Remaster-gtk Debian Buster 2019

Crie backups e remasterizações do seu sistema operacional Debian e instale em outros computadores.
De brinde uma remasterização do Testing com KDE Plasma.









Remaster-gtk


O Remaster é um fork do antigo Remastersys.




O Remaster conta com vários recursos extra que ajudam na hora de gerar a .iso customizada do sistema operacional.






Um detalhe importante a se dizer, o APP não é um mero copiador de sistema como os demais, ele é formado por um conjunto de scripts destinados a facilitar a utilização dos pacotes live do Debian.

O live é um conjunto de scripts destinados a gerar as configurações necessárias para a criação e configuração da .iso live, ele segue os padrões Debian e portanto o seu sistema deve estar integro, configurado de forma correta. Não adianta inventar um monstrinho e achar que vai criar uma .iso e sair colocando em risco o computador alheio, não vai conseguir.

No Remaster coloquei algumas dicas que devem obrigatoriamente serem seguidas, se não seguir nem faça o download do Remaster.



Na janela de configurações temos mais um alerta que deve ser seguido, nunca use partição windows para o projeto. Cada opção está com um descrição.




Aqui temos a parte da geração da .iso live.

Backup


A .iso gerada na opção backup deve ser usada apenas por você, ela ira conter todas as configurações do seu usuário e informações sensíveis dele, todos os programas que estão por ai são também baseados no Remastersys e omitem isso e o pior omitem os riscos de se compartilhar uma .iso gerada pela opção backup, o mesmo se aplica ao " Selecionar configurações do usuário " da janela "Configurações".

Distribuição


Essa é a opção que você deve usar para gerar uma .iso que sera distribuída a desconhecidos, todas as informações e dados sensíveis são removidos pelo Remaster.

Mas seja ético ao distribuir a sua .iso, diga as pessoas que ela é uma remasterização do Debian, não faça como esses imbecis do distrowatch que criam remasterizações e distribuem como mais uma distribuição de pacotes, eles só distribuem uma .iso remasterizada de algum sistema, em muitos casos um mero deskmod, papel de parede, ícones e programas instalados, só isso.

Não se esqueça, vc vai distribuir uma remasterização.


As demais funções estão descritas.





Você pode gravar a sua .iso em CD/DVD ou Pendrive.






Tutoriais para Gnome e XFCE4.





Conselhos


Antes de tentar usar o Remaster aprenda sobre Debian para ter um sistema operacional nos padrões.

Debian, do contrario os scripts live não vão fazer milagres e você não vai conseguir nada.

Tudo absolutamente tudo o que você acha que aprendeu com os sites e blogs da moda não se aplicam ao Debian e aos padrões live, portanto jogue no lixo e recomece.

O Remaster é para Debian, não é para refisefuqui do Debian, essas contem erros que foram mascarados e ignorados por seus criadores, mas o live não vai perdoas, a menos que você consiga com eles os pontos alterados e as gambiarras, mas duvido que contem.


Download e instalação


Para ter o Remaster entre no link abaixo e por gentileza leia e siga as instruções.


Remaster GTK Debian



Estudo e teste


Caso queira conhecer uma remasterização gerada seguindo os padrões corretos, faça o download a .iso no link abaixo.

Sistema operacional Debian testing híbrido, ambiente gráfico KDE Plasma, arquitetura amd64, firmware non-free.


Download iso remasterizada


Nas remasterização você ira encontrar tutoriais muito importantes para quem está pretendendo criar uma remasterização, você precisa estudar esse básico em GNU/Linux.




O instalador da remasterização para um disco HD ou SSD é o Calamares, o Remaster já contem as configurações de adaptação ao live para o Calamares, portanto mais um motivo para você seguir os padrões Debian e live.




Um sistema remasterizado de forma correta tende a resultar em um sistema live leve e pratico quando descompactado na memória ram para ser usado, aqui quero frisar que o Remaster usa compactação xz, uma sistema operacional de 12 GB vai ser compactado para +- 3.5 GB, esses serão descompactados na memória ram do computador quando usado em live, seja responsável e não gere .iso de sistema acima dos 12 GB, vc pode colocar em risco o computador das pessoas que forem usar a sua .iso remasterizada.

O baixo consumo de hardware não tem nada de magica minha, é apenas resultado de seguir os padrões e deixar o sistema operacional vanilla.




Essa remasterização contem todas as firmware proprietárias disponíveis nos repositórios Debian.

"firmware-linux-free firmware-linux-nonfree atmel-firmware bluez-firmware firmware-b43-installer firmware-b43legacy-installer firmware-bnx2 firmware-bnx2x firmware-brcm80211 firmware-intelwimax firmware-ipw2x00 firmware-ivtv firmware-iwlwifi firmware-libertas firmware-myricom firmware-netxen firmware-qlogic firmware-ralink firmware-realtek intel-microcode libertas-firmware prism2-usb-firmware-installer zd1211-firmware firmware-linux-free firmware-linux-nonfree firmware-atheros"






A senha para desbloquear a sessão por inatividade é live




Veja no vídeo abaixo uma remasterização do Debian no Virtualbox em live.





Mais uma vez mostrando como os lixos chamados de DISTRO pelos malditos modinhas de review são feitas, deixe de ser enganado, não use refisefuqui de desconhecidos. Faça as suas remasterizações e as use sabendo o que são e o que elas tem sem surpresinhas escondidas. Por gentileza não engane novatos chamando remasterização de distro.



Todos os arquivos do blog

Mostrar mais