Menu

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Instalação do Debian 9 na Vm Gnome Boxes

Se você nunca instalou o Debian e gostaria de testar em uma maquina virtual, confira essa matéria.











Boxes





Qual é a tecnologia utilizada pelo Boxes ?


Boxes usa qemu-kvm, libvirt-glib e spice-gtk para permitir que os usuários gerenciem facilmente máquinas virtuais e se conectem a máquinas remotas.


QEMU com KVMQEMU é um emulador de máquina e um virtualizador. Como um emulador de máquina, ele pode executar sistemas operacionais e programas feitos para uma máquina (por exemplo, uma placa ARM) em uma máquina diferente (por exemplo, seu próprio PC). Como um virtualizador, QEMU atinge perto de desempenho nativo, executando o código convidado diretamente na CPU do host usando o KVM.O KVM (Kernel-based Virtual Machine) é um módulo do kernel do Linux que permite que um programa de espaço do usuário use os recursos de virtualização de hardware de vários processadores.

Libvirt
 Libvirt é um conjunto de ferramentas para manipular (criar, excluir e modificar) e monitorar máquinas virtuais em hosts remotos, com segurança.Libvirt-glib envolve o libvirt para fornecer uma API orientada a objetos de alto nível adequada para aplicações baseadas em glib.
SPICE
 O SPICE, o protocolo simples para ambientes de computação independentes, é um sistema para acessar e controlar desktops remotos em uma rede.O servidor SPICE é uma biblioteca que é executada dentro do binário QEMU. É principalmente responsável pela autenticação de conexões de cliente, retransmissão de saída de gráficos do sistema operacional convidado para o cliente e retransmissão de entrada de usuário (mouse e teclado) de cliente para convidado.Spice-gtk é o cliente SPICE que fornece uma visualização no SO convidado. 
VNCVNC, Virtual Network Computing, usado apenas para exibição remota, é um protocolo bem conhecido, mas bastante limitado e lento.

fonte

Instalação


O Boxes é um aplicativo Gnome, mas você pode instalar em outros ambientes gráficos sem problema algum, para isso basta abrir o terminal e dar o comando abaixo.

Instalação no Debian e Ubuntu



sudo apt install gnome-boxes spice-client-gtk spice-vdagent

Reinicie o computador.



sudo reboot

Mas detalhes sobre o Boxes no link abaixo.

Gnome Boxes, maquina virtual open source, para Debian, Ubuntu e Arch Linux


Debian

Afinal de contas, o que é o Debian?

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian.

Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional incluíndo um kernel e outros softwares.

No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels, principalmente com o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam no topo de um micro kernel (como o Mach), os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU.

Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional são originadas do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres.

Claro que o que todos queremos são aplicativos: programas que nos ajudam a conseguir fazer o que desejamos fazer, desde edição de documentos até a administração de negócios, passando por jogos e desenvolvimento de mais software. O Debian vem com mais de 51000 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina), um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de pacotes em milhares de computadores de maneira tão fácil quanto instalar um único aplicativo. Todos eles são livres.

É mais ou menos como uma torre: Na base dela está o kernel. Sobre ele todas as ferramentas básicas e acima estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — organizando e arrumando cuidadosamente as coisas, de modo que tudo funcione bem enquanto todos esses componentes trabalham em conjunto.


Confira no vídeo abaixo a instalação completa do Debian na VM Boxes.



Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário