Menu

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Pequeno raiox da sua maquina com o inxi

Montei um pequeno comando para o inxi mostrar informações bem relevantes do seu hardware, confira nessa matéria.











Inxi


Inxi é um script de informações do sistema que pode exibir várias coisas sobre seu hardware e software para os usuários em uma sala de bate-papo ou fórum de suporte do IRC.




Instalação




Para instalar o inxi de o comando abaixo correspondente a sua distribuição em seu terminal .


Para Arch Linux e Manjaro

sudo pacman -S inxi


Para Debian e Ubuntu
sudo apt install inxi


Para Fedora
sudo dnf install inxi


Para openSUSE
sudo zypper install inxi


Apenas o comando inxi mostra só o básico, mas você pode somar valores a ele, para isso basta buscar no manual com o comando abaixo.

man inxi




Eu montei a seguinte sintaxe para obter as informações que eu achei relevantes, mas você pode montar as suas combinações preferidas agora que sabe ver o manual ;)


inxi -SCMmBAGDNsPx -t cm

Descrição:

inxi

-
S --sistema
Mostrar informações do sistema: nome do host, kernel, ambiente de área de trabalho (se no X), distro. Com -xx show dm - ou startx - (mostra apenas se presente e funcionando se fora de X), e se em
X, com -xxx, mostra mais informações do ambiente de trabalho, por ex. barra de tarefas ou painel.





C --CPU
Mostra a saída total da CPU, incluindo a velocidade de clock da CPU e a velocidade máxima da CPU (se disponível). Se houver dados de velocidade máxima, mostra (max) em formatos de saída curtos (inxi, inxi -b) se a velocidade real da CPU corresponde à velocidade máxima da CPU. Se a velocidade máxima da CPU não corresponder à velocidade real da CPU, mostra as informações da velocidade real e máxima. Veja -x para mais opções.
Para determinados processadores (alguns ARM e família AMD Zen) mostra contagem de matrizes de CPU.
Os detalhes para cada CPU incluem uma descrição técnica, e. tipo: MT MCP
* MT - CPU Multi / Hyper Threaded, mais de 1 thread por core (anteriormente HT).
* MCM - Multi Chip Model (mais de 1 dado por CPU).
* MCP - Multi Core Processor (mais de 1 core por CPU).
* SMP - Processamento Multi Simétrico (mais de 1 CPU físico).
* UP - Processador Uni (single core).




M --máquina
Mostrar dados da máquina. Dispositivo, Motherboard, BIOS e, se presente, System Builder (como a Lenovo). Sistemas / kernels mais antigos sem os dados necessários / sys podem usar o dmidecode,
executado como root. Se estiver usando dmidecode, também pode mostrar a revisão do BIOS / UEFI, bem como a versão. --dmidecode força o uso de dados dmidecode em vez de / sys. Também tentará mostrar se o sistema foi inicializado por BIOS, UEFI ou UEFI [Legado], sendo este último o modo de inicialização herdado do BIOS em uma placa-mãe usando UEFI.
A informação do dispositivo requer / sys ou dmidecode. Note que 'other-vm?' é um tipo que significa que geralmente é uma VM, mas inxi não conseguiu detectar qual tipo, ou positivamente firme qual VM é. A identificação da VM primária é feita através do systemd-detect-virt, mas os testes de fallback que também devem suportar alguns BSDs são usados. Menos comumente usado ou mais difícil de detectar VMs podem não ser detectadas corretamente. Se você receber uma saída incorreta, poste um problema e consertaremos isso, se possível.
Devido a dados de fornecedores não confiáveis, o tipo de dispositivo mostrará: desktop, laptop, notebook, servidor, blade, além de algumas coisas obscuras que provavelmente não serão executadas no inxi.


m --memória
Dados de memória (RAM). Não é exibido com -b ou -F, a menos que você use -m explicitamente. Encomendado pelo (s) array (s) de memória do sistema físico da placa de sistema (Array- [number]) e dispositivos de memória (Device- [number]). Os dados da matriz de memória física mostram a capacidade da matriz, o número de dispositivos suportados e as informações de correção de erros. Dispositivos mostra dados do localizador (altamente variável na sintaxe), tamanho, velocidade, tipo (por exemplo: tipo: DDR3).
Nota: -m usa dmidecode, que deve ser executado como root (ou iniciar inxi com sudo), a menos que você descubra como configurar o sudo para permitir que o dmidecode leia / dev / mem como usuário. Rapidez e a largura do barramento não será exibida se Nenhum Módulo Instalado for encontrado em tamanho.
Nota: Se -m for acionado, o relatório total / usado da RAM aparecerá nesta seção, não nos itens -I ou -tm.
Como os dados dmidecode são extremamente não confiáveis, o inxi tentará fazer as melhores suposições. Se você ver (verificar) após o número da capacidade, você deve verificar com as especificações. (est) é um pouco mais confiável, mas você ainda deve verificar as especificações reais antes de comprar RAM. Infelizmente, não há nada que o inxi possa fazer para obter
dados capazes sobre a RAM do sistema; talvez um dia os desenvolvedores do kernel ponham esses dados em / sys, e tornem dados reais, tirados do sistema atual, não dados dmi. Para a maioria das pessoas.
Por exemplo, os dados estarão corretos, mas uma porcentagem significativa de usuários terá um tamanho de módulo máximo errado, se presente, ou capacidade máxima.



B --bateria
Mostrar dados da bateria do sistema (ID-x), carga, condição, além de informações extras (se a bateria estiver presente). Usos / sys ou, para BSDs sem dados da bateria do systctl, dmidecode. dmidecode
não tem muita informação e nenhuma sobre o estado atual da bateria / carga / voltagem. Suporta várias baterias ao usar dados / sys.
Observe que, para a carga, a saída mostra a carga atual, bem como seu valor como uma porcentagem da capacidade disponível, que pode ser menor que a capacidade de projeto original. No exemplo a seguir, a capacidade real atual disponível da bateria é de 22,2 Wh.
cobrar: 20,1 Wh 95,4%
O item de condição mostra a capacidade restante disponível / capacidade de projeto original e, em seguida, esse número como uma porcentagem da capacidade original disponível na bateria.
condição: 22.2 / 36.4 Wh (61%)
Com -x mostra as informações do Device-x anexadas (mouse, teclado, etc.) se elas estiverem alimentadas por bateria.





A --audio
Mostrar informações de placa de áudio / som, incluindo driver.


G --gráficos
Mostrar informações de cartão (ões) gráficas, incluindo detalhes do driver do cartão e do cartão, protocolo de exibição (se disponível), servidor de exibição (fornecedor e número da versão), por exemplo:
Exibição: servidor x11: Xorg 1.15.1
Se o protocolo não for detectado, mostra:
Exibir: servidor: Xorg 1.15.1
Também mostra resolução (ões) de tela, renderizador OpenGL, versão de perfil de núcleo OpenGL / versão OpenGL.
A informação do compositor será mostrada se detectada usando a opção -xx.



D  --disco
Mostrar informações do disco rígido. Mostra o espaço total em disco e a porcentagem usada. A porcentagem de disco usada inclui o espaço usado pela (s) partição (ões) de swap, uma vez que elas não são utilizáveis para armazenamento de dados.
era. Observe que, com discos RAID, a porcentagem estará errada, pois o total é calculado a partir dos tamanhos de disco, mas é calculado a partir de porcentagens usadas da partição montada.
Este pequeno defeito pode ser corrigido no futuro. Além disso, as partições não montadas não são contadas nas porcentagens de uso do disco, pois inxi não tem acesso ao valor usado.
Também mostra informações por disco: ID do disco, tipo (se presente), fornecedor (se detectado), modelo e tamanho. Veja Extra Data Options para mais recursos.



N  --rede
Mostrar as informações da (s) placa (s) da rede, incluindo o driver da placa. Com -x, mostra PCI BusID, número da porta.





s  --sensores
Mostrar saída de sensores se sensores instalados / configurados: Temperaturas da placa-mãe / CPU / GPU; velocidades do ventilador detectadas. Temperatura da GPU quando disponível. Nvidia mostra o número da tela para várias telas. Os sensores IPMI também são usados (raiz necessária), se presente.



P --partições
Mostrar informações básicas da partição. Mostra, se detectado: / /boot /home /opt /tmp /usr/usr/home/var/var/tmp/var/log. Use -p para ver todas as partições montadas.


x --extra 1
Detalhes.



-t cm  - CPU + memória
Com -x, mostra também CPU ou memória para esse processo na mesma linha.

Agora todos os argumentos em um único comando.





inxi -SCMmBAGDNsPx -t cm



Caso queira em um arquivo de texto.



inxi -SCMmBAGDNsPx -t cm > hardware


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!















Um comentário: