terça-feira, 22 de novembro de 2016

LinSSID, analise de sinal wifi, para Debian e Ubuntu

Que tal poder analisar os sinais wifi que chegam ao seu computador e, com isso poder até configurar seu modem/roteador de forma a não sofrer interferências dos demais das proximidades ? Gostou ? Então leia essa matéria.






  
LinSSID é um programa gráfico que exibe graficamente sinais de rede sem fio que chegam ao seu computador.
Uma tabela é exibida com vários parâmetros, como endereço MAC, canal,
E intensidade do sinal. Os gráficos também são exibidos com a intensidade do sinal
LinSSID é graficamente e funcionalmente semelhante ao inSSIDer (para Microsoft Windows) e Wifi Analyzer (para Android).


Para instalar, abra o terminal e de o comando abaixo.


sudo apt install linssid

Feita a instalação o programa se encontra no menu internet.
Como pode ver na imagem abaixo, ele mostra varias informações das redes sem fio da sua região, o que pode te ajudar a configurar melhor o seu modem/roteador para receber menos interferência dos equipamentos de seus vizinhos.





Na imagem abaixo vemos o gráfico dos canais em 2.4 GHz, esse gráfico pode revelar o porque a sua conexão wifi está apresentando lentidão ou instabilidade, isso se deve ao simples fato de interferência das redes dos seus vizinhos.






O seu modem/roteador geralmente é configurado para automaticamente escolher um canal de transmissão, teoricamente o melhor, mas geralmente isso não ocorre e você acaba tendo problemas de conexão, um exemplo disso é "ontem estava tão boa a internet e hoje está uma porcaria" , isso pode ser gerado pela troca automática do canal usado e a adoção de um canal que sofre interferência dos equipamentos dos vizinhos, diminuindo assim a qualidade do sinal recebido pelo seu computador.
Para melhorar isso você deve entrar nas configurações do seu modem/roteador pelo seu navegador de internet, na maioria dos casos basta usar o endereço abaixo, digitar nome de user e senha (geralmente as operadoras deixam esses valores os padrões de fabrica, caso não saiba consulte o manual do fabricante, ele informa )

http://192.168.0.1

Navegue até a guia Wireless.
Note que no exemplo o "Control Channel" está configurado para "Auto".





Para melhorar o sinal entre seu modem/roteador e seu computador, você deve analisar o gráfico do LinSSID na guia " 2,4 GHz Channels " e procurar canais que não estão sendo usados ou que sejam pouco usados.




Agora que já tem uma lista dos melhores canais, vá ao seu modem/roteador e especifique um canal em "Control Channel", nesse exemplo optei pelo canal 4, feita a alteração desconecte seu computador e conecte novamente e veja se sua conexão melhorou, caso deseje você pode fazer testes com vários canais até encontrar o melhor.




Para mais detalhes do uso do LinSSID consulte a sua documentação. 

Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!





Um comentário: