sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Gnome Boxes, maquina virtual open source, para Debian, Ubuntu e Arch Linux

GNOME Boxes é um cliente de área de trabalho para ver ou usar máquinas virtuais locais, máquinas físicas remotas ou máquinas virtuais remotas.
Boxes é propositalmente simples e fácil de usar.
Virtualização de Hardware é necessária para usar máquinas virtuais locais.




Já fazia um tempo que eu não testava esse aplicativo, da ultima vez que testei já tem uns anos e achei muito bugado, mas ao testar novamente fiquei surpreso com as melhorias, o melhor é open source, uma boa vantagem sobre as demais maquinas virtuais, VirtualBox e Vmware que são amplamente utilizados.

Qual é a tecnologia utilizada pelo Boxes ?


Boxes usa qemu-kvm, libvirt-glib e spice-gtk para permitir que os usuários gerenciem facilmente máquinas virtuais e se conectem a máquinas remotas.


QEMU com KVMQEMU é um emulador de máquina e um virtualizador. Como um emulador de máquina, ele pode executar sistemas operacionais e programas feitos para uma máquina (por exemplo, uma placa ARM) em uma máquina diferente (por exemplo, seu próprio PC). Como um virtualizador, QEMU atinge perto de desempenho nativo, executando o código convidado diretamente na CPU do host usando o KVM.O KVM (Kernel-based Virtual Machine) é um módulo do kernel do Linux que permite que um programa de espaço do usuário use os recursos de virtualização de hardware de vários processadores.

Libvirt
 Libvirt é um conjunto de ferramentas para manipular (criar, excluir e modificar) e monitorar máquinas virtuais em hosts remotos, com segurança.Libvirt-glib envolve o libvirt para fornecer uma API orientada a objetos de alto nível adequada para aplicações baseadas em glib.
SPICE
 O SPICE, o protocolo simples para ambientes de computação independentes, é um sistema para acessar e controlar desktops remotos em uma rede.O servidor SPICE é uma biblioteca que é executada dentro do binário QEMU. É principalmente responsável pela autenticação de conexões de cliente, retransmissão de saída de gráficos do sistema operacional convidado para o cliente e retransmissão de entrada de usuário (mouse e teclado) de cliente para convidado.Spice-gtk é o cliente SPICE que fornece uma visualização no SO convidado. 
VNCVNC, Virtual Network Computing, usado apenas para exibição remota, é um protocolo bem conhecido, mas bastante limitado e lento.

fonte

Instalação


O Boxes é um aplicativo Gnome, mas você pode instalar em outros ambientes gráficos sem problema algum, para isso basta abrir o terminal e dar o comando abaixo.

Instalação no Debian e Ubuntu


sudo apt install gnome-boxes


Instalação no Arch Linux

su
pacman -S gnome-boxes

Conhecendo um pouco o programa


Tela inicial.




Criando uma maquina virtual


Para criar uma maquina virtual click em "Novo" e em seguida click em "Selecione um arquivo", você deve selecionar um arquivo .iso de algum sistema operacional.



Eu optei pelo Lubuntu.




Você pode fazer ajustes de tamanho do disco virtual e da quantidade de memória ram compartilhada com a maquina virtual, clicando em Personalizar.




Com tudo ok click em "Criar"




Iniciando um sistema live


A maquina dando o boot.




Sistema live carregado, em tela cheia, gráficos mais do que bons, leve ... sem precisar de adicionais para convidados e tudo mais que as proprietárias exigem.



Consumo do sistema virtualizado bem baixo.




Sistema instalado na VM.


Primeira maquina virtual criada com a maior facilidade.




Sistema rodando perfeito.




Internet funcionando ok.




Configurações

Atalhos de teclado.




Combinações de teclas




Propriedades

Geral

Aqui vemos uma dica, o Spice , uma especie de adicionais para convidados.

Para instalar as funcionalidades do Spice, instale os pacotes abaixo em sua distribuição.

spice-client-gtk 

spice-vdagent




Sistema




Dispositivos



Nessa guia você habilita dispositivos, como por exemplo:

Pendrive



Impressoras



e outros.

Captura

Usado para salvar o estado atual da maquina, para uso posterior sem perdas.


Ajuda


Agora é com vocês, usem a ajuda para aprimorar o uso do Boxes.




Uma excelente opção aberta de maquina virtual, simples e objetiva, considero o ideal ao iniciante e para quem só quer testar uma nova distribuição.
Não testei para tarefas mais avançadas, testes de rede, servidores, mas acredito que também deva satisfazer.
Mas o Boxes é bem limitado quanto a opções gráficas de configurações comparado as VMs proprietárias, tirando isso é uma excelente opção de VM.

Opinião pessoal, gostei de mais :)

Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário