Menu

domingo, 28 de abril de 2019

Editor de vídeo Cinelerra GG para GNU/Linux

O Cinelerra é um dos melhores e mais poderosos editores de vídeo profissional para GNU/Linux, repleto de recursos e de código aberto.
Confira nessa matéria a sua versão GG.





OBS: Nessa matéria iremos usar repositório de terceiros, sem verificação de chave de segurança, se não concorda com essa pratica fique totalmente a vontade para não seguir a matéria.

Cinelerra GG


O Cinelerra é um NLE (Non-Linear Editor) para Linux que fornece uma maneira de compor mídias de áudio e vídeo. Além da edição, ele pode ser usado como um reprodutor de áudio / vídeo, para gravar áudio ou vídeo para incluir programas de transmissão de televisão, criar mídia dvd / bluray e retocar fotos antigas. Como o cinelerra possui muitos recursos para conteúdo descompactado, processamento de alta resolução e composição, o uso do cinelerra pode ser bastante complexo. No entanto, com apenas um pouco de introdução, até mesmo um novato será capaz de criar vídeos artísticos simples.







O Cinelerra-gg é licenciado sob a Licença Pública Geral GNU (GNU GPL ou GPL), que é uma licença de software livre que oferece aos usuários a oportunidade de executar, compartilhar e modificar o software. Todas as bibliotecas incluídas, como o Ffmpeg, também estão sob a licença GPL. O Cinelerra-gg usou o software original cinelerra (Heroine Virtual) como base, incorporou o trabalho e as modificações feitas por vários desenvolvedores ao longo dos anos (Community Version), adicionou várias melhorias ao longo dos anos e está sendo continuamente melhorado. Atualmente novas versões pré-construídas para muitas distros são lançadas mensalmente.






Cinelerra GG / Cinelerra CV



O Cinelerra-GG não foi representado anteriormente no site do Cinelerra-CV?

Sim, costumávamos estar juntos no site do Cinelerra-CV, mas devido a diferentes velocidades de desenvolvimento e direções de desenvolvimento, decidimos ter nosso próprio site para melhor concretizar nossas ideias. Desde o início, os projetos também foram desenvolvidos separadamente no Cinelerra-CV, apesar do desejo de trabalhar em uma versão comum do Cinelerra, mas os diferentes departamentos se distanciaram tanto que se tornou cada vez mais difícil uni-lo sob o mesmo teto. As diferenças nem sempre eram óbvias para o usuário, então havia um desejo de tornar as diferenças mais claras e de destacá-las com sites diferentes.







Versões Cinelerra


Cinelerra-GG: tem um ciclo de desenvolvimento rápido e funciona principalmente de acordo com o modelo Scrum, ou seja, lançando uma nova versão todos os meses, é uma versão de lançamento e registrando e implementando rapidamente o feedback do usuário. Esta versão se concentra em novos recursos, estabilidade aprimorada, correção rápida de bugs e expansão da base de codecs.

Cinelerra-CV: Esta versão se concentra na estabilidade. A filosofia de desenvolvimento é, portanto, bastante conservadora e mais lenta que os outros ramos. Mas essa variante é amplamente testada e também oferece suporte pelos desenvolvedores e pela comunidade do Cinelerra-CV.

Cinelerra-CVE: Este é o desenvolvimento pessoal do desenvolvedor Einar. O objetivo de Einar e seus apoiadores é melhorar de forma sustentável a base de código do Cinelerra-CV e adicionar novos recursos. Ele trabalha incansavelmente para lançar uma versão significativamente melhorada do Cinelerra-CV. Esta versão ainda não está terminada, mas promete um grande potencial para o futuro. Se você quiser dar uma olhada nesta versão com antecedência, você pode compilar você mesmo.

Cinelerra-HV: Esta é a versão do inventor Adam Williams. Ele criou o Cinelerra e o desenvolve, de acordo com nossa opinião pessoal, principalmente para fins particulares. Geralmente, uma nova atualização é feita uma vez por ano e isso sempre traz novos recursos e melhorias incríveis. A variante do Cinelerra-HV não oferece suporte ao desenvolvedor ou à comunidade. No entanto, vale a pena dar uma olhada de novo e de novo, como é também o caso com os outros ramos.


Instalação


A versão que escolhi para essa matéria foi o Cinelerra GG com desenvolvimento mais dinâmico e com repositórios próprios para a distribuição do pacote, isso garante maior confiabilidade e atualização direto do desenvolvedor sem depender de terceiros.

Use o método para a sua distribuição GNU/Linux.


Para Arch Linux


Adicione o repositório.

sudo nano /etc/pacman.conf

Cole as linhas abaixo no final do arquivo de texto aberto no nano.

[cingg]
SigLevel = Optional TrustAll
Server = https://cinelerra-gg.org/download/pkgs/arch
# end of cingg

Save teclando ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar.

Atualize a lista de pacotes.

sudo pacman -Sy
Instale o Cinelerra GG

sudo pacman -S cin




Para Debian


Log como root.

sudo -i

Adicione o repositório para Debian Stretch e Buster ( sem verificação de chave )

sudo echo "deb [trusted=yes] https://cinelerra-gg.org/download/pkgs/debian9 stretch main" > /etc/apt/sources.list.d/cinelerra-gg.list

Atualize a lista de pacotes.

apt update

Instale o Cenelerra GG.

apt install cin


Para Fedora


Instale com o comando.

sudo dnf install cinelerra –nogpgcheck –repofrompath cingg,https://cinelerra-gg.org/download/pkgs/fedora29/

VLW pelo toque da versão  Fernando Ferreira


Para openSUSE


Adicione o repositório para Leap 42.

sudo zypper ar -f https://cinelerra-gg.org/download/pkgs/leap42/ cingg

Remova a verificação GPG.

sudo zypper mr -G cingg

Instale.

sudo zypper install -r cingg cinelerra



Para Ubuntu 18.04 e posteriores.


Log como root.

sudo -i

Adicione o repositório para Debian Stretch e Buster ( sem verificação de chave )

sudo echo "deb [trusted=yes] https://cinelerra-gg.org/download/pkgs/ub18 bionic main" > /etc/apt/sources.list.d/cinelerra-gg.list

Atualize a lista de pacotes.

apt update

Instale o Cenelerra GG.

apt install cin

Manuais



O projeto Cinelerra sempre foi super documentado, não seria diferente nessa nova ramificação, para usar o programa de forma plena leia os manuais abaixo.


Cinelerra-GG Quick Start Guide


Cinelerra-GG Version Infinity







O segundo manual é bem extenso, se você não tem uma internet rápida aconselho fazer o download dos manuais nos links abaixo.


Download Cinelerra-GG Quick Start Guide


Download Cinelerra-GG Version Infinity



Fonte


Boas edições de Vídeo :)




Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a nossa caixinha de natal !!