.6.
O que fazer se um software pede uma versão maior do OpenGL que o meu chip gráfico suporta ?
A sua unica saída é buscar em fóruns maneiras ( gambiarras ) de enganar o software quanto a versão do OpenGL, nada você pode fazer com o sistema operacional ou driver, quem manda é o chip gráfico e .
OpenGL
O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência.
Continue lendo para entender melhor.
Versão atual do OpenGL
O Mesa Drive atual da suporte até OpenGL 4.5, mas isso não quer dizer que você ira usar essa versão do OpenGL.
Quem vai definir isso é o seu chip gráfico e mais nada.
Irei usar o meu notebook como exemplo por ele ter duas placas de vídeo, uma Intel e outra Nvidia.
Processador - i5-2450M com Gráficos do processador HD Intel® 3000.
Como podem ver na tabela abaixo o meu gráfico Intel usa no máximo OpenGL 3.1
No meu sistema está usando o OpenGL 3.0 na media do chip gráfico.
A Nvidia já tem um suporte melhor e vai até o OpenGL 4.6 nvidia.
Conclusão
Atualmente o OpenGL tem as versões:
Mesa3d OpenGL 4.5
Como demonstrei acima, o meu chip gráfico Intel tem suporte até OpenGL 3.1, mesmo o sistema tendo o OpenGL 4.5 instalado roda seguindo as especificações com OpenGL 3.0.
Com a Nvidia temos uma melhora significativa e ela roda com a Ultima versão do OpenGL Nvidia 4.6.
A perguntinha mais comum
O que fazer se um software pede uma versão maior do OpenGL que o meu chip gráfico suporta ?
A sua unica saída é buscar em fóruns maneiras ( gambiarras ) de enganar o software quanto a versão do OpenGL, nada você pode fazer com o sistema operacional ou driver, quem manda é o chip gráfico e .






