Menu

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Modo de vídeo seamless no virtualbox do seu GNU/Linux

Que tal executar aplicativos do VirtualBox diretamente na sua área de trabalho GNU/Linux ? Curtiu a ideia mas achou confusa ? Leia essa matéria e entenda do que se trata.








Modo seamless


Com o recurso "seamless" do VirtualBox, você pode ter as janelas que são exibidas dentro de uma máquina virtual aparecem lado a lado ao lado das janelas do seu host. Este recurso é suportado pelos seguintes sistemas operativos convidados (desde que as Adições de Convidado sejam instalado):

• convidados do Windows (suporte adicionado com o VirtualBox 1.5);

• Clientes Linux ou Solaris suportados executando o X Window System (adicionado com o VirtualBox

Depois que as janelas contínuas são ativadas (veja abaixo), o VirtualBox suprime a exibição do fundo de desktop do seu convidado, permitindo que você execute as janelas do seu operacional convidado perfeitamente ao lado das janelas do seu host:







Para ativar o modo seamless (transparente), depois de iniciar a máquina virtual, pressione a tecla Host Ctrl direito + L Isso aumentará o tamanho da exibição da VM para o tamanho da tela do host e mascarar o plano de fundo do sistema operacional convidado. Para voltar ao exibição de VM "normal" (ou seja, para desativar janelas contínuas), pressione a tecla Ctrl direito + L novamente.


Note que nesse exemplo voltou o desktop do Manjaro com o seu conky.




Exemplo com Windows 7, Paint e Internet Explorer rodando no desktop do meu Debian KDE Plasma hehehehe.




Veja no vídeo o funcionamento.






Usando o modo seamless do VirtualBox



Para usar o modo seamless você obrigatoriamente precisa dos itens abaixo.

###  Processador com suporte a virtualização por hardware, o que pode ser checado com o comando abaixo no terminal e obter o resultado "Virtualização:              VT-x"
.
lscpu | grep Virt






### Ter instalado o "Adicionais para convidado" no sistema instalado no VirtualBox, para isso confira a matéria abaixo da sua distribuição.

Instalar os Adicionais para convidado no VirtualBox para Arch Linux


Instalar os Adicionais para convidado no VirtualBox,Debian e Ubuntu


Aceleração gráfica para Ubuntu 18.04 no VirtualBox


Instalar os Adicionais para convidado no VirtualBox para Fedora 26



Para outras distribuições consulte a sua documentação.


Ativando o modo seamless



Você pode fazer manualmente indo ao menu "Visualizar > marque Modo Seamless"




Ou pode fazer por atalho de teclado, pressione a tecla Host Ctrl direito + L Isso aumentará o tamanho da exibição da VM para o tamanho da tela do host e mascarar o plano de fundo do sistema operacional convidado. Para voltar ao exibição de VM "normal" (ou seja, para desativar janelas contínuas), pressione a tecla Ctrl direito + L novamente.


Ai está.




Veja que efeito legal configurar para ocultar a barra de tarefas do Windows, da a impressão que o Paint esta rodando nativamente no Debian heheheh






Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário