Menu

terça-feira, 19 de março de 2019

Erros de repositório no Ubuntu

Se ao tentar instalar algum programa ou atualizar o sistema está recebendo mensagens de erro referente a endereços na internet confira nessa matéria como resolver.










Material desatualizado


Os usuários do Ubuntu são as maiores vitimas de blogueiros descuidados, negligentes ou sei lá que termo usar, a verdade é que todos os dias danificam o sistema das pessoas com indicações de uso de repositório de terceiros.

O maior de todos os problemas é a negligencia desses indivíduos, criam matérias e as abandonam, um bom exemplo é o uso indiscriminado de PPA, o usuário iniciante vê uma matéria e a segue sem ao menos verificar a data da mesma, claro isso não seria problema se esses "compartilhadores de conhecimento" fossem responsáveis e atualizassem o seu conteúdo ou até mesmo poderiam remover o que não se aplica mais, mas não, apenas postam, postam e postam em um desespero desenfreado por monetização.



Pacotes avulsos


Outra pratica abominável utilizada por alguns é o de indicação de .deb sem se quer terem o trabalho de testar, pegam o material de sites gringos, traduzem e mandam pra frente, não se espante isso é uma pratica muito comum.

Um pacote .deb tem uma lista de dependências a serem satisfeitas, supondo que você pegue um .deb feito no Ubuntu 19.04 e tenta instalar ele no 18.04 ele pode pedir dependências de versões de programas que não estão em seu repositório, ai como você já baixou um .deb vei lá e baixa a versão atualizada da dependência, tá feita a meleca, essa dependência tem outras e essas outras e por ai vai, se você for satisfazendo todas com .deb inevitavelmente ira quebrar o sistema.

Mas isso não é só pratica de blogueiros, muitos desenvolvedores por não terem tempo ou julgar desnecessário passar pelo crivo de uma distribuição de pacotes distribuem seus pacotes em .deb e ai o inferno é o limite, se você não conhecer e confiar de fato no desenvolvedor ira dar poderes de root a ele e ai é na sorte.

Liberdade


Leio muito nos fóruns "Eu instalo qualquer coisa mesmo e indico que façam, linux é liberdade", o caralho mano, a liberdade do software livre e do software aberto é apenas relacionada ao código fonte, não tem relação alguma com fazer meleca e induzir as pessoas a fazerem também.

Portanto se você não sabe ler e ou alterar o código você não é livre, depende de terceiros para fazerem isso, cabe a você depender de programadores responsáveis da sua distribuição ou de desconhecidos na rede e nesse caso cuidado, muito cuidado.




Exemplos


PPA danificada


Exemplo de repositório danificado pelo uso de uma PPA abandonada, aqui escolhi um programa bem procurado ultimamente o CodeBlocks.

Você vai na internet e de cara encontra vários tutoriais de como o tem em seu Ubuntu, ai pega um que usa uma PPA, mas uma PPA abandonada por seu desenvolvedor, mas os comandos estão lá te seduzindo, falando rode rode kkkkkk

sudo add-apt-repository ppa:damien-moore/codeblocks-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install codeblocks codeblocks-contrib

Logo de cara já deu meleca ao adicionar o espelho de rede. 






Ai tem o cara mais fdm ainda, ele junta os 3 comandos em um só e pra te foder mais ainda mete a confirmação -y nos comandos, note que esses são os piores, te tiram como idiota e burro que não precisa ler e nem saber de nada que sera feito em seu computador, portanto viu o -y em um comando nunca mais faça nada que essa pessoa te indicar, ele mesmo inconscientemente ou não kkkkk pode te ferrar bonito.

Mas a culpa não é só sua, o próprio desenvolvedor só joga os comandos sem ao menos dar uma breve descrição de cada um, veja abaixo os mesmo comandos com a descrição.

Adicione o repositório PPA do Codeblocks

sudo add-apt-repository ppa:damien-moore/codeblocks-stable

Atualize a lista de pacotes.

sudo apt-get update

Instale o CodeBlocks.

sudo apt-get install codeblocks codeblocks-contrib

Como o erro foi apresentado no primeiro comando ao adicionar o repositório, basta remover a PPA danificada, bastando adicionar o --remove ao comando de adicionar, veja abaixo.

sudo add-apt-repository --remove ppa:damien-moore/codeblocks-stable

Automaticamente o repositório é desativado com o comentário # no inicio da linha do espelho de rede.






Você também pode remover manualmente os repositórios, basta navegar como root até o dir /etc/apt/sources.list.d.

sudo nautilus /etc/apt/sources.list.d

OBS: Muito cuidado ao navegar como root você pode sem querer deletar pastas e arquivos do seu sistema.




Note que na mensagem de erro temos o nome do repositório que você deve deletar, a linha com o erro inicia com o E:






Feita a remoção do repositório basta atualizar a lista de pacotes novamente e o problema estará resolvido.


sudo apt update





Pacotes .deb


Os pacotes .deb podem causar problemas graves se você tentar fazer upgrade de versão de pacotes pedidos como dependência e você de forma alguma deve satisfazer as dependências manualmente para versões mais novas dos programas, isso pode quebrar o seu sistema.

O que mais ocorre é o pacote ter falhas no lintian e a lista de dependências não é instalada automaticamente.






Nesse caso você deve forçar a instalação das dependências, caso não seja possivel a instalação das dependências o pacote sera removido sem causar danos.

use o comando.

sudo apt install -f

Nesse exemplo as dependências serão instaladas




O programa foi instalado.






Mesmo tudo tendo corrido bem note que você deu poderes de root ao programa usando o sudo, nesse caso você assumiu o risco de o programa conter códigos maliciosos e você não saber pois não exerceu a sua liberdade de ler o código, portanto não foi livre mas sim dependente de confiar em desconhecidos, cuidado seu sistema operacional não tem antivírus te monitorando.


Recomendação


Não use pacotes de fora do seu repositório a menos que conheça e confie no desenvolvedor.

Não confie em tudo o que vê publicado em blogs e sites na internet, confie na documentação da sua distribuição.

Pedido de desculpas aos compartilhadores, mas não vejo nenhum de vocês nos fóruns ajudando a resolver as melecas que fazem, mais responsabilidade ao postarem artigos, por gentileza.


Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário