Menu

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Obter informações do seu Linux e da sua Distribuição de pacotes.

O iniciante quando é indagado sobre qual o seu Linux, qual a sua distribuição, pode não saber responder, se esse é o seu caso confira essa matéria.







Linux


O Linux é só o seu kernel, chamado por muitos como o núcleo do sistema, só de nada serve.

Definição




Em computação, o núcleo ou cerne (em inglês: kernel) é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).[1] Geralmente como um componente básico do sistema operativo, um núcleo pode oferecer a camada de abstração de nível mais baixo para os recursos (especialmente processadores e dispositivos de entrada/saída) que softwares aplicativos devem controlar para realizar sua função. Ele tipicamente torna estas facilidades disponíveis para os processos de aplicativos através de mecanismos de comunicação entre processos e chamadas de sistema.

Tarefas de sistemas operativos são feitas de maneiras diferentes por núcleos diferentes, dependendo do seu desenho e abordagem. Enquanto núcleos monolíticos tentam alcançar seus objetivos executando todos os códigos de sistema no mesmo espaço de endereçamento para aumentar a performance do sistema, micronúcleos executam a maioria dos serviços do sistema no espaço de usuário como servidores, buscando melhorar a manutenção e a modularidade do sistema operativo.



Informações


Para obter informações do seu Linux você pode usar o comando uname.


-a, --all
imprime todas as informações, na seguinte ordem, exceto omitir -p e -i se desconhecido:

uname -a





-s, --kernel-name
imprima o nome do kernel

uname -s




-n, --nodename
imprimir o nome do host 

uname -n






-r, --kernel-release
imprimir a release do kernel

uname -r



-v, --kernel-version
imprimir a distribuição,a versão do kernel e a data de instalação do kernel

uname -v



-m, --machine
imprimir o nome do hardware da máquina

uname -m





-o, --operating-system
imprimir o sistema operacional

uname -o




Fonte man uname

Distribuição



Uma distribuição Linux (informalmente abreviada de distro) é um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) criado a partir de uma coleção de software, com o uso do núcleo Linux, um sistema gestor de pacotes, e um repositório de programas. Na maioria das distribuições Linux, a maior parte do software disponível em seus repositórios é livre e de código aberto, estando disponíveis na forma de pacotes previamente compilados (binários), e em código-fonte. Na maior parte dos casos, as distribuições Linux utilizam bibliotecas e utilidades criadas pela GNU. Há distribuições Linux para uma variedade de casos de uso, desde sistemas embarcados (como o DD-WRT para roteadores), computadores pessoais (como o Linux Mint, por exemplo), para supercomputadores, como o Scientific Linux, utilizado pela Fermi National Accelerator Laboratory.

Em uma distribuição Linux para computadores pessoais, além dos programas já mencionados, também incluem um sistema de janelas, um gerenciador de janelas e um ambiente de desktop. Também é comum a inclusão de certos softwares proprietários que não estejam disponíveis em código-fonte, como drivers de dispositivos.[1]

Uma distribuição Linux pode ser obtida on-line, disponíveis na forma de instaladores (como o Ubiquity e o Anaconda) que podem ser gravados em DVDs e pen drives, ou utilizadas para serem gravadas em servidores. Os instaladores e os repositórios de software estão distribuídos em servidores ao redor do mundo.[2]

Quase 600 distribuições Linux existem, e a maioria está em desenvolvimento ativo.[3] Por causa da grande disponibilidade de software, as distribuições se diferem em seu foco de usuários, que podem ser computadores pessoais e servidores, ou netbooks e celulares e tablets. Existem distribuições com o suporte de companhias, como o Fedora Linux pela Red Hat, o openSUSE pela SUSE e o Ubuntu pela Canonical, e distribuições completamente suportadas por suas comunidades, como o Arch Linux, o Debian, o Gentoo, e o Slackware Linux.



Para obter informações do seu Linux você pode usar o comando lsb_release.


-i, --idExibe o ID do distribuidor.

lsb_release -i




-d, --descriptionExibe uma descrição da distribuição atualmente instalada.

lsb_release -d





-r, --releaseExibe o número da versão da distribuição atualmente instalada.

lsb_release -r




-c, --codenameExibe o nome do código da distribuição atualmente instalada.


lsb_release -c




-a, --allExibe todas as informações acima.

lsb_release -a



Fonte man lsb_release




Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário