As impressoras epson são as mais usadas por quem usa Bulk Ink,mas elas tem um defeito chato,o entupimento da cabeça de impressão.
Navegando na net achei esse tutorial perfeito de detalhes fantásticos feito pela inkmixx e estou trazendo para vocês.
Todos os créditos desse tutorial são da Inkmixx.
Testado e aprovado por mim.
Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções.
As falhas de impressão nas impressoras Epson são frequentemente associadas a entupimentos nos micro orifícios dos cabeçotes de impressão, mas nem sempre eles estão obstruídos.
Estas falhas podem ser causadas por diversos motivos. Vamos enumerar várias destas possibilidades em particular associadas ao uso do sistema de alimentação contínuo de tintas (Bulk Ink), que é o nosso caso, uma vez que com a utilização de cartuchos originais estas falhas de impressão são quase que inexistentes.
Vamos relacionar abaixo as hipóteses relacionadas as falhas de impressão e depois apresentar as soluções:
1) Ausência de tintas nos cartuchos
2) Respiro dos reservatórios de tintas tampados
3) Regulador de pressão desbalanceado
4) Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta
5) Tintas de má qualidade
6) Mangueiras estranguladas
7) Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta
8) Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão
9) Desvio de Jatos
10) Impressão de grandes volumes em baixa resolução
11) Falha transversal no sentido da impressão
12) Defeito na bomba peristáltica
13) Cartucho com defeito
14) Micro Bolhas de Ar
15) Defeito na Cabeça de impressão
13) Cartucho com defeito
14) Micro Bolhas de Ar
15) Defeito na Cabeça de impressão
Uma breve explicação sobre o funcionamento e limpeza das cabeças de impressão Epson se faz
necessário para melhor entendimento do processo.
As cabeças Epson utilizam o processo de injeção de
tintas por atuadores Piezelétrico. Os piezoeletricos são micro palhetas que
vibram em freqüências altíssimas e assim “empurram” as tintas pelos bicos
injetores (veja vídeo). Para limpeza das
cabeças a própria impressora já vem dotada de com uma bomba peristáltica de
alto poder de sucção, que tem a função de “puxar” a tinta dos cartuchos
enchendo todos os canais internos da cabeça de impressão eliminado o ar e as
micro bolhas que por ventura estão impedindo a tinta de fluir pelos capilares
(micro dutos) de 70 micros de espessura. Este processo de “limpeza das cabeças”
será utilizado por nós inúmeras vezes acessado diretamente pelo driver de
impressão ou pelo botão da 'gotinha' no painel da impressora.
Para executar a LIMPESA DAS CABEÇAS pelo driver de impressão, acesse no menu:
<arquivo> <imprimir> <propriedades>
<Manutenção> <Limpeza das Cabeças (H)>
<Limpar>
Entre cada processo de Limpeza efetue uma verificação de jatos
NÃO EFETUE MAIS QUE 5 LIMPEZAS CONSECUTIVAS SE AS FALHAS PERSISTEM PROCURE IDENTIFICAR O MOTIVO PASSO A PASSO
1)
Ausência de tintas nos cartuchos:
pode acontecer depois
de muito uso que o nível de tinta dos cartuchos (B) diminua ou até acabe
totalmente, então é necessário checar o nível dos cartuchos. Caso o nível
esteja baixo ou o cartucho vázio, retire o tampão de borracha do cartucho (A) e
encaixe o bico de uma seringa e sugue lentamente afim de encher este
cartucho de tinta. (J) Folha em branco.
2)
Respiro dos reservatórios de tintas tampados:
os reservatórios têm duas aberturas superiores: o de maior diâmetro (F) é para ser usado no reabastecimento e deve
sempre ser mantido tampado; o de menor diâmetro (E) é o do respiro do conteiner de regulagem de pressão (G) e deve estar sempre aberto. Somente feche o respiro em caso de transporte para evitar vazamento. (J) Folha em branco.
3) Regulador de pressão desbalanceado:
3) Regulador de pressão desbalanceado:
o reservatório de
tinta tem dois containers; o maior onde fica armazenado a tinta (H) e o menor que
funciona como um regular de pressão (G). Este reservatório menor do respiro (G) é um
sistema similar aos bebedores de água de pássaros, a tinta passa do conteiner
maior para o do respiro a medida que a impressora consome a tinta, mantendo a
pressão regulada. O balanceamento de pressão é muito importante para que não ocorram
falhas de impressão. Não deixe destampado o container (F) pois o nível vai igualar e o regulador (G) passa a ser ineficiente. (J) Imagem apresenta riscos (falhas) no sentido do deslocamento da cabeça de impressão.
4) Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta:
4) Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta:
os cartuchos originais são dotados de uma válvula de controle e tintas
extremamente bem projetada e construída (veja vídeo).
É um sistema de membrana e mola que permite a passagem da tinta quando
os atuadores piezelétricos começam a
injetar as tintas e assim que a impressão termina esta válvula se fecha
impedido que a tinta desça para a cabeça de impressão pela ação da
gravidade.
No caso os cartuchos usados no sistema contínuo não possuem esta válvula
de
membrana, então outro recurso foi usado para o controle da pressão. O
principio é o controle sobre a coluna de tinta e a pressão que esta faz
sobre a cabeça de impressão. É muito simples; manter o nível da tinta dos
reservatórios ligeiramente abaixo da cabeça de impressão, assim a pressão da
coluna de tinta sobre a cabeça e impressão é levemente negativa, ou seja a
tinta tende a voltar quando não está imprimindo, não tendo o risco da tinta
descer para as cabeças de impressão acarretando vazamentos pela cabeça e também
falhas de impressão por "afogamento". Os atuadores piezoeletricos tem força
para sugar a tinta, mas caso o nível de tinta dos reservatórios estar muito
abaixo do nível da cabeça as cabeças os atuadores não terão força suficiente
para puxar a tinta, também causando falhas de impressão. No
caso de pressão positiva a tinta é "empurrada" para as cabeças e ocorre
um “afogamento”. (J) Na folha de impressão apresentam manchas grandes
de tintas.
Se o reservatório estiver muito baixo em relação a cabeça de impressão ocorre o efeito contrário, ou seja, pressão negativa e neste caso as cabeças de impressão não tem “força” para puxar a tinta.
Se o reservatório estiver muito baixo em relação a cabeça de impressão ocorre o efeito contrário, ou seja, pressão negativa e neste caso as cabeças de impressão não tem “força” para puxar a tinta.
5)
Tintas de má qualidade:
as tintas são soluções basicamente compostas por: água, solventes, glicois,
corante. São inúmeros os fabricantes e procedências e ai que está um dos pontos
mais importantes, se não o mais importante nas recargas em geral. Uma tinta de
boa qualidade tem que ter ser produzida com: água deionizada, corantes
desalinizados, viscosidade e PH controlados, além de padronização nas cores e
química fina. Muito o que se vê no mercado não obedece com rigor as normas e
padrões necessários para um produto de qualidade e isso se traduz em tintas de
baixo preço que sempre tem como conseqüência damos irreparáveis nos cabeçotes. Em
exemplo simples de mal funcionamento relacionado as tintas é uma propriedade
dos líquidos chamado tensão superficial.
As cabeças Epson tem capilares extremamente finos e as tintas só fluem por
estes capilares se a tensão superficial estiver no padrão ideal. Outra
característica fácil de identificar se a tinta é de boa qualidade é observar se
as mangueiras estão transparentes como novas após longo uso, se as tintas
mancha as mangueiras é por que foi usado solventes inapropriados e se corroeu o
plástico imagina o que faz nas cabeças de impressão. Então, já sabe, use
somente tintas de boa procedência.
6)
Mangueiras estranguladas:
caso um ou mais tubinhos da mangueira de
fita estiver com algum estrangulamento as tintas ficam impedidas de fluir,
neste caso siga a mangueira por toda extensão até encontrar algum destes pontos
de estrangulamento e corrija a posição da mesma para que a tinta possa fluir
corretamente.
7) Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo
ressecamento de tinta:
este ressecamente ocorre externamente e na parte inferior da cabeça
de impressão e tem basicamente 2 motivos: longo período tempo sem ligar a
impressora e acúmulo de resíduos por excesso de uso. Para eliminar este acumulo
de resíduos é necessário colocar sobre a cabeça um feltro (que não solte
fiapos) embebido em uma solução de limpeza por no mínimo 2 horas. O local para
posicionar este feltro é na posição de descanso do cabeçote, no canto direito
da impressora. Com a impressora desligada afaste o carro de impressão e acomode
o feltro embebido com solução de limpeza na ´almofada´ de descanso do carro de
impressão, desloque o carro para o canto direito novamente com o carro sobre o
feltro. Deixe de 'molho' por 30 minutos, retire o feltro e processada com a limpeza de cabeça pelo drive de impressão.
8)
Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão:
a obstrução efetiva
da cabeça não ocorre normalmente, pois a própria cabeça tem um filtro
extremamente fino com a finalidade de reter as impurezas antes que elas cheguem
nos micro dutos e orifício de saída do jato. E também não é fácil de
desentupir. O ideal é recorrer a um técnico especializado, que irá retirar a
cabeça e aplicar uma limpeza em numa bandeja de ultrasom. Mas vamos aqui dar as
dicas de primeiros socorros.
Será
necessário:
- uma seringa com mangueira de silicone (B) da marca Dubro (usado em combustível de aeromodelos) - fundamental o uso desta mangueira de silicone, pois ela veda perfeitamente no pino (A) de entrada da tinta.
- liquido de limpeza (utilize Veja Multiuso) - Nunca use qualquer tipo de álcool ou solvente - isso vai ressecar os resíduos de tinta na cabeça e danificar permanentemente a cabeça de impressão.
Retire os cartuchos e encaixe a mangueira de silicone (B), no pino de entrada de tinta (A), com o cuidado de estar bem vedado e injete 20 ml de liquido de limpeza lentamente, em seguida ainda com a mangueira plugada no pino faça o movimento contrário sugando e deixando a cabeça livre de qualquer liquido. Repita o processo em todas as cores.
O procedimento acima foi adquirido em anos de experiencia com
impressoras com Buk Ink, e por mais estranho que pareça o melhor
liquido de limpeza é mesmo o Veja Multiuso.
em alguns casos vemos falhas de
impressão (J) que parecem falhas por entupimento de jato, mas quando
fazemos a verificação de jatos vemos que nenhum jatos esta obstruído.
Observamos que a "escada" que representa a sequencia dos jatos os
"degraus" estão desalinhados, chamamos este desalinhamento de desvio de
jatos. Este desvio é característico em tintas não apropriadas ou sujeira
encrustadas na parte externa da cabeça de impressão. É aconselhado
neste caso injetar liquido de limpeza e efetuando a limpeza externa da
cabeça como descrito no item 8, ou colocar uma almofada em embebida
com liquido de limpeza sob a cabeça de impressão quando esta estiver
estacionada.
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desvio de jato no magenta muito característico no magenta quando a tinta é de baixa qualidade |
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desvio de jato no magenta - impressão chapada |
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desvio de jato no ciano |
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desvio de jato no preto |
10)
Impressão de grandes volumes em baixa resolução:
ao imprimir grandes
volumes em baixa resolução um grande fluxo de tintas passa pelo cabeça de
impressão e uma grande vazão também pode causar interrupção e falhas de
impressão. Nesta caso você deve fazer a limpeza das cabeças usando o driver de
impressão e em seguida retornar a imprimir em velocidade mais baixa. Para imprimir grandes volumes use sempre o modo fotográfico.
11) Falha transversal no sentido da impressão:
este tipo de falha no sentido transversal ao do movimento da cabeça de impressão é muito raro, mas pode acontecer. Esta relacionado com algum defeito ou sujeira na fita do encoder (I), que fica situado logo atrás do carro de impressão. Para solucionar use um pano com um pouco de detergente diluído e com muito cuidado limpe a fita. (J) Folha de impressão com falha transversal está alinhada com sujeira que obstrui a leitura do encoder pelo sensor do carro de impressão.
12) Defeito na bomba peristáltica:
ao executar o processo de limpeza das cabeças uma bomba de alto poder de sucção suga a tinta para cabeça de impressão com o intuito de retirar as micro bolhas de ar dos dutos, enchendo-os de tintas. Se a bomba estiver com algum defeito o processo de limpeza não se processa de modo efetivo. Caso seu bulk ink estiver o frasco externo ,coletor de resíduos, basta observar se a tinta esta sendo lançada em grande volume. Observe também se a nenhuma mangueira do coletor de resíduos não esta estrangulada. No caso da tinta não estar saindo pelo dreno quando você efetua a limpeza, sua impressora deve ser encaminhada para um tecnico especializado para reparo da bomba.
13) Defeito no cartucho do Bulk Ink:
Uma outra possibilidade de impedimento da impressão (J) está no fato do cartucho do bulk ink (B) estar com algum defeito. No interior deste cartucho existem válvulas de membrana que em caso defeito não permite que a tinta flua para a cabeça de impressão. Para verificar, encaixe uma seringa no cartucho e sugue e caso haja uma pressão contraria será necessário a substituição do cartucho.
15) Defeito na cabeça de impressão:
PADRÃO IDEAL DE INSTALAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO
11) Falha transversal no sentido da impressão:
este tipo de falha no sentido transversal ao do movimento da cabeça de impressão é muito raro, mas pode acontecer. Esta relacionado com algum defeito ou sujeira na fita do encoder (I), que fica situado logo atrás do carro de impressão. Para solucionar use um pano com um pouco de detergente diluído e com muito cuidado limpe a fita. (J) Folha de impressão com falha transversal está alinhada com sujeira que obstrui a leitura do encoder pelo sensor do carro de impressão.
12) Defeito na bomba peristáltica:
ao executar o processo de limpeza das cabeças uma bomba de alto poder de sucção suga a tinta para cabeça de impressão com o intuito de retirar as micro bolhas de ar dos dutos, enchendo-os de tintas. Se a bomba estiver com algum defeito o processo de limpeza não se processa de modo efetivo. Caso seu bulk ink estiver o frasco externo ,coletor de resíduos, basta observar se a tinta esta sendo lançada em grande volume. Observe também se a nenhuma mangueira do coletor de resíduos não esta estrangulada. No caso da tinta não estar saindo pelo dreno quando você efetua a limpeza, sua impressora deve ser encaminhada para um tecnico especializado para reparo da bomba.
13) Defeito no cartucho do Bulk Ink:
Uma outra possibilidade de impedimento da impressão (J) está no fato do cartucho do bulk ink (B) estar com algum defeito. No interior deste cartucho existem válvulas de membrana que em caso defeito não permite que a tinta flua para a cabeça de impressão. Para verificar, encaixe uma seringa no cartucho e sugue e caso haja uma pressão contraria será necessário a substituição do cartucho.
14) Micro Bolhas de Ar na cabeça de impressão:
O video
abaixo demostra como as micro bolhas de ar promovem as falhas de
impressão. Estas bolhas ar aparecem quando na instalação do bulk uma
grande movimentação se dá pela sucção da tinta para encher os cartuchos.
Para resolver basta aplicar a limpeza de cabeças e impressões
sucessivas, mas mesmo assim se persistirem as falhas será necessário
deixar a impressora 'descansar' por 12 horas, de modo que as micro
bolhas dispersem naturalmente.
na
impressão abaixo vemos a invasão de tinta entre os dutos internos da
cabeça de impressão. Observe que no incio da impressão uma grande
quantidade de tinta preta esta presente na cor amarela, que tende a sair
pós imprimir ou fazer a limpeza das cabeças, isso significa que a
cabeça de impressão condenada.
PADRÃO IDEAL DE INSTALAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO
- cartucho cheio (B)
- tampão do cartucho vedado (A)
- respiro aberto (E)
- mantenha reservatório principal tampado (F)
- container do respiro sem tinta nivelado no fundo (G)
- base dos reservatórios posicionados ligeiramente abaixo da cabeça de impressão
- mangueiras bem instaladas
- utilize somente tintas de alta qualidade e procedência
- não utilize a impressora além dos limites estabelecidos pelo fabricante
- mantenha a impressora livre poeira
BULK INK É UM SISTEMA DE RECARGA CONTÍNUO DE CARTUCHOS
QUE TEM COMO FINALIDADE OFERECER ALTERNATIVAS DE UTILIZAÇÃO DAS
IMPRESSORAS, PROMOVER REDUÇÃO DE CUSTOS DE IMPRESSÃO
E DIMINUIR A POLUIÇÃO CAUSADA NO DESCARTE DOS CARTUCHOS.
Click aqui para ver a descrição do Bulk Ink segundo o Wikipedia
Click aqui para ver a descrição do Bulk Ink segundo o Wikipedia
